TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do Código de ética do administrador Professional

Artigo: A importância do Código de ética do administrador Professional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  Artigo  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 3

Em todas as atividades humanas, sejam aquelas de caráter econômico ou não, exige a contratação de pessoas que exercerão a posição de comando para que os objetivos desejados sejam atingidos com eficácia.

Em Administração, o administrador precisa estar capacitado para atender às necessidades do mercado. Mais que isso, ele precisa ter os seus valores fundamentados na ética para exercer a sua função na empresa, seja pública, privada ou do terceiro setor, de forma íntegra, transparente e responsável.

A empresa é constituída de seres humanos que buscam o bem como ideal, como fim, emanando daí a dignidade de cada pessoa. O meio para alcançar esse fim são as virtudes. (ARRUDA; WHITAKER; RAMOS, 2001, p.70).

É preciso reconhecer que as atitudes de cada indivíduo sejam responsáveis por seção, departamento, diretor ou presidente de uma empresa, ou, qualquer organização pública ou privada, quando dotados do sentimento de justiça atuando de acordo com os valores éticos e morais. Cada um no seu posto deve ser a força transformadora da sociedade, principalmente os administradores de empresas que são devidamente preparados para exercer essa função.

Na ilusão de conseguir benefícios ou lucros financeiros em curto prazo, algumas empresas e profissionais deixam de manter uma conduta ética e utilizam meios ilegais, ilícitos ou injustos para atingir os seus objetivos, sem se preocupar com a responsabilidade dos seus atos para com a sociedade.

Em resposta, a falta de ética provoca um impacto gravíssimo na reputação da empresa ou da equipe. A perda da credibilidade destrói rapidamente todas as chances de futuras negociações, investimentos e até aquisição de novos talentos, pois ninguém quer ter sua imagem vinculada a uma instituição sem princípios éticos.

Bons negócios dependem efetivamente do desenvolvimento de relações em longo prazo, da troca de confiança e comprometimento ético. Os profissionais devidamente capacitados e com caráter conseguem ser bem-sucedidos sem apelar para esses meios.

Justamente para esclarecer e estipular o que pode ou não ser feito é que os profissionais de Administração possuem um código de ética a ser seguido. O Código de Ética Profissional do Administrador é de suma importância porque serve como manual de instrução ao Administrador, indica normas para o exercício profissional, regula a conduta moral e impõem deveres e responsabilidades.

Através dele o Administrador amplia o seu pensamento e desempenha o seu papel com eficácia, tendo maior visão dos desafios propostos.

Em todas as profissões existe uma maneira certa, prudente e justa, de conduzir e fazer uma específica tarefa em uma determinada atividade profissional. Assim, a ética auxilia no desenvolvimento do bem estar individual e coletivo por caminhos regidos pela virtude nos atos funcionais e administrativos dentro de uma empresa, no segmento liberal ou no segmento autônomo, em prol da harmonia social.

“Ética é a parte da filosofia que estuda a moralidade do agir humano; quer dizer, considera os atos humanos enquanto são bons ou maus.” (ARRUDA; WHITAKER; RAMOS, 2001, p.42).

A ética existe para confortar e dar parâmetros de conduta para o ser humano. É fundamental a todo ser humano, bem como a toda sociedade, ter uma base sólida sobre a qual as decisões possam ser embasadas.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com