TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo do Desenvolvimento da Cultura de Segurança do Trabalho em uma Empresa de Pequeno Porte

Por:   •  3/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  18.127 Palavras (73 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 73

ALCILENE ALMEIDA DA VITÓRIA

RAFAELA APARECIDA DESTEFANE CANAL

TALES DE OLIVEIRA CLOSEL

ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO TRABALHO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE DE GUARAPARI

GUARAPARI/ES - 2013

VITÓRIA, A. A.; CANAL, R.A.D.; CLOSEL, T.O. ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO TRABALHO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE DE GUARAPARI

Trabalho de conclusão de curso apresentada ao curso de Graduação em Engenharia de Produção da Faculdade Pitágoras campus Guarapari, como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Engenharia de Produção.

Orientador: Carlos Alberto Braga Luna

FACULDADE PITÁGORAS – UNIDADE GUARAPARI

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ALCILENE ALMEIDA DA VITÓRIA

RAFAELA APARECIDA DESTEFANE CANAL

TALES DE OLIVEIRA CLOSEL

ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO TRABALHO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE DE GUARAPARI

Guarapari/ES

Novembro/2013

VITÓRIA, Alcilene de A. CANAL, Rafaela A. D. CLOSEL, Tales de O. Estudo do Desenvolvimento da Cultura de Segurança do Trabalho em uma Empresa de Pequeno Porte de Guarapari.

Guarapari, 2013

Faculdade Pitágoras: Trabalho de Conclusão de Curso

Nós Alcilene Almeida da Vitória, Rafaela Ap. Destefane Canal e Tales de Oliveira Closel, elaboramos o presente Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO TRABALHO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE DE GUARAPARI, apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Faculdade Pitágoras, Campus Guarapari, que, depois de qualificado e aprovado pelos membros da Banca de Avaliação, foi aceito pelo Conselho de Ensino como requisito parcial à obtenção do título de

ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO.

Guarapari/ES, Novembro de 2013.

Banca de avaliação:

________________________________________________

CARLOS ALBERTO BRAGA LUNA

Orientador - Professor Engenharia de Produção

________________________________________________

DIESTHER CAMPOS MOREIRA

Professora Engenharia de Produção

________________________________________________

KYVIA LOPES SIQUEIRA BARRETO

Coordenadora Engenharia de Produção

DEDICATÓRIA

Dedicamos este trabalho a todos os nossos familiares, amigos e colegas de profissão.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos primeiramente a Deus por ter nos dado sabedoria, aos professores pelas orientações durante o trabalho, aos representantes da empresa que nos forneceram todas as informações solicitadas para o desenvolvimento do trabalho, aos nossos familiares por entenderem as nossas ausências e a todos aqueles que contribuiram para a realização deste trabalho.

RESUMO

Desenvolver uma cultura de segurança do trabalho bem estrutura é um grande desafio para empresas de pequeno porte. Toda organização deseja um ambiente de trabalho seguro e saudável, o uso de ferramentas e metodologias adequadas podem favorecer a melhoria da segurança e saúde ocupacional sem grandes investimentos, além de contribuir com a redução dos custos e o aumento da satisfação dos trabalhadores, o que se tornará um diferencial competitivo.

A falta de comprometimento da liderança e o pouco conhecimento dos empregados geram comportamentos de riscos que consequentemente ocasionarão danos a todos os envolvidos. A negligência quanto ao cumprimento de requisitos legais e falta de investimento em informação e capacitação aumenta o risco de acidentes no local de trabalho.

Pretende-se revisar a bibliografia referente ao tema, analisar o entendimento e a utilização das normas de saúde e segurança e avaliar os benefícios gerados à empresa e aos trabalhadores através de um estudo de caso. Busca-se elucidar que a prevenção de acidentes é a forma mais coerente de reduzir custos diretos e indiretos, minimizar a perda de tempo e garantir o bem estar dos funcionários.

Com uma cultura de segurança bem disseminada e atuante, a empresa atinge patamares de excelência que a colocam a frente de seus concorrentes. A qualidade de vida, a motivação e o desempenho dos funcionários aumentam em um ambiente seguro e saudável, o que beneficia a redução de custos e aumento de produtividade e vantagem competitiva.

Palavras-chaves: cultura de segurança, saúde e segurança no trabalho, uso de ferramentas e metodologias, vantagem competitiva.

ABSTRACT

To develop a well-structured culture of workplace safety is a major challenge to small business. Every organization wants a safe and healthy work environment, the use of proper tools and appropriate methodologies can facilitate the improvement of occupational health and safety without large investments, besides contributing to the reduction of costs and increase employee satisfaction, which will become a competitive advantage.

The lack of leadership commitment and low employees’ knowledge generate risk behaviors that consequently will cause damage to all involved. The neglect to compliance with legal requirements and the lack of investment in information and training increases the risk of accidents in the workplace.

It is intended to review the literature about the topic, to analyze the understanding and use of health and safety standards and measure the benefits generated to the company and employees through a case study. Seeks to clarify that accident prevention is the most coherent way to reduce direct and indirect costs, minimize loss of time and ensure the employees’ well-being.

With a well disseminated and active safety culture, the company achieves levels of excellence that lay ahead of its competitors. The quality of life, the motivation and the employee’s performance increases in a safe and healthy environment,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (128.1 Kb)   pdf (517.6 Kb)   docx (75.4 Kb)  
Continuar por mais 72 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com