TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questão do desenvolvimento à luz da globalização da economia capitalista

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

UNIP – UNIVERSIDADE INTERATIVA

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno(s):

LARYSSA CUSINI NEGRI – RA: 1632460

“A questão do desenvolvimento à luz da globalização da economia capitalista”

POLO ARACRUZ

2017


Esse trabalho tem por objetivo a leitura do artigo científico: “A questão do  desenvolvimento  à  luz  da  globalização  da  economia  capitalista”  de Francisco Luiz Corsi (2002), o texto da presidente Dilma Rousseff, na coluna “Conversa com a presidenta”, afirmando: “Crescimento em 2013 será mais robusto.” (Agência Estado, 2013), e por fim, analisar as duas charges disponíveis no AVA.

Após a leitura do texto de Fernando Luiz Corsi, o texto da presidente

Dilma Rousseff e as duas charges, responda:

A)   Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam os textos e cada charge?

Artigo científico de Francisco Luiz Corsi: trata-se da globalização da economia e dos meios de produção, com conceitos de liberdade absoluta do capitalismo. O alto preço que países periféricos pagam para se desenvolverem industrialmente.

Notícia do jornal: refere-se as políticas econômicas adotadas pela presidente Dilma  Rousseff  para  a  redução  da  taxa  de  juros,  e  reposicionamento  do câmbio, facilitando investimentos nas indústrias, e gerando empregos.

Charge 01: aborda o assunto da exclusão social e econômica, devido à falta de acesso as tecnologias digitais, gerando a desigualdade entre ricos e pobres.

Charge 02: é uma releitura criativa a inclusão digital, projeto promovido pelo governo, onde mostra a exclusão digital que por não conseguirem acesso as novas tecnologias acabam ficando desempregados e com a renda cada vez mais baixa.

B)    Há  relação  de  causa-efeito  entre  a  mensagem  dos  textos  e  as charges? Justifique sua resposta.

Sim, há relação de causa e efeito. Com a globalização da economia oferecendo maiores condições de expansão social, bem como também maior acesso as informações e comercialização em boa parte da população mundial, sendo assim a outra parte da sociedade é excluída por não ter acesso a esses meios tecnológicos, financeiros e de consumos. A matéria do jornal trata do


desenvolvimento e crescimento econômico, e as charges mostram claramente que o crescimento econômico nem sempre gera desenvolvimento.

C)   Há como mapear as quatro esferas da globalização correlacionando os estudos de globalização com as duas charges? Justifique e aponte as principais características.

As quatro esferas da globalização são: produtiva, comercial, financeira e tecnológica.

Produtiva: refere-se os incentivos das operações industriais de bens duráveis, no cenário mundial, e os países periféricos acabam tendo sua mão de obra barata, e seus recursos naturais altamente explorados.

Comercial: direcionada para o comércio internacional, onde parte da sociedade que  tem  condições  de  adquirir  esses  serviços  e  bens  duráveis,  com  alta margem de lucro. Já no cenário mundial a competitividade industrial dos países periféricos é dificultada pela alta fragilidade econômica e pela dependência em relação aos países centrais.

Financeira: a desigualdade em relação a distribuição do mercado financeiro, colocando em risco a dignidade humana da sociedade e a credibilidade do governo em exercício. Essas são algumas das consequências da globalização, como podemos ver nas charges.

Tecnológicas: podemos observar que a globalização juntamente com o avanço tecnológico, proporcionaram muitas facilidades, sendo: uso de celulares para diversas  tarefas,  acesso  à  internet,  uso  de  computadores,  entre  outras inúmeras modernidades, que cada vez mais nos deixam dependentes, e para aqueles  que  não  possuem  acesso  as  essa  tecnologias  acabam  sendo excluídos da sociedade, aumentando o índice de desemprego e outros agravantes.

D)   De  que  forma  as  relações  internacionais  auxiliam/atrapalham  a solução dos casos apontados pelas charges?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com