TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da realização de treinamentos para o desenvolvimento do colaborador.

Por:   •  6/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.163 Palavras (9 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 9

1 ÁREA

        Recursos Humanos

1.1 Tema

        A importância da realização de treinamentos para o desenvolvimento do colaborador.

1.2 Pergunta-problema

        Quais medidas relevantes originadas da área de Recursos Humanos podem ser tomadas com relação ao treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores?

1.3 Introdução

        O sucesso das organizações depende das mentes que as compõem. As relações de trabalho e as exigências do próprio mercado estão fazendo com que os autores da administração pensem mais seriamente sobre treinamento como suporte necessário aos recursos humanos na melhoria contínua de seu desempenho. Na Era do conhecimento o desenvolvimento humano representa vantagem competitiva para a organização se destacar no cenário nacional e mundial.

        Nesse sentido Kraemer (2009, p. 2) cita que “com a globalização e o avanço tecnológico as empresas estão investindo em capital humano”. Na Era industrial recurso humano era considerado como despesa, trazia mais custos que benefícios, atualmente é considerado investimento de retorno mais rápido e que tende a trazer muitos benefícios para a organização.

        O uso do treinamento é uma importante alternativa para a mudança de atitudes, conhecimentos ou habilidades necessárias ao desempenho adequado do capital humano na empresa, que investe no seu pessoal, a fim de mensurar a transformação produzida. Pensando dessa maneira torna-se imprescindível que seus colaboradores também se mantenham atualizados para essas transformações. Uma visão inovadora de gestão que busque oferecer novas ideias para o desenvolvimento é de grande importância.

Visto que o fator humano é fundamental para a execução e sucesso de qualquer atividade dentro da empresa, as organizações estão utilizando uma ferramenta que capacite as pessoas para ocupar certas posições e/ou desenvolver seu potencial na posição ocupada. T & D é a área responsável pelas atividades de treinamento e desenvolvimento, sendo hoje bastante conhecida dentro da organização.

        Dessa forma, os objetivos da realização de treinamentos nas empresas relacionam-se com as mudanças econômicas, sociais e tecnológicas que ocorrem dinamicamente no mercado onde estão inseridas, fazendo com que o desenvolvimento constante das pessoas passe a ser uma prioridade.

        Nota-se que não adianta apenas motivar o empregado deve-se também qualificá-lo para o seu melhor desenvolvimento dentro da organização. Formam-se assim duas ferramentas para o seu crescimento: a motivação e a qualificação. É de suma importância realizar uma análise da influência do treinamento no comportamento do indivíduo para a realização do seu trabalho na empresa.

Portanto as organizações devem enxergar que o investimento no uso da ferramenta T & D conduzirá o crescimento de um todo, tanto de pessoas e equipes, quanto de processos, levando consequentemente ao crescimento da organização e a melhoria nos serviços que a mesma oferece.

1.4 Justificativa e importância

        Sabe-se que o funcionário compõe a parte fundamental da empresa por isso, é necessário mantê-lo atualizado e preparado para exercer suas funções dentro da mesma.

        Frente a esta realidade torna-se relevante estudar maneiras eficazes de treiná-los e mantê-los em constante desenvolvimento.

        Nesse sentido o presente estudo tem como objetivo apresentar medidas que viabilizem a capacitação de colaboradores em seus locais de trabalho.

1.5 Objetivos

1.5.1 Objetivo geral

        Analisar como a área de Recursos Humanos pode ser utilizada como ferramenta para o treinamento e capacitação de seus funcionários.

1.5.2 Objetivos específicos

        Analisar como a área de RH adota e aplica medidas para capacitar seus funcionários.

        Analisar os pontos fortes e fracos para se manter uma equipe treinada.

        Identificar fatores que possam inibir os funcionários a exercer suas funções sem treinamentos.

        Identificar mediante pesquisa maneiras melhores de capacitação do que as realizadas atualmente na empresa.

1.6 Metodologia

Empresa a ser pesquisada: AP Agro Insumos LTDA

Método a ser aplicado: questionário

Participantes: todos os colaboradores da unidade da AP Oliveira

2 Referencial Teórico

2.1  Recursos Humanos

        Atualmente a Área de Recursos Humanos tem-se tornado uma parte fundamental em qualquer empresa. É ela que proporciona ao colaborador a interação entre ele e a visão, ou seja, o que a empresa pretende se tornar em seu mercado. Como cita Toledo (1986, apud SANTOS, 2007), segundo a qual Recursos Humanos seriam "o ramo de especialização da ciência da Administração que desenvolve todas as ações que têm como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade".

        Diante disso, pode-se afirmar que essa área da organização trata do recrutamento, da seleção, do treinamento, do desenvolvimento, da manutenção, do controle e da avaliação dos funcionários de uma empresa. Sendo assim, pode-se considerar que a existência da área de Recursos Humanos está diretamente relacionada à melhora da efetividade dos funcionários nas empresas, implicando na melhor efetividade organizacional. (CHIAVENATO, 1981).

2.2 Treinamento

        Buscando aprimoramento, hoje em dia, as empresas procuram maneiras de ter colaboradores atualizados com o meio e devidamente preparados para desenvolver suas funções. Diante disso torna-se necessário encontrar maneiras para mantê-los em dia com a empresa e seu negócio. Uma maneira eficaz para conseguir tal aprimoramento é o treinamento dos colaboradores feito pelo setor de Recursos Humanos da própria empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com