TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética Empresarial e Responsabilidade Social

Por:   •  5/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Ética Empresarial e Responsabilidade Social

Identificação da tarefa: Tarefa 2. Envio de arquivo

Pontuação: 10 pontos

Tarefa 2

Faça um resumo crítico (*) do texto “Compliance, Ética e Responsabilidade Social na Organização Empresarial”, disponível na Biblioteca da disciplina. Procure identificar o conceito de ‘Compliance’ e como as empresas brasileiras estão se ajustando a essa prática. Faça uma pesquisa sobre as empresas brasileiras associando-as ao quadro que está na página 33, figura 3.1 – Responsabilidades Empresariais.

Exemplo: Quais empresas nacionais podem ser associadas às práticas sociais, que estão fazendo diferença no mercado? Quais ações essas empresas desenvolvem para serem acreditadas como socialmente responsáveis?

Importante:

(*) Um resumo crítico não se limita a transcrever partes do texto, mas interpretá-lo, levando em consideração as principais ideias defendidas pelo autor, além de consistência e embasamento.

Outras fontes podem ser consultadas, mas deverão ser citadas.

Bons estudos!

Resumo

A corrupção não é um mal que assola apenas o Brasil, suas consequências ultrapassam fronteiras culturais, linguísticas e econômicas. O problema atualmente é visto e combatido coletivamente, visto que as consequências desse mal atingem proporções mundiais. Frente ao problema, o Brasil vem adotando formas de mitigar a corrupção por meio de tratados internacionais.

A Responsabilidade Social Empresarial, que se refere ao conjunto de iniciativas e práticas que manifestam o comprometimento da empresa com comportamentos éticos, transparentes e voltados para o desenvolvimento da comunidade existente em torno do seu empreendimento, incluindo a preservação do meio ambiente, redução de desigualdades e respeito à diversidade. No entanto, o conceito de compliance é estar em conformidade com leis e regulamentos. Esse conceito abrange todas as políticas, regras, controles internos e externos aos quais a organização precisa se adequar. Por isso, adequando-se ao compliance, suas atividades estarão em plena conformidade com as regras e legislações aplicadas aos seus processos.

No texto lido, pude perceber que as empresas que tenham o Compliance e a ética e a responsabilidade Social em práticas, são instituições fortes com o requisito básico para o desenvolvimento de um país.

No texto tem o Paraguai com sua falta de maturidade institucional, deixa claro que embora com melhores condições de tempo e recursos, têm uma qualidade de vida e muito pior desenvolvimento que a Dinamarca.

No Brasil, não muito diferente, tem o seu estado enfraquecido por um sistema político em exaustão que tem sido a causa de problemas sociais por décadas. Felizmente, as empresas multinacionais têm contaminado a relação Empresa x Estado x Cidadão, com força. As empresas estrangeiras, fortemente regulados em seus países de origem mudaram o comportamento e trouxe para o Brasil as boas práticas de negócios, tais como respeito ao meio ambiente, acionistas, consumidores e melhorar as relações com o Estado. Há muito a ser feito, mas o Brasil está mudando rapidamente. Hoje temos várias empresas e governo com ajustes onde a ética e a responsabilidade social e legal (compliance), estão se ajustando para melhorar.

Aqui no Brasil, sob o foco de combater a corrupção e responsabilizar também as pessoas jurídicas de forma objetiva, surgiu a lei anticorrupção fazendo que o brasil se adequasse à realidade internacional, trazendo mais um dispositivo para vedar atos maculados oriundos não só de agentes públicos como também de pessoas jurídicas, alinhando-se a ideias de compliance. A despeito das dimensões geográficas do país, existe uma cultura que pode ser percebida em boa parte das empresas: a do jeitinho brasileiro, que tanto pode significar uma forma sutil de transgressão das leis instituídas quanto inventividade e criatividade para lidar com as situações difíceis.

Os mecanismos de compliance são necessários para um melhor desempenho empresarial, principalmente em um contexto globalizado. Porém, o quanto será efetivo, tendo-se em vista que tais políticas não são obrigatórias, salvo para as estatais e algumas empresas que saíram na frente e encaram o compliance como aliado à sua estabilidade econômica e não como mais um custo. Hoje as empresas estão se dando conta que ter um bom compliance alinhado com responsabilidade social e responsabilidade ambiental, deixa sua imagem mais forte perante seu público-alvo e com isso atrai outros para si. O brasil está no caminho certo, e com essa nova realidade em vista, as empresas e o estado tem se ajustado para se adequar as novas regras do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com