TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Moral

Por:   •  15/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE - UNIPLAC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ÉTICA PROFISSIONAL E EMPRESARIAL – 8º SEMESTRE

 

ACADÊMICO(A): Lizana da Silva Borges

Assinatura: Lizana Borges

 

Lages, 08/08/2018.

EXERCÍCIO N º 01

1. Mediante pesquisas bibliográficas, transcreva conceitos de ÉTICA e MORAL de dois autores. (Citar o nome de cada autor ao final de cada conceito).

        Friedrich Hegel afirma que na moralidade ‘’a determinação da vontade está assim posta no interior’’ enquanto que a ética é ‘’a plena realização do espírito objetivo, a verdade do espírito subjetivo’’. HEGEL, G. W. F. Enciclopédia das Ciências Filosóficas. São Paulo: Loyola, 1995, v. III, p. 295.

                

        Paul Ricoeur diz que ‘’É preciso distinguir entre moral e ética? A dizer a verdade, nada na etimologia ou na história do uso das palavras o impõe: uma vem do grego, outra do latim, e ambas remetem à ideia dos costumes (ethos, mores); pode-se, todavia, distinguir uma nuance segundo se ponha o acento sobre o que é estimado bom ou sobre o que se impõe como obrigatório. É por convenção que reservarei o termo 'ética' para a intenção da vida boa realizada sob o signo das ações estimadas boas, e o termo 'moral' para o lado obrigatório, marcado por normas, obrigações, interdições caracterizadas ao mesmo tempo por uma exigência de universalidade e por um efeito de constrição’’.  Ricoeur, P. Ética e Moral. Em torno ao político. São Paulo, Loyola, 1995. 

2. Descreva por autor, as diferenças entre os conceitos de ÉTICA e MORAL.

        Pode-se dizer que no conceito de ética e moral de Hegel, a diferença entre os dois conceitos consiste na ética como verdade da moralidade, ou seja, sem a qual a moral permaneceria puramente abstrata. A moral representa para Hegel um estado elevado do pensamento, já a passagem da moralidade para a ética significa o início da vida propriamente ética, conforme os costumes e ações considerados corretos. Sendo assim, a moral para ele seria a vontade no interior do indivíduo, e a ética seria colocar em prática as ações pensadas em seu interior.

        Para Ricoeur, a palavra moral sugere o estrito cumprimento das normas, das obrigações, dos deveres que devemos seguir tendo em vista a universalidade dessas imposições e de serem consideradas essenciais para o convívio humano. Já a ética, no seu ponto de vista, estaria associada ao bem viver, às virtudes e às práticas efetivas concretas, a vida boa com ações estimadas boas. Sendo assim, fica claro que o autor sugere que a moral é imposta às pessoas, que sem ela não haveriam obrigações e normas a serem respeitadas e cada pessoa poderia fazer o que bem entendesse. A ética, por sua vez, demonstra os costumes de cada um, considerada as boas ações e as virtudes do ser humano.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com