TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da liderança na corporação

Por:   •  25/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.068 Palavras (13 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA

CURSO ADMINISTRAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DE UMA LIDERANÇA NA EMPRESA

                                                                                                               

RIO DE JANEIRO.

CURSO BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

Artigo apresentado

como requisito para aprovação em A2 na disciplina Práticas Investigativa da ADN III da UCB.

Professor Orientador: Daniel Gonçalves

RIO DE JANEIRO.

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO        

1.1.  DEFINIÇÂO DO PROBLEMA        

1.2.  HIPÓTESES        

1.3. DELIMITAÇÃO DO TEMA        

1.4. OBJETIVOS        

1.4.1  Objetivo geral:        

1.4.2 Objetivos Específicos:        

Definir conceito de motivação.        

Destacar a importância da motivação e da liderança  no ambiente organizacional e seus aspectos principais.        

1.5. JUSTIFICATIVAS        

1.6.  METODOLOGIA        

2 – LIDERANÇA MOTIVACIONAL        

2.1 ELEMENTOS MOTIVADORES        

4 – REFERENCIAL BIBLIOGRAFICO        

A IMPORTÂNCIA DE UMA LIDERANÇA NA EMPRESA

1 – INTRODUÇÃO

A intenção do presente trabalho é de ampliar a percepção e a consciência de líderes e gestores no que tange ao papel da liderança, frente aos tempos em que, a única certeza, são as mudanças. Fato que todas as empresas buscam um diferencial que as identifique e as distinga das demais. E, para Botelho (1995), este diferencial necessário e indispensável para o futuro de cada  uma é a inteligência existente dentro da própria empresa, qual seja, o capital humano.                      

            Ora, sabemos que não há que se falar em capital intelectual sem trazer à tona, o contexto da liderança que, por si só, também já nos remete aos princípios das teorias motivacionais. Cada vez mais as organizações vêm exigindo novas qualidades do trabalhador. Esse homem, considerado como polivalente, além da complexa tarefa de simplesmente viver bem, também tem que enfrentar a necessidade insaciável de acompanhar os avanços tecnológicos e o imenso desafio de manter se atualizado perante o incalculável volume de informações. Nesse sentido, a figura do líder, existente desde o início das civilizações, passou a ser uma competência cada vez mais exigida dos profissionais pelas empresas. Sendo assim, apresentaremos a presente monografia da seguinte forma. A saber:   No primeiro capítulo, abordaremos a questão histórica da liderança, os desafios da liderança diante das exigências dos novos tempos, além da necessidade de mudança de alguns paradigmas para que as empresas se tornem competitivas e atuais. Ainda no primeiro capítulo, traremos à tona os diferentes estilos de liderança e os principais aspectos conceituais na ótica de diferentes autores. Os segundos capítulos apresentarão os principais conceitos relacionados à motivação nas organizações, pois conforme exposto acima, não há que se falar em liderança, sem a Motivação.                                                

          Organizacional, uma vez que se trata de um processo cíclico, ou seja, que interage diuturnamente no ambiente organizacional. Além disso, traremos também a famosa pirâmide de Maslow, com as definições de cada grupo de necessidades e os fatores higiênicos definidos por Herzeberg.

1.1.  DEFINIÇÂO DO PROBLEMA

Hoje para se tornar um líder tem que ter sabedoria e vocação para saber liderar uma equipe, um dos principais problemas é um líder se comportar como um colega, dois sentimentos distintos podem surgir quando se alcança um posto de liderança: arrogância ou condescência. O medo de perder a amizade daqueles que, até então, eram seus pares é o que mais acontece dentro da empresa. O receio faz com eles deixem de fazer cobranças mais pontuais para tentar ser visto como colegas. Como se impor diante dos colegas?

O líder é responsável por explicar a seus subordinados se o trabalho deles está de acordo com o que a empresa espera, se eles estão indo na direção certa. Ao cumprir mal essa tarefa, ele pode prejudicar o seu próprio desempenho e de sua equipe?

As obrigações de um líder são difíceis, e para isso eles tem que saber delegar sua equipe. A dificuldade de distribuir tarefas é erro comum entre os lideres que não sabem delegar, com isso, eles acabam fazendo o trabalho de sua equipe, podendo gerar aborrecimento com os seus superiores?

1.2.  HIPÓTESES

         Um líder deve se mostrar sempre os seus valores e que eles estão sempre alinhados com a organização, sempre preservando a coerência entre a fala e ação no dia a dia. Mantendo equilíbrio entre as crenças pessoais e considerar as necessidades da companhioa e dos seus subordinados para evitar o estresse pessoal e da relação com a sua equipe.

        O líder deve sentar com cada membro de sua equipe, ao menos uma vez por mês, deve ser uma rotina para todos os lideres. Se a equipe for grande, o líder deve acompanhar o trabalho, orientar e dar o retorno enquanto as coisas acontecem. A avaliação de desempenho é uma ferramenta importante para auxiliar os lideres a entender sua equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (207.2 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com