TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética no Empreendedorismo

Por:   •  21/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal

ADF 117F - EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO 1

Gabriel Gonçalves de Freitas                                                        1803

Introdução

Ética um conjunto de princípios e valores morais que orientam a forma está associado ao modo de ser humano se comporta em sociedade. Tem como principal função, garantir que haja um bom funcionamento e equilíbrio social, fazendo com que ninguém saia prejudicado. Sendo assim, muita das vezes a ética é confundida com as leis, pois está relacionada com o sentimento de justiça social.

Uma boa conduta seguindo os princípios éticos, é aquela onde têm-se maior probabilidade de satisfação sobre a insatisfação ou o menor saldo de insatisfação sobre a satisfação. Com isso, a ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.

Ética no empreendedorismo

Tendo muitos escândalos apresentados nas mídias físicas e digitais relacionadas ao governo e a empresas brasileiras, falar sobre ética é essencial. Casos famosos como mensalão, demonstram a fragilidade da ética no mercado.

        Atualmente ser empreendedor é algo que está moda. Com isso, o mercado de trabalho se torna bastante competitivo, fazendo com que, as pessoas que se destacam neste mercado tenham princípios de éticas diferentemente dos oportunistas. Sendo assim, demonstrar preocupação nos seus atos, respeitar a todos, bem como promover ações de responsabilidade social e sustentabilidade são práticas fundamentais para se destacar no mercado.

Lutar contra a corrupção, buscando mais transparência pode gerar alguns benefícios. Sendo eles: menos probabilidade de perder oportunidades com clientes; proteção da imagem da empresa; dentre outros benefícios. Com isso, podemos nos perguntar “Qual a função da ética no mundo empresarial?”.

Para responder esta pergunta Existem ótimos benefícios para empreendedores preocupados com a transparência e com o respeito social, mas é importante entender quais tipos de ações podem ser promovidos para alcançá-los. Exemplos disso é investir em causas sociais,  debater sobre temas em alta referentes a sustentabilidade, e fazer com que um plano de ações em regulamentos externos e internos seja seguido, onde a empresa fica em conformidade com a lei e com seus regulamentos internos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com