TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Matemática nas Empresas

Por:   •  8/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.790 Palavras (16 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 16

CONCEIÇÃO FÁTIMA VIANA

INTRODUÇÃO

Os avanços tecnológicos nos trouxeram uma significativa melhoria no setor econômico como jamais visto.

Hoje as informações atravessam o mundo em questão de segundos e influência a competitividade no mercado, aumentando cada vez mais,as empresas para sobreviverem a esse novo mercado sem fronteiras, buscam alinhar qualidades e inovações com baixos custos e despesas, maximizando o lucro.

Neste novo tempo as organizações enfrentam, diversos problemas causado pelo alto valor dos tributos e o elevado tempo de gasto, para a adequação das normas tributárias com o fisco concomitante a realidade dos mercados.

O planejamento tributário é um tema debatido com frequência nos últimos tempos em meio a competitividade entre as empresas inseridas em nosso contexto globalizado.

No Brasil existem diversos tributos exigidos das pessoas físicas e jurídicas, além de inúmeras obrigações acessórias decorrentes dos tributos, os quais devem estar sempre em dia para não se ter problemas com o Fisco.

Levando-se em consideração esses aspectos vejam a seguir os temas mais aprofundados.

DESENVOLVIMENTO

A MATEMÁTICA FINACEIRA NO COTIDIANO DO ADMINISTRADOR DE EMPRESAS

Todo o administrador de empresa sabe que a matemática é uma aliada dos negócios e da economia, podendo perceber a presença da matemática em tudo e admitir a sua importância na sociedade, pois ela é uma das ciências mais importantes entre as existentes.

Com diversas aplicações no mercado econômico, a matemática financeira esta presente na rotina diária das pessoas, especialmente no cotidiano dos gestores e profissionais que necessitam da mesma, para fins de tomada de decisão.

Com isso, pretende-se tratar os componentes desta com precisão, para que o objetivo de transmitir o conhecimento e melhorar a vivência com os conteúdos sejam atingidos de forma dinâmica e satisfatória. Ao dispor, apresentam-se as taxas de juros que movimentam as transações financeiras rotineiras e as formas para solucionar todo e qualquer tipo de obtenção de capital para sustentabilidade econômica das organizações ou de pessoas que venham a almejar ascensão comercial ou pessoal. A Matemática Financeira tem extrema importância para a tomada de decisões nas empresas e sua aplicação quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade possibilitando o processo de maximização nos resultados. Certamente uma boa base desse conhecimento traz à compreensão de problemas.

Também pode ser aplicada em diversas situações cotidianas, como calcular as prestações de um financiamento de um móvel ou imóvel optando pelo pagamento à vista ou parcelado, além de fornecer o instrumental necessário à avaliação de negócios, de maneira a identificar os recursos mais atraentes em termos de custos e os mais rentáveis no caso de investimentos financeiros ou de bens de capital.

Nas situações mais simples e corriqueiras do dia-a-dia, como por exemplo, se você tem dinheiro em algum tipo de poupança/investimento, ou em um pequeno negócio, ou ambos, e quer comprar um carro ou um eletrodoméstico, você deve decidir se paga à vista mediante saque da aplicação ou do capital de giro da empresa, ou se acolhe o financiamento oferecido pelo vendedor, as ferramentas da Matemática Financeira vão indicar-lhe a melhor decisão.

Nas avaliações financeiras existe o binômio risco-retorno, que é um problema da Matemática Financeira. Os riscos são problemas da estatística e pode ser definido como a possibilidade de perda, diz respeito apenas à possibilidade de ocorrer um resultado diferente do esperado. Decisões com base em dados contábeis aumentam os riscos uma vez que se baseiam em dados passados. Decisões devem ser tomadas com base nas expectativas futuras, à luz das novas tendências e dos fluxos de caixa projetados.

A contabilidade por ser usada diariamente,pelas transações realizadas nas empresas, pode ser considerada um sistema de informação indispensável a gestão . Nem sempre ela é vista como uma ferramenta gerencial,mas com uma obrigatoriedade exigida por lei. Com isso, cabe ao contador demonstrar ao administrador que a contabilidade financeira pode se transformar em uma ferramenta gerencial, onde a principal finalidade é auxiliar os gestores no processo decisório, buscando um diferencial competitivo é crescente o numero de empresas que vêm investindo em meios que ofereçam informações estratégicas a fim de permitir aos gestores,tomadas de decisões mais seguras e de forma proativa.

O PAPEL DA CONTABILIDADE NA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES

A Contabilidade gerencial pode ser definida como o processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação, e comunicação de informação, tanto financeira como operacional, utilizada pela administração para planejamento, avaliação e controle dentro da organização e para assegurar o uso e a responsabilidade sobre seus recursos.

O atual foco das pesquisas sobre a missão das entidades empresariais está centrado no conceito de criação de valor, associando dentro do mesmo escopo o processo de informação gerado pela Contabilidade para que as entidades cumpram adequadamente sua missão. “O campo da atividade organizacional abarcado pela contabilidade gerencial foi desenvolvido através de quatro estágios reconhecíveis”.

Estágio 1 - antes de 1950, o foco era na determinação do custo e controle financeiro, através do uso das tecnologias de orçamento e contabilidade de custos;

Estágio 2 - por volta de 1965, o foco foi mudado para o fornecimento de informação para o controle e planejamento gerencial, através do uso de tecnologias tais como análise de decisão e contabilidade por responsabilidade;

Estágio 3 - por volta de 1985, a atenção foi focada na redução do desperdício de recursos usados nos processos de negócios, através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com