TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da qualidade na produção

Por:   •  10/4/2019  •  Artigo  •  4.336 Palavras (18 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 18

A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DA CADEIA DE PRODUÇÃO

Adriana Mendes da Silva; Enio da Paixão Viana; Maria Edivania Miranda Silva; Mariluse dos Santos Silva¹

Tarcísio Carvalho da Cruz²

        

RESUMO

A busca por um espaço no competitivo mercado de produtos e serviços, têm fomentado a ideia de que a qualidade é um meio para se chegar a algum lugar e é um processo que não acaba nunca, pelo contrário, se aprimora a cada dia. Nesse processo é de vital importância que haja aplicação de métodos e acompanhamento de processos, para que se tenha controle sobre a qualidade do produto final.  Para falar de gestão de qualidade, não podemos deixar de abordar o processo de melhoria contínua (Ciclo PDCA) e estabelecimento de padrão (Ciclo SDCA), afinal essa é uma ferramenta primordial para que se obtenha a qualidade total.  Na década de 60, diversas empresas começaram a produzir com alguma qualidade e percebiam que o mercado já exigia que houvesse melhoria substancial na qualidade dos produtos e serviços que lhe eram oferecidos, mas foi somente nas décadas de 70 e 80, que começaram a produzir em quantidade com qualidade, onde o mercado começou a oferecer produtos diferenciados. Assim surgiram mecanismos de controle de qualidade como ISO 9000, Just In Time, Kanban e Kaisen.  Hoje, pode-se dizer que o processo de gestão da qualidade é sólido, mas em constante evolução, objetivando sempre a melhoria da qualidade total dos produtos, serviços e processos.

Palavras-chave: Gestão da Qualidade, Ciclo PDCA, Ciclo SDCA, ISO 9000, Qualidade total;

1. INTRODUÇÃO

Uma das maiores verdades do mundo atual é que o público tem se tornado cada vez mais exigente, em todos os níveis. Assim, o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo, e para satisfazer seus clientes, as empresas têm se preocupado cada vez mais com a qualidade dos produtos oferecidos. Entretanto, melhorar a qualidade é algo possível de atingir, mas é necessário melhorar continuamente seus processos e produtos afim de atingirem objetivos acima do esperado.

Assim, é vital que as empresas, constantemente estejam trabalhando para superar desafios, melhorando a qualidade, aumentando a produtividade de forma constante e proativa.

Essa prática, já advém de anos atrás, quando as empresas entenderam que é primordial evoluir seus conceitos, e desenvolver produtos e serviços que estejam nos padrões e exigências do mercado. Assim toda a cadeia de produção deve estar envolvida e preocupada com o resultado.

A cadeia de produção é aqui entendida como uma cadeia de suprimentos simplificada. Enquanto a cadeia de produção é definida como um conjunto de transações seqüenciais e verticalmente organizadas, representando etapas sucessivas de criação de valor, abarcando somente as atividades envolvidas no processo de fabricação do produto, a cadeia de suprimento abarca, além das atividades envolvidas no processo de fabricação, as atividades relacionadas à logística entre as unidades produtivas (Assumpção, 2002)

A NBR ISSO 9001, é uma das principais referências de qualidade para as empresas, essa norma visa orientar as empresas a focar seu trabalho na satisfação do cliente, na constante melhoria e no gerenciamento do processo.

Ocorre que todas as empresas objetivam possuir qualidade total em seus processos e produtos. Entende-se por Qualidade Total “uma abordagem de gestão para o sucesso no longo prazo por meio da satisfação do cliente. Em um esforço TQM, todos os membros de uma organização participam da melhoria dos processos, produtos, serviços e da cultura em que trabalham.” (Santos, 2017).

A gestão de qualidade passa pela fiscalização de todos os processos da cadeia produtiva, seja na produção de produtos ou na prestação de serviços. Ela ocorre quando os gestores decidem implementar medidas, ferramentas e estratégias com foco em otimização, com o objetivo de impulsionar a qualidade do que é entregue.

É comum pensar que só é possível fazer isso com a obtenção de certificações importantes do mercado (entre elas, a mais importante é a ISO 9000). De fato, a certificação é um diferencial competitivo e vale a pena também investir nela, mas você também pode utilizar modelos de referência, bem como aplicar conhecimentos de cursos específicos dessa área. Entre alguns dos pontos abordados em uma gestão de qualidade total eficiente estão:

  • Foco na satisfação do cliente;
  • Melhora dos processos de liderança na organização;
  • Implementação de processos que compreendam o sistema global da empresa;
  • Busca de melhorias contínuas nas rotinas do negócio;
  • Modificações baseadas em dados concretos;
  • Busca de relações saudáveis com parceiros e fornecedores.

Tendo dito isso, é notório que para que se obtenha qualidade total, é necessário que toda a cadeia de produção, todos os colaboradores e todos os responsáveis estejam envolvidos no processo, sem essa união de fatores, não se atinge a qualidade desejada.

Daí surge a necessidade de que em todas as etapas do processo, aplique-se o ciclo PDCA (Melhoria Contínua), pois a utilização dessa ferramenta, pode garantir que periodicamente os processos e produtos sejam acompanhados e corrigidos se assim for necessário.

O objetivo geral deste trabalho foi analisar a importância da qualidade no gerenciamento da cadeia de produção. Seus objetivos específicos são: analisar a importância de se aplicar as técnicas e recursos para obtenção da qualidade no processo produtivo, abordar algumas técnicas utilizadas para a obtenção da qualidade, bem como, identificar e compreender os benefícios de se aplicar as técnicas e diretrizes na obtenção dos resultados.

A metodologia utilizada foi uma pesquisa documental de natureza qualitativa e exploratória. A pesquisa foi realizada no período de 08/11/2018 à 18/11/2018. As informações foram tratadas por meio de avaliação e interpretação dos dados coletados, tendo como base a fundamentação teórica da pesquisa.

Os autores estudados neste trabalho foram Assumpção, Edwards Deming, Feigernbaum, Marcelo Patenate, Virgílio Marques dos Santos. Buscamos trazer as referências que mais tivessem afinidade com o conteúdo estudado.

Este artigo possui a seguinte estrutura: título, autores, resumo, palavras-chave, introdução, fundamentação teórica, materiais e métodos, resultados e discussão, conclusões e referências.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 A palavra qualidade vem do latim ‘qualitate’ e tem sua origem nas relações das organizações com o mercado. Satisfazer pessoas é a razão de ser da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (247.4 Kb)   docx (81.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com