TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de um plano de marketing

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.470 Palavras (6 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS de ADM MERCADOLOGICA

ETAPA II

   A importância de um plano de marketing

   O plano de marketing é uma ferramenta estratégica gerencial utilizada no intuito de identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que o mercado oferece ao empreendedor, estimulando-o a estabelecer metas, objetivos e buscar incessantemente o conhecimento das necessidades e dos desejos dos clientes/consumidores e como consequência leva a empresa a o sucesso. Um bom plano de marketing proporciona ao departamento de marketing uma visão sistêmica, onde os esforços devem ser concentrados.

   Segundo Philip Kotler (considerado o papa do marketing), a utilização do plano de marketing torna uma empresa menos vulnerável ás crises, podendo as mesmas serem previstas com uma certa antecedência. Também é possível superar a concorrência planejando cuidadosamente produtos e serviços, o planejamento informa, conduz e determina o rumo á seguir

   Independentemente do tamanho do empreendimento, a periocidade com que a reformulação do plano de marketing seja feito é de um ano, e as variáveis a serem consideradas são com base nos 4P’s: (Produto, Preço, Ponto e Promoção).

   È importante destacar que o marketing é considerado uma peça fundamental nos resultados atingidos da empresa, conquistando mercados e consumidores, e para as grandes empresas que possuem departamento de marketing, devem conter profissionais bem treinados e atualizados sobre as ferramentas mais modernas de marketing. Para as empresas mais pequenas uma consultoria de marketing e essencial.

   Os 5 passos para se elaborar um bom plano de marketing

  • Analise o ambiente de marketing:

O primeiro passo é avaliar quais são os fatores internos e externos que podem influenciar diretamente a sua empresa;

  • Entenda quem são os seus clientes:

Às vezes o público-alvo da sua empresa não é o consumidor “Um plano de marketing deve ser voltado para o público”, diz Bedendo.

Analisar o mercado também é importante, prestando a atenção nas demandas, no potencial na previsão de taxa de crescimento e da participação do público;

  • Analise os seus concorrentes:

Avalie de maneira detalhada quem são e quais os principais objetivos dos principais players de seu mercado;

  • Defina suas estratégias:

Primeiramente é necessário estabelecer o objetivo do plano. Por exemplo, se o empreendedor deseja aumentar o número de vendas, ele precisa entender de onde vem o faturamento de suas vendas e avaliar se a idéia é fazer com que os clientes comprem com mais frequência ou se a chave é buscar novos consumidores.

Em seguida é hora de avaliar quais medidas serão adotadas pela empresa. Para os especialistas, utilizar as redes sociais, dar descontos no mês de aniversário do cliente são alguns exemplos de ações.

  • Estabeleça um cronograma:

O monitoramento da duração de cada ação, os resultados e os recursos necessários que foram utilizados devem ser colocados no papel.

   Para Altaffer, todo plano de marketing não tem fim, pois é recomendável que este seja revisado, refeito a atualizado com dados como numero de vendas, faturamento, rentabilidade, entre outro.

Passo II

    O plano de marketing a ser seguido em nossa empresa é o 2 -> Entenda quem são os seus clientes, pois como são roupas voltadas para um publico mais jovem e de um ambiente diferente do nosso daqui da cidade de Santo André, pois seriam roupas para serem usadas na praia, mas nada impede que também sejam usadas aqui.

Passo III

  1. Fator econômico;

Boa parte do público alvo são de classe média a média alta, segundo pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o IDH-M de Santo André corresponde á 0,814, apesar do cenário econômico ser desfavorável devido á desindustrialização da região, o índice é considerado muito alto, as pesquisas mostram que estão se conscientizando cada vez mais da importância do dinheiro, sem abrir mão do que realmente lhes satisfazem.

  1. Fatores socioculturais;

Boa parte do nosso público alvo são jovens, segundo pesquisas recentes IBGE,18% da população de Santo André são jovens entre 16 a 24 anos de idade e estão assim distribuídos:49,2% são do sexo masculino e 50,8% são do sexo feminino,assim os jovens estão cada vez mais exigentes e dispostos á pagar pelo preço do que lhe satisfaz;

  1. Análise da concorrência;

A concorrência em nossa cidade nesse segmento, pode vir a fazer promoções, baixando assim, os preços consideravelmente.

  1. Análise de ameaças, forças e fraquezas;

                                         Fatores externos

          Oportunidades

                  Amaças

  • Sempre há jovens dispostos a consumir;
  • Tendência de aumento de concorrentes na região;
  • Demanda por serviços de alta qualidade;
  • Fator econômico, economia apresenta-se em desaceleração.
  • Aumento do poder aquisitivo no decorrer dos anos;
  • Concorrência preços menores.

                                            Fatores internos

                      Forças

                  Fraquezas

  • Facilidade de acesso;
  • Banco de dados incompleto e desatualizado;
  • Boa localização e visibilidade;
  • Mudança de marca
  • Estrutura bem conservada;
  • Recursos financeiros limitados.
  • Imagem de empresa consolidando 5 anos no mercado;

ETAPA III

   Planejamento e estratégia de branding

   Para um posicionamento de sucesso da marca, devemos ter um diferencial, tanto no produto quanto no serviço. Como a empresa é do segmento beachwear, exploramos vários tipos de mercado alvos, com a diferenciação entre os tamanhos, cores e customizações atendendo uma gama além do esperado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com