TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância das empresas no crescimento econômico e desenvolvimento sustentável do País

Por:   •  28/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.705 Palavras (11 Páginas)  •  1.506 Visualizações

Página 1 de 11

A importância das empresas no crescimento econômico e desenvolvimento sustentável do País

RESUMO: O presente artigo tem por objetivo discutir a importância das empresas no Crescimento Econômico do País, a exemplo das micro e pequenas empresas apesar de serem consideradas empresas com menor potencial econômico, conforme a legislação exerce papel fundamental para alavancar a economia do país. Aonde a idéia de Desenvolvimento Sustentável se faz presente também como um novo modelo de gestão a ser adotado pelas empresas, através da incorporação de procedimentos como a Eco eficiência e a Produção mais limpa, produzindo mais gastando menos insumos e matérias-primas, reduzindo os impactos negativos ao meio ambiente. Sendo assim, a empresa adotando esse modelo de gestão, passa a se tornar mais competitiva, eliminando os possíveis problemas com outros grupos de interesse, reduzindo possíveis acidentes e melhorando sua imagem.

PALAVRAS-CHAVE: Crescimento Econômico, Micro e Pequenas Empresas, Desenvolvimento Sustentável, Eco eficiência e Produção mais Limpa.

Abstract: This article aims to discuss the importance of companies in the country 's Economic Growth , like the micro and small enterprises although they are considered companies with less economic potential , according to the law plays a fundamental role to boost the economy . Where the idea of ​​sustainable development is also present as a new management model to be adopted by companies , by incorporating procedures such as Eco efficiency and cleaner production , producing more with less inputs and raw materials , reducing the impacts negative to the environment. Thus , the company adopting this management model , starts to become more competitive by eliminating potential problems with other interest groups , reducing possible accidents and improving its image.

KEYWORDS: Economic Growth, Micro and Small Enterprises, Sustainable Development, Eco efficiency and cleaner production.

1. INTRODUÇÃO: O presente crescimento econômico das empresas que se teve progresso a partir da segunda metade da década de 80 e que foi evoluindo com o passar dos anos, através do acumulo de capital humano e de capital físico, da absorção de inovações para se atingir a fronteira da tecnologia dos países ricos e da construção de instituições que permitam a todas as pessoas igualdade de oportunidades.

O que é o caso das micro e pequenas empresas que devido ao seu grau de relevância se faz necessário o entendimento do significado e da importância para o crescimento econômico do país. Pois, se torna um mecanismo de políticas governamentais para a distribuição de renda e redução das desigualdades sociais e regionais de um país, por meio da geração de empregos, rendas e participação no mercado empresarial.

Tendo em vista o fato do aumento significativo do numero das micro e pequenas empresas, os temas relacionados ao desenvolvimento sustentável tem sido constantemente abordados pelos mais diversos setores da sociedade, fortalecendo a nossa consciência sobre o meio ambiente. Pois, o desenvolvimento industrial que se caracteriza pela exploração dos recursos naturais, pelo consumo em massa e pela geração de resíduos acaba afetando-o diretamente. Contudo, percebe-se que as empresas estão iniciando um processo de sensibilização quanto a questão ambiental e refletindo a importância desse aspecto no cenário empresarial globalizado.

Quanto a estrutura da pesquisa, o seguinte artigo é formado pela seção 1 que é a introdução, seguida da seção 2 esclarecendo a idéia de crescimento econômico. Na seção 3, fala-se sobre a importância das micro e pequenas empresas para a economia do país. E nas seções 4 e 4.1 sobre o conceito de desenvolvimento sustentável e a sua devida importância sobre o cenário empresarial que nos encontramos.

2. CRESCIMENTO ECONOMICO

O crescimento econômico segundo Carlos Escóssia (2009) pode ser definido como o aumento da capacidade produtiva da economia (produção de bens e serviços). É definido basicamente pelo índice de crescimento anual do Produto Nacional Bruto (PNB), per capita. Além disso, o crescimento de uma economia é indicado também pelo crescimento da força de trabalho, pela receita nacional poupada e investida e pelo grau de aperfeiçoamento tecnológico do país.

Simon Kuznets Premio Nobel da Economia de 1971, disse uma vez que existiam quatro tipos de países: os desenvolvidos, os subdesenvolvidos o Japão e a Argentina. Aonde o Japão foi o primeiro país asiático a fazer parte dos países ricos, com um modelo que foi imitado por Gaiman, Cingapura, Honk Kong, Coréia do Sul e China. Já a Argentina pertence ao clube dos ricos no inicio do século XX e desde Perón na década de 40, vem declinando. Ficando para trás na corrida do crescimento econômico e atualmente faz parte dos países de renda media.

A teoria do crescimento econômico tem um grande progresso a partir da segunda metade da década de 80. Porem, isto não significa dizer que se tenha uma receita pronta para ser aplicada em qualquer situação. Mas qualquer livro-texto traz um bom numero de ingredientes para se obter um bom resultado de crescimento econômico: acumulação de capital humano e de capital físico, absorção de inovações para se atingir a fronteira da tecnologia dos países ricos, incentivos apropriados para a realização dos três itens anteriores; construção de instituições que permitam a todas as pessoas igualdade de oportunidades (Fernando de Holanda Barbosa, 2015).

As experiências de vários países nos últimos cem anos mostram de maneira inequívoca o que não se deve fazer. A maior tragédia do século passado foi o experimento do socialismo real da União Soviética, China, Cuba, Coréia do Norte, países do leste europeu e do sudoeste da Ásia. Alguns  países da África adotavam o socialismo e também se deram mal. O êxito recente da China demonstra que a economia de mercado é uma condição necessária para o crescimento econômico (Fernando Holanda Barbosa, 2015).

O neopopulismo da America Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Equador, Venezuela) tem criado muitas crises econômicas e nenhum crescimento sustentável. A primeira característica do neopopulismo é a completa irresponsabilidade na política macroeconômica; descontrole nas contas publicas e na inflação, e juros reais negativos para alguns setores privilegiados. Em alguns países existe mercado negro de cambio e controle de preços. A corrupção é endêmica minando as instituições aliadas a um discurso hipócrita de justiça social (Fernando Holanda Barbosa, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com