TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética na Gestão

Por:   •  23/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

O Objetivo deste trabalho é passar informações a respeito do tema: “Ética na gestão”. É um tema que engloba uma série de pontos de vista a respeito do comportamento do ser humano e sua postura no meio social.

É de muita importância deixar claro que a ética está presente em quase todos os ramos de atividades, e principalmente nas empresas, se tornando peça fundamental para seu progresso, nessas empresas onde são traçadas metas com o intuito de atingir o objetivo organizacional, sendo necessário a honestidade, priorizando a ética para este fim.  Está presente não somente em empresas, mas em diversas profissões, serviços públicos, relações de trabalho, pesquisas científicas, entre outros, vêm se difundindo cada vez mais no meio administrativo, pois seus valores aperfeiçoam a imagem da empresa perante a sociedade.

2. ÉTICA NA GESTÃO EMPRESARIAL

Ultimamente vem se debatendo muito sobre ética empresarial, embora seja um assunto bastante importante dentro de uma empresa, muitas pessoas não dão a devida importância para tal assunto.  Mas o que seria, esse tão falado "Ética Empresarial”? A ética nada mais é que o comportamento do ser humano perante o meio social em que ele está participando, portanto ética empresarial, nada mais é que, uma responsabilidade social das empresas que hoje é um ponto de extrema importância. Outro fator muito importante, é a harmonia que deve existir entre os membros de uma organização. Mas porque essa tal harmonia deve existir?  Simplesmente porque na maioria das empresas que operam nos dias atuais, são movidas basicamente por um organograma, que é uma espécie de gráfico que representa a estrutura de uma organização, como estão divididas as unidades funcionais e algo muito importante que toda empresa deve ter que são as hierarquias e as relações de comunicações, pois cada funcionário será subordinado a outro que irá, de certa forma, acompanha-los durante o trabalho, a fim de, criarem metas e estratégias para atingirem o objetivo organizacional, porém  para que isso ocorra de forma eficaz, deve-se ter tudo detalhado e organizado, assim como está presente em todos os organogramas de uma empresa, por isso a comunicação (harmonia) entre os membros de todas as empresa deve ocorrer em primeiro plano.

Querendo ou não, todos nós somos cientes que as empresas hoje em dia, tem um forte impacto na sociedade, e como consequência, elas devem ter estratégias para a criação de novos produtos que atendam á demanda da população, por isso para cada empresa a função ''Lucro Versus Função Social" é muito importante, mas desconhecida por parte das pessoas. Vale ressaltar que esse assunto referente a éticas nas empresas não é algo recente, muito pelo contrário, isso existe a muito tempo atrás, porém nesses últimos anos essa questão entrou em alta. Com o crescente aumento dos negócios em diversas partes do mundo, ocasionou uma certa obrigação á todas as empresas a pensar e agir em formas de sempre estarem melhorando os seus produtos, de potencializa-los, para passarem a frente de suas concorrentes.

Até um certo tempo, a ética em relação as empresas era algo incomum, pois só se pensava em na eficácia dos processos e ao mais importante, o lucro. Hoje em dia, isso mudou, diferentemente do passado, em pleno século XXI a ética na gestão empresarial veio ganhando força e hoje é de extrema importância, tanto que é essencial para uma empresa. Com essa reeducação empresarial fica visível uma mudança na cultura das organizações e cada vez mais necessita-se de uma nova postura de diálogo, pois a necessidade de dependência de relacionamentos empresariais se mantêm em alta para que uma empresa possa crescer. Uma empresa que não tenha ética, pode sim, se prejudicar e ter sua imagem sujada caso não tenha postura ética e não assuma o compromisso de se submeter ás políticas e regras editadas pelas organizações com que se relacionam. 

A gestão empresarial ela cria profissionais possam ajudar a inovar e melhorar processos organizacionais, se antecipar a vários tipos de problemas, resolvendo-os e desta forma minimizar custos e maximizar benefícios da atividade econômica empresarial, dentro de normas éticas e sustentável dos negócios. O grande desafio das empresas e sempre melhorar seus produtos, ou criando novos, porém sempre visando em menor custo e maiores benefícios, como se foi citado logo acima. Deve-se compreender que a ética está presente em quase tudo, por isso é papel do profissional e principalmente da empresa, em si, de atuar de forma responsável e sustentável, porque não se deve pensar somente em criar produtos para gerar lucros, mas também pensar se tal vai servir da forma correta á população e também se irá causar danos ao meio ambiente, isso é um ato ético. E nos dias atuais essa transparência ética é um comportamento esperado e plenamente reconhecido por comunidades globais. Ainda se pode concluir que a imagem de uma empresa ela é formada através da atuação, da mesma, com base em valores éticos e principalmente ao respeito ao público interessado, algo que antigamente era muito precário, mas conforme avanços no modo de pensar de alguns seres humanos, técnicas honestas foram criadas e estão sendo postas em práticas para o bem geral da nação.

3. ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES

A sociedade está buscando comportamentos que possibilitem a difusão de relações éticas. As queixas sobre a falta de ética na sociedade são frequentes, na política, na indústria e até mesmo nos meios esportivos, culturais e religiosos. 

O interesse e a preocupação com a ética empresarial e de seus donos e funcionários, tem crescido, se tornando alvo da mídia. Já se procura supervisores ou consultores éticos para cargos em várias empresas, sinal de que a empresa está incluindo a preocupação com a ética formalmente em sua estrutura organizacional.

A busca pela ética organizacional possui motivações dentre as quais a urgência de recuperar a credibilidade da empresa, a mudança na concepção da empresa, em que evita a busca somente pelos lucros indo em direção a uma empresa socioeconômica que tem uma responsabilidade ética para com a sociedade. Para a busca do Bem Comum pautado na Ética na Atividade Empresarial, é indiscutível que as boas decisões empresariais resultem de decisões éticas. 

Para uma empresa ser considerada ética, é necessário que ela cumpra todos os seus compromissos éticos e assumir uma postura ética como estratégia relacionada aos negócios, sendo honesta com todos os que possuem relacionamento com a empresa como os clientes, os fornecedores, os sócios, os funcionários, o governo e a sociedade como um todo. A reputação das empresas e organizações é prioridade nas relações comerciais, formais ou informais, tanto como publicidade como ao desenvolvimento de produtos ou questões ligadas aos recursos humanos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (298.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com