TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A questão do desenvolvimento à luz da globalização da economia capitalista

Por:   •  22/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO PROPOSTA

Leia o artigo de Francisco Luiz Corsi, “A questão do desenvolvimento à luz da globalização da economia capitalista”. Disponível em <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/rsp/article/view/3617/2874>. Acesso em 11 de março de 2015. Faça anotações sobre ele.

Depois, leia o seguinte texto, disponível em <http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?id=1355023&tit=Crescimento-em-2013-sera-mais-robusto-afirma-Dilma>. Acesso em: 21 de maio de 2013.

Depois que você leu o texto de Fernando Luiz Corsi, a manchete do jornal e as duas charges, responda:

a) Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam os textos e cada charge?

• Artigo científico de Francisco Luiz Corsi: trata dos problemas sociais que a globalização vem trazendo com seus conceitos neoliberais, principalmente em países de periferia que acabam perdendo em muitos aspectos como cultura, economia local, modo de vida. É o preço que eles pagam pelo desenvolvimento industrial;

• Manchete do jornal: trata das medidas adotadas pela presidente Dilma Rousseff para controlar a economia do país. E sua justificativa de que com essas medidas o ano de 2013 será economicamente mais propenso a ganhos e lucros do que o de 2012;

• Charge 1: exclusão social e econômica aumenta a desigualdade entre ricos e pobres que convivem em uma mesma sociedade, nação;

• Charge 2: o Governo acredita que incluindo a juventude às tecnologias digitais, o irá fazer se tornar um cidadão. Sem querer ver que o jovem cidadão se forma com a inclusão da educação, saúde, esporte, trabalho.

b) Há relação de causa-efeito entre a mensagem dos textos e as charges? Justifique sua resposta.

Sim. Com o avanço da globalização e o crescimento do capitalismo, os governos dos países subdesenvolvidos foram se rendendo ao comercio internacional, as multinacionais. Com isso acabaram se esquecendo de se preocupar com o desenvolvimento local. A consequência disso foi o enfraquecimento sócio econômico das periferias.

c) Há como mapear as quatro esferas da globalização correlacionando os estudos de globalização com as duas charges? Justifique e aponte as principais características.

• Produtiva: pessoas excluídas da dignidade humana devido ao desemprego, falta de oportunidades no meio trabalhista;

• Comercial: necessidades básicas comerciais em falta;

• Financeiro: falta de oportunidades de emprego, desigualdade no mercado financeiro, falta de desenvolvimento social; dão origem à miséria;

• Tecnologia: falta de acesso as novas tecnologias, gera transtornos sócio econômicos as pessoas que vivem à margem da sociedade.

d) De que forma as relações internacionais auxiliam/atrapalham a solução dos casos apontados pelas charges?

Auxiliam pelo fato da inovação constante de tecnologias, principalmente quando essas ocorrem na área da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com