TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da segurança do trabalho na rotina de um empreendimento de pequeno porte

Por:   •  11/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.077 Palavras (21 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

PROJETO DE GRADUAÇÃO

A importância da segurança do trabalho na rotina de um empreendimento de pequeno porte

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar como a segurança do trabalho é algo de suma importância tem importância todos os tamanhos e tipos   para todo os tipos de   empreendimento, com foco nos empreendimentos de pequeno porte de médio, pequeno e grande porte. Não esquecendo as microempresas.

Podemos observar em diversas empresas, independente de seu porte,  várias deficiências na parte de segurança no trabalho. É nítido a deficiência nos processos da segurança do trabalho, como exemplo o número de acidentes do trabalho no Brasil  ciência que monitorar os trabalhos em uma oficina, por exemplo, tem um alto nível de complexidade, principalmente quando se trata na administração dos mesmos. Temos também a desconfiança nos processos da segurança, em função do  não engajamento de todos , dificultando as boas práticas da engenharia da segurança do trabalho Existem também a falta de confiança nos produtos atuais de segurança. Um problema importante a ressaltar é a dificuldade de inserir um processo que possibilita o controle e fiscalização da segurança. Um fator importante que devemos considerar é que o atendimento a legislação que rege a segurança do trabalho, não deve ser vista apenas como requisito legal mas sim, como diretriz para atividade laboral ser executada com foco na prevenção de acidentes.

Assim, é importante adequado levantar a questão: como mudar o pensamento de segurança dos colaboradores? de uma pequena empresa assim como as empresas de grande porte já tem outra visão em relação à segurança do trabalho? Quais seriam as principais consequências de utilizar corretamente a segurança no trabalho?

Com foco na segurança do trabalho, a produção irá aumentar indiretamente  diretamente . Os acidentes no trabalho tendem a diminuir, pois sabemos que a grande parte dos acidentes é causado por imprudência e negligência e/ou imperícia do pessoal, que utilizam de forma inadequada os meios disponíveis de trabalho. Sendo pequena parcela acidentes por causa de defeitos no maquinário, e que grande parte desses defeitos também são por imprudência/negligência com a manutenção preventiva desse maquinário.

Palavras-chave: Segurança no trabalho, produtividade, acidentes.

ABSTRACT

This paper aims to demonstrate how work safety is of paramount importance in all sizes and types of enterprise, focusing on small enterprises.

We can observe in various companies, regardless of their size, several deficiencies in the safety at work. We are aware that monitoring work in a workshop, for example, has a high level of complexity, especially when it comes to managing it. There is also a lack of confidence in today's security products. An important problem to note is the difficulty of inserting a process that enables safety control and enforcement.

Thus, it is appropriate to raise the question: How can changing the safety thinking of employees in a small business as well as large companies already have another view on workplace safety? What would be the main consequences of properly using workplace safety?

With a focus on job security, production will increase indirectly. Accidents at work tend to decrease as we know that most accidents are caused by recklessness and negligence and / or malpractice of staff, who misuse available means of work. Being small part accidents due to defects in machinery, and most of these defects are also due to recklessness / negligence with the preventive maintenance of this machinery.

Keywords: Work safety, productivity, accidents.

  1. INTRODUÇÃO

Investir na segurança do trabalhador é algo cada vez mais necessário atualmente. Aumentar o grau de conscientização dos funcionários em relação a segurança do trabalho melhora o relacionamento entre eles e seu nível de produtividade aumenta.

Em nosso país, todos os anos, diversos trabalhadores sofrem acidentes, morrem ou tem alguma incapacitação permanente em decorrência de sua atividade laboral. Apesar das pesquisas estatísticas alarmantes sobre este tema, a sociedade brasileira é pouco informada sobre tais dados.

Felizmente, o Brasil tem passado por muitas mudanças com reações positivas nas áreas de segurança e saúde no trabalho. Até pouco tempo atrás, o passivo com acidentes de trabalho e indenizações não obteve a importância apropriada, divergindo com o que ocorre atualmente, onde se enxerga uma maior  preocupação estratégica nas empresas e no país.

A formação de uma cultura de segurança já começa a aparecer, isto é, a existência de novos sistemas está possibilitando o desenvolvimento de uma nova mentalidade onde a produtividade, a qualidade do produto e, também, o lucro se desenvolvem paralelamente à qualidade de trabalho e de vida.

A segurança do trabalho está inserida nesses novos tempos e já está recebendo a devida importância, principalmente em empresas produtivas, organizadas e modernas, independentemente de seu tamanho. Mas o trajeto ainda é longo, pois estamos apenas começando o processo que, além de técnico, tem seu lado cultural, onde a preocupação com a saúde dos trabalhadores não é uma referência padrão.

  1. DESENVOLVIMENTO DO ARTIGO

O trabalho sempre fez parte dos seres humanos enquanto sociedade. Através dele que as civilizações puderam se desenvolver e alcançar o nível de comunidade que temos atualmente. O trabalho gera conhecimentos, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento econômico. Por isso, ele é e sempre foi muito valorizado em todas as sociedades.

Apor toda a história, o ser humano esteve constantemente exposto a riscos, mas a partir da revolução industrial, com a invenção das máquinas a vapor, esses riscos ampliaram-se. O surgimento das máquinas em substituição ao trabalho artesanal multiplicou a produtividade no trabalho. Iniciava-se então a produção em larga escala, através do uso das novas tecnologias. As fábricas da época eram instaladas em locais improvisados, com péssimas condições de trabalho e exploração de trabalhadores (o que incluía também mulheres e crianças) em jornadas diárias de até 16 horas. O resultado disso foi um grande número de acidentes de trabalho, doenças relacionadas e muitos trabalhadores mortos ou mutilados. A partir dessa situação dramática é que se originaram as primeiras leis e estudos relacionados à proteção, à saúde e à integridade física dos trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (431.1 Kb)   docx (296.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com