TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A urgência de planejar os processos de gestão de pessoal

Artigo: A urgência de planejar os processos de gestão de pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Artigo  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

Relevância do planejamento dos processos de RH Relevância do Planejamento dos Processos de RH

Eleger pessoas e delegar funções parece ser uma atividade fácil, mas não é. O GP muitas vezes precisa concorrer seu pessoal em diversos projetos, ou alocá-los de acordo comos recursos financeiros disponibilizados, dificultando a atividade como um todo.

O projeto é como um banquinho de três pernas. Essas pernas respectivamente representam o custo, o prazo e a qualidade. Para cada umadestas, o envolvimento de recursos humanos muda drasticamente, pois o GP precisa alocar recursos de acordo com a disponibilidade oferecida e com habilidades desenvolvidas que caibam dentro do orçamento. Dessa forma, às vezes épreciso fazer manobras e utilizar de recursos com habilidades distintas das previstas, provendo treinamentos e alinhamentos, tendo que "matemágicamente" chegar ao resultado desejado, para sempre manter o banquinho em pé eequilibrado.

E para o gerente de projetos conseguir controlar seu pessoal de uma forma eficiente e eficaz, as boas práticas do PMBOK recomendam então a criação de um Plano de Recursos Humanos. Nesse conceito, basicamentese coletam informações específicas da empresa, entendendo os processos e políticas de trabalho. Com isso em mãos e também a definição dos recursos necessários, utilizando de ferramentas específicas como gráficos, matrizes eorganogramas, o GP desenha e desenvolve sua equipe, subclassificando de acordo com as habilidades e necessidades do projeto, adequando o cenário mais ideal possível, nascendo assim o Plano de Recursos Humanos, que podeser (e acredite, será!) constantemente modificado e ajustado de acordo com as necessidades e dificuldades que caminham juntas com a execução do projeto.

Com um bom plano em mãos, o GP tem mais facilidade para manejar suaequipe e contornar as dificuldades, atendendo as necessidades do projeto com mais objetividade, pois o Plano de Recursos Humanos além da mobilização de pessoas e definições de atividades, também contempla

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com