TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da politica no brasil

Por:   •  14/4/2015  •  Artigo  •  10.733 Palavras (43 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 43

FUNDAÇÃO ARMANDO ALVARES PENTEADO

FAAP PÓS-GRADUAÇÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM GESTÃO DE PESSOAS

Marinez Nascimento Lima

DESENVOLVIMENTO E CAPACITAÇÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Goiânia, 2015.


Marinez Nascimento Lima

DESENVOLVIMENTO E CAPACITAÇÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Monografia apresentada ao curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Gestão de Pessoas da Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP, como exigência à obtenção do título de Especialista em Gestão de Pessoas, orientada pelo prof. Ms. Mário Pascarelli Filho.

Goiânia, 2015.


DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho monográfico aos meus familiares e em especial aos colaboradores da SEMIRA (Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres e Promoção da Igualdade Racial) e ao meu pessoal da Vice Governadoria do estado de Goiás, que tanto contribuíram para realização do mesmo.


AGRADECIMENTOS

Agradeço em especial meus familiares, assim como, mestres e professores que dedicaram o seu tempo e sua experiência para que minha formação fosse também um aprendizado de vida. Em especial ao nosso Coordenador, professor e orientador Ms. Mário Pascarelli Filho pelo apoio e paciência.


RESUMO

Este trabalho traz as novas definições de conceitos sobre modalidade de gestão de pessoas aplicadas ao meio das organizações públicas. Cita alem de citações teóricas necessárias a sua compreensão, o conceito da Gestão de pessoas em espiral, fazendo uma equiparação teórica acadêmica com a Gestão de pessoas com característica serial.

Cita uma pesquisa realizada na Semira, que justifica a necessidade de implantação deste novo modelo de Gestão de pessoas na mesma, como também e claro todo o trabalho necessário que em teoria e necessário faze-la. Traça além de um paralelo sobre o antes com uma comparação das visões de desenvolvimento, sendo a holística e a mecanicista, e suas características e dificuldades apresentada até os presentes dias atuais.

Palavras-chaves: Gestão de Pessoas, Gestão Pública, Visão holística, visão mecanicista e modelos de Gestão em ciclo espiral.


ABSTRACT

This work brings new concepts definitions on people management mode applied to the means of public organizations. Cites besides theoretical quotes necessary for their understanding, the concept of People Management spiral, making an academic theoretical equivalence with people with serial management features.

Cites a survey in Semira, which justifies the need to implement this new people management model in it, but also and of course all the necessary work that has in theory and must make It . Moth beyond a parallel about before with a comparison of the development of visions , with an holistic and mechanistic , and their characteristic and difficulties presented up gifts today.

Key-Words:

People Management, Public Management, Holistic view, mechanistic vision and management models spiral cycle


Siglas:

Simbologia

Significância

GP

Gestão de Pessoas

RH

Recursos Humanos

OP

Organizações públicas

CO

Clima Organizacional

Semira

Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres e Promoção da Igualdade Racial


        SUMÁRIO        

DESCRIÇÃO

                                      PÁGINA

Introdução

                                             09

Fundamentação teórica

                                             12

A vigência atual no âmbito da gestão pública (Gestão de Pessoas)

                                             22

Mudanças de Paradigmas e novos Modelos de Gestão observando Missão, Visão e Valores.

                                             29

O estudo inicial necessário para a implantação de novo modelo de gestão. (metodologia de pesquisa - Semira)

                                             40

Conclusão

                                             55

Referencias Bibliográfica

                                             58

Introdução

        A gestão pública nas autarquias e algo discuto em vários artigos de professores, e acadêmicos, muito o que chama a atenção e sua evolução no decorrer da historia, onde esta mesmo se destaca no decorrer da evolução industrial no século XIX. Onde os processos  públicos começam a criar raízes, e as primeiras exigências para se resolver processos aparecem na forma do que resolveram de burocracia. Nesta era, o homem era considerado apenas um individuo especialista, não podendo fazer mais nada do que aquilo que lhe era proposto.        

        No decorrer de sua evolução este individuo homem passou a ganhar mais espaço, e de ser com apenas uma especialização, se passou pelas necessidades de mercado que o mesmo se tornasse multiespecialista, neste conceito o individuo pode ocupar varias posições, pois um pouco de tudo ele sabe, e o mesmo e senhor de algo chamado inteligência coletiva.

        Esta evolução se deu apenas na iniciativa privada, inicialmente começando apenas em meados do século XXI, a ser implantada na iniciativa publica e suas autarquias, isso exigido pelo cidadão que queria mais rapidez (eficácia e eficiência) na prestação dos serviços públicos, a exemplo do que acontecia nas empresas privadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.8 Kb)   pdf (650 Kb)   docx (235.4 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com