TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Moral

Por:   •  15/3/2019  •  Resenha  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo: ÉTICA E MORAL

Entende-se que ética e moral são sinônimos por se tratar de aspectos necessários para uma boa conduta, ou seja:

Moral é um conjunto de regras e condutas adquiridas pelo ser humano ao longo de sua vida e ética é o modo como ele desenvolverá essa ‘moral’ em suas atitudes do dia a dia, sendo elas consideradas éticas quando são feitas generosamente, com coragem, atenção e preocupação ao próximo.  Aquele que não age moralmente, não possui mérito e pode sofrer as punições de leis que lhe foram apresentadas durante a vida, e aquele que age sem ética também não possui méritos, e é enxergado de forma grave, porém podendo ser somente lamentado por todos.

A falta de ética na ciência gera grandes impactos e preocupações, visto que com os avanços em pesquisas e tecnologias, o profissional que não é ético e não visa trabalhar mediante a verdade e esclarecimento dos fatos não merece credibilidade de sua palavra, pois pode trazer grandes danos à vida do receptor de seus testes e pesquisa, danos estes que podem ser irreparáveis como no caso das cobaias humanas em 2006, que embora tenha sido realizado após aprovação do conselho nacional de ética em pesquisa, três dos voluntários foram prejudicados, pois em função do experimento contraíram Malária. Além de falta de ética, é uma afronta a dignidade humana.

Na falta de ética na Medicina, podemos considerar que o médico é o guardião da vida, bem maior assegurado ao ser humano. Seu trabalho deve ser desenvolvido sempre com muita cautela, dedicação, diligencia e respeito, evitando que seu paciente seja conduzido à dor e sofrimentos. O médico que não trabalha da maneira citada acima, não segue os princípios éticos norteadores de sua atividade e essa falta pode ser aferida pelo conselho regional de medicina.

A falta de ética na política e economia brasileira, esta nítida na situação atual do país. A ausência dela está deixando o mundo em crise, com falta de caixa, dívidas e principalmente sem investimentos, e tudo isso devido à falta de ética na administração desse dinheiro, que ao invés de estarem sendo totalmente aplicado no desenvolvimento de educação, saúde e  demais necessidades,  está enchendo os bolsos de políticos corruptos que se comprometem com uma boa administração diante a população e ao assumirem seus cargas alem de não exercerem o que lhes foi confiado, desmoralizam com o dinheiro dos pais enriquecendo com as custas da população.

REFERÊNCIAS

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1997. 
CRICHTON, Michael. Next. New York: HarperCollins Publishers, 2006.
 
DECLARAÇÃO do Rio de Janeiro sobre ética em ciência e tecnologia (para a América Latina).
 
VALLS, Álvaro L. M. O que é Ética. São Paulo: Brasiliente: 2003.
 
VALLS, Álvaro. L. M. A. A “Ciência da Ética. In: Da Ética à Bioética. Petrópolis/RS: Vozes, 2004, p. 40-60;

HTTP://g1.globo.com/noticiasmundo/0,,MUL1221172-5602,00-

ECONOMIA+PRECISA+DE+ETICA+ESCREVE+BENTO+XVI+EM+SUA+TERCEIRA+ENCICLICA.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com