TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÈTICA, MEIO AMBIENTE E ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Por:   •  16/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO: SUPERIOR TECNOLOGICO PROCESSOS GERENCIAIS

VALNEI SANTOS DA ENCARNAÇÃO

TEMA: ÈTICA, MEIO AMBIENTE E ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Salvador/BA

2022

Introdução

   Antes mesmo de explicar de que forma a área de atuação profissional se relaciona com a ética e o meio ambiente, é necessária entendermos o que é ética e o por que está ligado a todo um contexto na vida da sociedade. Ética, um conceito muito difundido, mas não tão bem vivenciado na prática, discuti-lo é muito importante para a construção de uma ampla noção do universo da ética, para que haja o melhor entendimento possível sobre suas bases, definições e aplicação desse valor.Sem ética, caminhamos para um mundo menos harmônico e para relações sem confiança. E estou certo de que nenhum indivíduo ou profissional deseja isso para nossos espaços de convivência.

A ética é importante e essencial para que haja equilíbrio em uma sociedade porque nos ensina a refletir sobre nossas ações, se seguimos as regras e normas necessárias para o bom convívio em sociedade, se respeitamos o outro, se somos honestos, íntegros e justos, se fazemos aquilo que é correto mesmo quando ninguém está olhando. É por isso que a ética é necessária na formação do cidadão e nas relações sociais.A ética baseia-se na reflexão moral e social, pois ela é a base sobre a qual uma sociedade equilibrada está firmada.

O que é Ética

Ética se caracteriza pela prática de ações condizentes com regras e convicções estabelecidas na e pela sociedade. Se nos aprofundarmos um pouco mais, perceberemos que o valor do qual estamos falando relaciona-se a princípios universais, que são aqueles que apresentam o mesmo sentido independentemente de onde estivermos.Ela é o conjunto de valores e princípios que fazemos uso na nossa conduta. Segundo Mário Sérgio Cortella, a ética se resume em responder três questões da vida humana: querer, poder e dever. Têm coisas que queremos, mas não podemos; têm coisas que podemos, mas não devemos; e têm coisas que devemos, mas não queremos. Para o filósofo, é preciso se questionar diante de uma escolha: “Quero, posso e devo? ” Caso seja afirmativa a resposta, estarei agindo de maneira ética.

A função do pensamento ético, portanto, é manter a ordem social. Embora não mantenha relação direta com a lei propriamente dita, a ética é construída ao longo da história, galgada nos valores e princípios morais de determinada sociedade. Os códigos éticos visam proteger a sociedade das injustiças e do desrespeito em qualquer esfera social, seja no ambiente familiar ou profissional. Partindo do princípio de que ética pode ser considerado um conceito que contempla o entendimento da interação entre os seres humanos, ou seja, ela é um conjunto de princípios que aplicamos em nossa conduta — mesmo que, muitas vezes, nem nos damos conta. O representante mais genuíno para “legislar” sobre o tema seja Kant. Segundo esse grande filósofo alemão, para entender as diretrizes do comportamento ético, basta se questionar: se eu agir de determinada maneira, terei vergonha de que as pessoas saibam ou de contar o ocorrido para alguém? Nas palavras dele, a questão é: “Tudo o que não puder contar como fez, não faça”.

Em geral, aquilo que tende a ser mais simples ou gerar um resultado positivo nos chama a atenção, e aí vem meu ponto vista: ao pensarmos no que estamos fazendo, independentemente da natureza, e, ao avaliarmos os riscos gerados a terceiros a partir de nossas decisões, abrimos o caminho para a ética. É possível visualizar a relação entre ética e profissão seja qual for você tenha escolhido, pois cada uma tem um código de ética a seguir.

 Ética é muito requisitada atualmente, por diversas áreas profissionais e sociais, como as instituições que fazem parte do terceiro setor, principalmente por causa do apelo social e sustentável cobrado no mundo inteiro. A consciência adquirida ao longo do último século é responsável por essa demanda ética.Qualquer profissional tem um código de ética a obedecer, para cumprir sua função sem desrespeitar os direitos da sociedade, empresa etc. que faça parte.

   Um exemplo que podem ser citados é a Ética Profissional e Ética Ambiental o qual se relaciona com o tema abordado, pois juntos corrobora a questão de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.Vamos falar primeiro sobre a Ética Profissional que nada mais é do que todo o conceito moral e cultura social que foram considerados aceitáveis dentro do universo corporativo. No ambiente corporativo a ética envolve o respeito às normas de conduta, à área de trabalho e às demais pessoas que o integram. Pela perspectiva jurídica, cada organização tem o seu próprio código de condutas éticas, isto é, um documento que determina as atitudes e posturas que se esperam tanto dos funcionários quanto da administração, determinando os padrões de comportamento que devem ser praticados no cotidiano.

Existe, ainda, um outro ponto de vista sobre a ética profissional. Estamos falando sobre as posturas individuais que definem como cada empregado lida com as relações de trabalho e com sua própria profissão, agindo conforme seus princípios, o que pode dar ou não ênfase às características de uma conduta ética.

   A Ética Ambiental é o estudo referentes à conduta humana. Implica no entendimento do que deve ser socialmente correto e justo para a geração presente e sustentável, no longo prazo. No plano ambiental, a ética deve ser entendida como um pressuposto fundamental do comportamento humano, sob o qual as decisões de gestão dos recursos naturais devem visar ao consumo presente, sem prejuízo para as gerações futuras. Já no plano econômico, admite-se que as implicações de dado fluxo de custos e benefícios das atividades produtivas devam ser avaliadas com base em ganhos e perdas reais no período presente, em relação ao tempo futuro.

   A ética profissional, ambiental, médica, etc. seja qual for se interligam entre si pois não tem só como propósito o bem estar, uma melhor convivência na sociedade, mas preservação e melhor utilização dos recursos naturais, um bom exemplo é outra relação entre sua escolha profissional e a sustentabilidade, pois quando se tem um profissional que tem ética profissional e sua própria atividade o qual ele exerce que já colaboram para a preservação do meio ambiente é um avanço para o desenvolvimento sustentável e consciente. Um bom exemplo a ser citado quem trabalha na área de Gestão de Projetos como no meu caso que pretendo entrar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (236.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com