TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO MARKETING

Por:   •  19/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 5

Gestão Mercadológica

Luiz Felipe Aguiar Ramos

Resumos Apresentações

-Sorveteria Sunset

O trabalho foi realizado em cima de uma sorveteria localizada em Curitiba, Paraná. A sorveteria é um estabelecimento de bairro, atendendo os clientes que moram pela região, tendo vários produtos que satisfazem o público dessa região. O objetivo da empresa é ter como foco principal a satisfação do cliente, tendo um estabelecimento adequado para famílias frequentarem.

A empresa está localizada em um dos bairros com a menor renda da cidade, mas mesmo assim, a sorveteria tem como visão ser a mais frequentada da região. Alguns pontos que auxiliam esse objetivo é a baixa concorrência no bairro, a fidelização da clientela devido ao excelente atendimento e bom produtos oferecidos. O número de vendas está grande parte correlacionado com o clima, impactando o numero de vendas em dias frios com menos vendas e dias quentes com mais.

O seu público alvo está nos jovens, pessoas que trabalham pela região e estudantes que passam pela região e/ou compram nos intervalos para almoço durante a semana. O principal produto de venda são os sorvetes artesanais, mas a empresa também oferece o ótimo atendimento e um bom ambiente para se frequentar, trazendo uma boa experiencia para os clientes.

Tentando inovar e melhorar seu posicionamento no mercado, a sorveteria este analisando a possiblidade de integrar as vendas pelos apps, como por exemplo, ifood e UberEats. Além disso, a empresa possui perfis nas redes sociais como facebook e instagram, mas não existe um fluxo de postagens, não tendo um grande engajamento com o publico por esses meios, mas já estão estudando maneiras de impulsionar esse fluxo.

-Cursos Técnicos em Enfermagem de Curitiba: Um Estudo de Caso

O trabalho foi realizado embasando entrevistas realizadas com os estudantes de enfermagem, tendo uma amostra de aproximadamente 300 estudantes. A pesquisa teve como objetivo identificar e analisar quais são os perfis de consumidores ingressantes nos cursos de enfermagem ofertados e também as suas motivações para essa escolha. Além desses questionários realizados, a empresa UNITEC também disponibilizou dados demográficos e sociais dos seus alunos, assim sendo possível traçar o perfil do consumidor.

Após algumas análises realizadas na empresa, foi identificado algumas incoerências nos processos, tanto na parte organizacional quanto logística. Por esse motivo, podemos notar que existe uma inconsistência em resolver problemas, o que causa um desnível na produtividade de determinados setores.

Foi realizado um estudo sobre os concorrentes da empresa, ligando para as outras empresas e montando uma tabela para comparação dos dados como horário, preço, cursos, etc.

Pode-se concluir que a empresa é bem competitiva e quer ser referência no segmento no qual trabalha, mas para que possa almejar sua subida rumo ao topo, é preciso repensar sobre suas ameaças, aos problemas encontrados nela e observar os problemas que o ambiente apresenta. Estar frente as inovações tecnológicas, ter cautela com problemas internos e não permitir que interfiram em sua imagem no mercado, trazendo uma má reputação.

-Clube Realeza de Benguela

O trabalho tem como objetivo mostrar a viabilidade da criação de um clube de fidelidade como ferramenta estratégica para aumentar sua inserção no mercado ao passo que fortalece seu produto.

A empresa está inserida no mercado como uma empresa de alongamentos de cabelos crespos voltados para o público feminino afrodescendente. O nome da empresa, Realeza de Benguela, surgiu embasada a literatura brasileira.

O interessante dessa empresa é que, atualmente, não existe concorrência direta que possa ofertar um produto parecido aos que estão oferecendo, usando isso como vantagem, a empresa se posiciona pela diferenciação do produto, trazendo também uma proposta de uma ótima qualidade, produto inovador e único no mercado nacional.

O publico alvo que foi criado pela empresa, está direcionado ao consumidor de renda elevada, mulheres em média de 32 anos, negra e vaidosa.

Atualmente, o setor de beleza está forte e alguns dos fatores para a criação de um plano de negócios seria ligado a esse crescimento no setor estético que atingiu aproximadamente 300%, por causa dos novos estereótipos de beleza implantados na sociedade atual. A empresa está com o objetivo de se identificar como uma empresa de boa reputação e equipe engajada.

A maior fraqueza que possuem, seria depender sempre de produtos importados e nas oportunidades na tendência do aumento de políticas de inclusões sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com