TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da qualidade de vida no trabalho

Por:   •  23/4/2015  •  Artigo  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

SUELLEN ALVES DA COSTA

A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO


FORTALEZA

2013


INTRODUÇÃO

Nos últimos tempos ocorreram várias mudanças nas formas de administrar, havendo verdadeiras revoluções no pensamento dos empresários, administradores e da sociedade em geral. Cada vez mais é posto em pauta a questão da qualidade de vida dos funcionários, o que teve início séculos anteriores, destacando as lei das alavancas, criada por Arquimedes em 287 a.C., tendo como princípio diminuir o esforço físico dos trabalhadores (FRANÇA JÚNIOR; PILATTI, 2004) e hoje com todas as mudanças e revoluções, houveram várias implementações e o foco das empresas são bem diferentes da era mecanicista, sendo cada vez mais voltados para um lado mais humanístico, se importando com o bem estar do colaborador dentro e fora da empresa, garantindo além de benefícios salariais, melhores condições de trabalho, trazendo sempre inovações para estimular a saúde e motivação dos colaboradores.

É neste contexto que este artigo está inserido, tendo como principal objetivo identificar as vantagens ao investir no bem estar dos colaboradores e qual o impacto desse investimento no desenvolvimento das tarefas por parte do colaborador na empresa e para a empresa. Diante desses pontos surge a seguinte questão de pesquisa: Qual a importância da qualidade de vida no trabalho?

Este trabalho tem como justificativa servir de base para as pessoas que estejam interessadas a saber mais sobre o assunto em questão.

A metodologia utilizada no presente trabalho parte da pesquisa bibliográfica.

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Segundo Fleck,

A expressão qualidade de vida foi empregada pela primeira vez pelo presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson, em 1964, ao declarar que "os objetivos não podem ser medidos através do balanço dos bancos. Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas (1999).

A partir dos anos 70 a qualidade de vida no trabalho passa a ser pesquisada em diversos países, sendo que no Brasil, de acordo com Ayres et al. (2004), apenas na década de 80 que surgiu uma atenção especial por esta área.

A qualidade de vida está ligada ao estudo do bem estar dos indivíduos no ambiente de trabalho que é tudo o que influencia o trabalhador dentro da empresa: o posto de trabalho, o ambiente, a tarefa, a jornada, a organização temporal, a remuneração, a alimentação saudável e a saúde. Baseia-se em uma visão geral das pessoas, que é o enfoque biopsicossocial, que tem origem na medicina psicossocial, que propõe a vida integrada as pessoas (SOUZA, 2011).

EMPRESA E QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR

A preocupação com as pessoas por parte da empresa está cada vez maior, pelo fato de estarem inseridas num meio bastante competitivo e cada vez com mais modernizações. A implantação de projetos que melhorem a qualidade de vida está em alta, tendo em vista que é apenas através do desempenho das pessoas dentro da empresa que se alcança os objetivos empresarias e suas metas.

As pessoas trabalham em conjunto para atingirem os objetivos e metas da empresa, no entanto, cada uma delas possuem seus objetivos individuais que se tornam cada vez mais relevantes e necessários para uma vida saudável, necessitando assim que sejam valorizadas e consideradas parte da organização. (FERNANDES; MACHADO, 2007).

Para Chelotti (2007 apud SOUZA, 2011), presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), “o sistema focado em cargos e remuneração é cada vez mais ineficiente. Hoje, as empresas valorizam seu capital intelectual. O executivo acredita que o principal desafio é ter lideres competentes, que gostem das pessoas e conheçam os fatores que motivam o comprometimento com a organização”.

Quando as organizações não dão à devida atenção à qualidade de vida de seus funcionários, elas tendem a passar por dificuldades, se deparam com funcionários desmotivados, pois estes não se sentem reconhecidos, o que pode levar a uma redução em sua produtividade. É preciso uma atenção às necessidades para que os funcionários possam realizar suas atividades no ambiente de trabalho. (BORTOLOZO, 2011)

Segundo Souza, a ascensão no investimento em qualidade de vida no trabalho é cada vez mais fundamental e necessário para todas as organizações, devido as necessidade das pessoas em realizar as suas funções nas empresas.

A implantação da tecnologia pode igualar empresas, porém o que faz a diferenças são as pessoas, estas que induzem a uma nova economia com uma nova forma de gestão empresarial, a qual valoriza o compartilhamento de ideias e a criatividade, resultando assim, em uma empresa que constantemente aprende com seus parceiros, clientes e colaboradores (PEDROSO; PILATTI, 2010).

Mesmo falando muito de qualidade de vida no trabalho, a satisfação no trabalho não pode estar isolada da vida do indivíduo como um todo. Os colaboradores que possuem uma vida familiar insatisfatória têm no trabalho como o único ou maior meio para obter a satisfação de muitas de suas necessidades, principalmente, as sociais. (RODRIGUES, 1999).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

De acordo com a pesquisa realizada, tem-se o objetivo do artigo alcançado, podendo-se perceber que a qualidade de vida no trabalho traz benefícios tanto para o trabalhador, como para a empresa que aplica métodos para se alcançar a qualidade de vida para seu funcionário. Tem-se como vantagens para os indivíduos a maior resistência ao estresse, motivação, eficiência nas atividades exercidas e melhor relacionamento com seus colegas e também em sua vida pessoal. E é importante ainda mais para a empresa praticante, tendo em vista que ela fortalece sua equipe através da motivação, trazendo assim mais produtividade, menor absenteísmo/rotatividade; menor número de acidentes; menor custo de saúde assistencial; melhor imagem e melhor ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (158.5 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com