TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influência da economia no ambito empresarial

Por:   •  17/11/2021  •  Seminário  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdades Integradas de Jaú

Curso de graduação em Administração

Juliana Roberta Branco

Maiara da Silva Moura

A influência da economia no âmbito empresarial

Jaú

2021


Justificativa

Por muitas vezes o assunto economia é deixado em segundo plano nas empresas, e apesar de parecer uma disciplina voltada exclusivamente para exatas, a economia tem muito a nos ensinar sobre a humanidade pois trata-se do estudo do comportamento humano em relação a suas necessidades, sendo assim, está completamente presente em todos os nossos dias no âmbito empresarial e causa reações que podem ajudar gestores e administradores nas tomadas de decisão e no aproveitamento de oportunidades. A frase “toda crise tem oportunidades” faz sentido, mas é preciso estar atento e ter conhecimentos básicos para perceber a oportunidade e aproveita-las.

Portanto, o foco principal deste trabalho é expor alguns pontos referente a economia brasileira que afeta diretamente as empresas e demonstrar como os conhecimentos dos mesmos podem auxiliar nas tomadas de decisões e criação de estratégias.


Introdução

A análise do ambiente da organização envolve tanto fatores internos quanto fatores externos, possibilitando assim identificar os riscos e as oportunidades presentes e futuras, os padrões de gastos estão vinculados ao ciclo de negócios, que segundo Churchill (2000) é definido como o padrão do nível de atividade econômica que determina se os clientes estão dispostos a gastar dinheiro com seus produtos e serviços, isso porque o ciclo econômico segue um padrão onde a atividade econômica passa por três etapas: prosperidade, recessão e recuperação.

Em época de prosperidade o consumo aumenta por consequência do alto nível de emprego e produção, logo, os produtos tendem a ser avaliados pela qualidade e não pelo preço.                                                                Já quando chega o período de recessão significa que a economia está passando por dificuldades onde o nível de desemprego aumenta, a produção consequentemente diminui e o consumo tende a ser somente para produtos básicos e com preços menores.                                                         Enquanto no período de recuperação é o meio termo, onde a economia do país está melhorando, mas as pessoas estão receosas e preferem poupar dinheiro.

[pic 1]

Desenvolvimento

 O Conselho Monetário Nacional é responsável pelo crescimento econômico e social da sociedade. O presidente do Brasil escolhe quem será o Ministro da Economia e o Presidente do Banco Central, e o Presidente do Brasil juntamente com o Ministro da Economia escolhem quem será o Secretário Especial do Ministério da Fazenda. Essas três posições juntas formam o Conselho Monetário Nacional.

Para que seja acompanhado o crescimento do país é utilizado um indicador conhecido como PIB (Produto Interno Bruto), esse PIB é calculado através da seguinte expressão:

PIB = C + I + G + NX

Onde C é o consumo das famílias, I é os investimentos das empresas, G é os gastos governamentais e NX é a balança comercial.

Aparentemente fazer com que o PIB cresça é fácil, pode-se aumentar o consumo, aumentar o investimento das empresas, aumentar os gastos do governo e aumentar o valor da balança comercial, no entanto, é necessário que haja um equilíbrio nessa expressão.

Existe um vilão chamado inflação, o aumento generalizado de preços, pode ocorrer de diversas formas. Por exemplo:

A economia que decide crescer unicamente pelo consumo das famílias, disponibilizando dinheiro para as pessoas, causará uma demanda acima da produção e como consequência os preços dos produtos e serviços irão disparar para se equilibrar com a demanda, como consequência a população perde o poder de compra causando assim a inflação.

A economia que decide crescer unicamente pelos investimentos das empresas, onde a produção é maior que a demanda, ocasionará o derretimento dos preços, como já aconteceu na crise de 1929, a superprodução da época fez com que aumentasse o número de desempregados, a bolsa de valores despencasse e muitas empresas deixaram de existir, criando uma crise mundial.

A economia que decide crescer unicamente pelos gastos do governo pode ter um efeito negativo, pois o governo não gera riqueza, ele sobrevive por meio de arrecadação e imposto, no caso do governo brasileiro existe um déficit público.

A economia que decide crescer unicamente pela balança comercial, pode ocasionar a falta de produtos no país, o que acarretará em inflação.

BANCO CENTRAL DO BRASIL

Diante da exposição dos fatos, o banco central utiliza de diversas ferramentas no intuito de manter a equação equilibrada, garantindo um crescimento saudável do PIB. Umas dessas ferramentas são os juros, a famosa taxa Selic.

Quando o Banco Central diminui a taxa Selic, é um incentivo para a população fazer empréstimos financiamentos, pois o crédito fica mais barato, logo é estimulado o consumo, as empresas que vendem ganham mais e podem investir em projetos que necessitarão de mais funcionários e maquinários para que se mantenham competitivas, ou seja, reduz a taxa de desemprego e aumenta o mercado de consumidor. Em contrapartida os investidores tiram seus investimentos da renda fixa e migram para o setor privado.

Chamamos essa movimentação de política expansionista, expansão da oferta de moeda da economia pautado no aumento da produção interna para o aumento de riqueza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (174.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com