TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 5

Avaliação a Distância

Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional

Questão 1 (4,0 pontos)

Faça uma pesquisa nos sites das revistas eletrônicas disponíveis na sequência e busque um artigo que discorra sobre o Gestor de pessoas: pode ser sobre os desafios enfrentados por esse profissional, habilidades ou competências que lhes são requeridos na atual fase da gestão de pessoas, que estudamos em nosso material didático.

Elabore uma breve resenha crítica, entre 15 e 20 linhas, sobre o artigo escolhido, que deve, portanto, conter um resumo e uma análise crítica à luz das teorias estudas em nosso material didático.

Siga as normas da ABNT e não deixe de apresentar a referência bibliográfica do artigo escolhido.

Exemplos de sites em que você pode realizar essa pesquisa:

Revista Você SA: http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/

Revista Melhor: http://www.revistamelhor.com.br/

Revista RH: http://www.rh.com.br/

R: Atividades que antigamente se resumiam em admitir, pagar e demitir hoje se estendem por um “mar de tarefas”. Reuniões de alinhamento de visão, missão e valores, bem como analise da saúde ocupacional, avaliações de desempenho e etc. Aqui me deparo com o primeiro desafio dos gestores, a “caça de talentos”. O modo como a empresa atrai os talentos deve ser encarado de forma estratégica, não pode ser uma tarefa mal projetada. Pois neste colaborador serão depositadas doses de confiança em busca dos resultados e do sucesso tão almejados pela empresa.

O segundo desafio do Gestor de Pessoas, o desenvolvimento de habilidades e competências. Resumo em: tornar as pessoas cada vez mais felizes com as tarefas que desempenham, para que elas sejam cada vez mais produtivas, comprometam-se ainda mais com a organização, para que esta se torne referência no mercado em que atua, potencializando seus negócios.

O terceiro e, talvez mais complexo desafio, é retê-los na organização. Pessoas não deixam suas empresas apenas por salários maiores. Planos de carreira e oportunidades concretas de ascensão profissional podem ser boas formas de evitar a evasão destes colaboradores. O perfil do profissional talentoso não é daquele que se acomoda, sempre estão em busca de novos desafios.

Portal Administradores - Especialista dá dicas sobre como enfrentar 5 desafios atuais da gestão de pessoas.

<http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/especialista-da-dicas-sobre-como-enfrentar-5-desafios-atuais-da-gestao-de-pessoas/54832> Acessado em 03/03/2013

Questão 2 (3,0 pontos)

Em alguns segmentos de negócio há falta de colaboradores com o perfil requerido pela Organização. No artigo “Ilumine sua gestão”, de Luiz Edmundo Rosa, há uma série de encaminhamentos sobre como se deve gerenciar as pessoas numa organização, em cujo segmento de negócios não haja muitos profissionais disponíveis. Amparados no que estudamos, leia esse artigo, o qual pode ser acessado pelo link disponível a seguir , e, num texto de até 15 linhas, apresente quais das sugestões presentes nesse artigo estão sob a responsabilidade e representam desafios ao Gestor de Pessoas. Justifique suas indicações, considerando o conteúdo estudado em nossa disciplina.

Disponível em: < http://www.revistamelhor.com.br/dicas/1216/ilumine-sua-gestao >. Acesso em: 25 jan. 2016.

R: Uma das maiores (senão a maior) dificuldades nos negócios é lidar com as pessoas. É preciso muito mais do que boa vontade para comandar pessoas. Para que isso aconteça naturalmente, é necessário que se invista em capacitação destes gestores. Mais do que novos conhecimentos é preciso que a pessoa tenha autonomia num cargo de liderança. Novas habilidades e novas atitudes trabalhando em conjunto para um resultado muito mais eficiente. Pessoas não deixam suas empresas apenas por salários maiores. Para evitar a evasão destes talentos, a empresa deve ter um bom clima organizacional, onde os trabalhadores tenham uma boa convivência e possam desenvolver suas tarefas de forma mais harmoniosa.

Questão 3 (3,0 pontos)

O Gestor de Pessoas vivencia diversos desafios em seu cotidiano laboral. Um deles é a evasão de talentos. Muitas vezes, a empresa gasta com excelentes contratações e programas de treinamento e, após um tempo, esses profissionais são seduzidos pela concorrência e partem em busca de outras oportunidades. Gerenciar isso requer conhecimento, habilidade e competência. Em reportagem publicada na Revista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com