TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A relevância do planejamento estratégico para as organizações modernas

Por:   •  27/8/2019  •  Resenha  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

UNINASSAU DE SÃO LUÍS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO  

DISCIPLINA: Planejamento Estratégico

PROFESSOR: Lucas Borba

ALUNO: Luyana Pereira de Lima

 

A relevância do planejamento estratégico para as organizações modernas

                 Em síntese vamos se disser que sem o planejamento estratégico não temos como planejar (Prever ou preparar o futuro), pois diariamente o planejamento estratégico esta presente e a estratégica que é o conjunto de ideias direcionadas para atingimentos de determinado objetivos, que sem essas fontes os processos de preparação das ações fundamentados ficam incapazes de geri ideias estratégias. Por tanto a partida para todas as ações que uma empresa precisa para funcionar, deve se ter o Planejamento Estratégico, onde ajuda a administrar tempo, recursos e energia para a estratégia de negocio.

               Sob o mesmo ponto de vista muitos administradores não gostam de “perde tempo”, onde não conseguem compreender o valor de criar um plano para o futuro, que podem surgir ao longo do caminho e identificar oportunidades de melhoria, entre tanto isso não invalida a necessidade de ter um plano que direcione os esforços organizacionais. Mas é justamente a existência do planejamento estratégico que torna a organização mais preparada para as mudanças.

              Hoje em dia o planejamento estratégico é um processo gerencial de grande importância dentro das empresas, dependentemente se é em grandes portes ou pequenos portes. Ao contrario do que se pensa um bom planejamento impulsiona a empresa na direção correta, auxiliando para que ela possa antecipar-se as ameaças e fazer um diagnostico de oportunidades e melhorias. De acordo com a opinião do gestor executivo da EDP, Ewaldo Nogueira, a execução do planejamento estratégico é essencial na organização, e no seu ponto de vista,

 “Não basta apenas fazer um planejamento estratégico, você tem que ter o processo continuo. É preciso envolver a liderança, a força de trabalho e fazer boa disseminação deste planejamento”. 

Já para o sócio diretor da empresa de consultorias Holus, a Gestão empresarial e educacional e ex-superintendente geral da FNQ, Antonio Tadeu Pagliuso, diz que o planejamento é decisivo, mas o sucesso da empresa não esta somente no planejamento estratégico.

 “Durante o processo de planejamento estratégico, poucas organizações consideram os processos gerenciais e produtivos ou seja as capacidades desses processos, para estabelecer ou considerar as metas de curto, médio e longo prazo para a elaboração do plano estratégico”.

 Pois a falta de todas essas informações, faz com que essas empresas definam metas inexequíveis, sendo que as modificações nos processos, muitas vezes não são compensadas quando considerada a relação custo x beneficio.

           

            Existem muitos cases de sucesso por todo o mundo. Inclusive no brasil. A GOL linhas aéreas iniciou suas atividades em janeiro de 2001, com um patrimônio de vinte milhões. Já em 2006, a empresa foi avaliada em 12 bilhões, e cresceu 17 vezes em faturamento.

           Um ano depois, adquiriu a Varig, ex-empresa líder, abrindo caminho para uma tentativa de hegemonia do mercado de aviação brasileira. Resumindo, em seis anos e sem experiência no ramo da aviação, iniciou com uma participação de 5% e conquistou 37% do mercado. Mas para chegar nesses resultados, a empresa analisou suas forcas e fraquezas, criou uma cultura organizacional, forte e compreendeu que tinha muitas qualidades para concorrer no mercado, mas que também tinha diversas falhas ou limitações. E para isso foi essencial fazer uma analise. Dessa forma, conseguiu ver que o caminho não era usar os mesmos métodos que os concorrentes estavam usando apesar de estarem em destaque no mercado. Ao contrario ela entrou no espaço que os concorrentes havia vazio, criou estratégias para um publico de nicho e conseguiu se tornar referencia em um mercado desprezo pelas outras companhias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com