TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INDIVIDUAL AVALIATIVO: GESTÃO FINANCEIRA EM TEMPOS DE CRISE.

Por:   •  21/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO INDIVIDUAL AVALIATIVO: GESTÃO FINANCEIRA EM TEMPOS DE CRISE.

[pic 1]

ALUNO: MATHEUS ANDRADE MARQUES DE CASTRO

MATRÍCULA: 20141102187

INTRODUÇÃO

        Em tempos  de crise,  a gestão financeira se faz ainda mais importante entre as funções administrativas de uma empresa, pois é responsável por planejar e controlar o uso dos recursos da organização e tem influência direta em todos os setores da empresa, pois o funcionamento de cada um deles depende do orçamento. E apenas com a aplicação correta desses recursos que as atividades conseguem gerar lucro para a empresa.

        Além disso, a gestão financeira exerce papéis de extrema importância para uma organização, como por exemplo: Planejamento e análise financeira, Aplicação dos recursos financeiros, Controle sobre contas a receber e pagar, Análise de crédito e cobrança, Administração de fluxo de caixa, etc.

DESENVOLVIMENTO

        Um bom gestor, deve tomar algumas medidas a fim de minimizar o impacto da crise na sua empresa, abaixo analisaremos algumas ferramentes e ações que auxiliam o trabalho do gestor.

No momento que vivemos, antes de tudo, a primeira ação que devemos tomar é Planejar: projetar as receitas e despesas que teremos nos próximos meses, com o intuito de termos uma projeção realista do que será gasto para manter a empresa funcionando. Nessa projeção, devemos separar os custos variáveis dos custos fixos, como aluguel e salários, para estabelecer metas e se manter no azul e também devemos tentar reduzir esses custos, como renegociando aluguel, economizando com a energia, etc.

Em relação as vendas, medidas podem ser tomadas, como por exemplo, abrir ou aumentar as vendas online. Pode-se investir na criação de um site (se estiver com dinheiro “sobrando” em caixa), ou na divulgação do seu serviço/produto no instagram e atender clientes através do whatsapp. Promoções podem ser feitas pelas plataformas virtuais, com o intuito de girar o estoque e também de movimentar a organização e divulga-la. Diversificar produtos também pode ser inteligente, pois dessa forma temos a chance de expandir as vendas.

Em relação aos clientes, devemos manter o contato com eles, através de redes sociais e se possível prestar o serviço ou venda online. Criar estratégias de fidelização para garantir a frequência da aquisição de produtos ou serviços também é de suma importância.

CONCLUSÃO

        É importante que todas as projeções da empresa sejam feitas de acordo com a realidade, e que ferramentas como balanço patrimonial, controle de custos, demonstração do resultado de exercício (DRE), fluxo de caixa, sistema de cobrança, etc, sejam utilizadas a fim de trazer confiança e praticidade aos resultados analisados pela gestão.

Podemos concluir que a gestão financeira está presente em todos os setores da organização, e é fundamental para o funcionamento da empresa. E tomando as medidas corretas e necessárias, podemos diminuir o impacto da crise nos negócios e até aprender e evoluir com esse momento difícil.

BIBLIOGRAFIA:

https://administradores.com.br/

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Busca?q=gest%C3%A3o%20financeira

https://www.jornalcontabil.com.br/qual-e-a-importancia-da-gestao-financeira-para-uma-empresa/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (232.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com