TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD2 - Teorias da Administração II

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 3

A burocracia e a corrupção na administração pública atual

A importância da Administração se revela pelo tratamento amplo que hoje recebe nas Constituições, inclusive a brasileira. Revela-se, ainda, pela preocupação, quase universal, em modernizá-la, para que tenha eficiência, não desperdice recursos públicos e respeite o indivíduo, tratando-o como cidadão, portador de direitos, não como sujeito de que recebe favor. Contudo, administrar o serviço público não se resume em tentativas de conceitos, e sim num exercício de vontade objetivando obter um resultado. Tem como objetivo essencialmente afastar da administração os vícios, fraudes e corrupção, onde há um zelo excessivo com os controles administrativos prévios.

Burocracia é administração do objeto público por funcionário sujeito a hierarquia e regulamento rígidos, e a uma rotina inflexível. Obviamente que a excelência na gestão pública não é algo que se possa vislumbrar ou conquistar imediatamente, caracteriza-se, infelizmente, como um processo lento e que, no Brasil ainda é recente. Embora existam gestores verdadeiramente engajados a essa ideia e ainda diversos programas e ferramentas de gerenciamento à disposição, o que se constata, em contraposição, são inúmeras teorias e obstáculos a serem superados, resquícios dos modelos patrimonialista e burocrático. Realmente, da Administração Pública depende a concretização de direitos sociais fundamentais, como saúde, educação, alimentação, trabalho, habitação, lazer, segurança pública, enfim, direitos essenciais para a própria sobrevivência humana, com o mínimo de dignidade. Assim, um dos mais graves problemas enfrentados pela coletividade é justamente o de garantir uma administração justa, o que atualmente parece ser uma utopia, vez que ao longo do tempo a população brasileira testemunha, estarrecida, inúmeros escândalos de corrupção envolvendo agentes públicos e políticos de diversos escalões, que agem de forma a capturar o Estado fazendo com que ele funcione a seu favor, numa total inversão de valores, que aumenta ainda mais o abismo social, exterminando direitos essenciais da população, deixando o Brasil numa triste posição no cenário mundial: de um País com um dos mais altos índices de desigualdade social, com diversas regiões entre aquelas com o menor índice de desenvolvimento humano do planeta.

O Quadro realmente é desanimador. Vive o sofrido povo brasileiro uma verdadeira era de desencantos. Porém, não há como aceitar passivamente esse quadro de desolação, de descaso com a coisa pública. Atualmente a corrupção vem sendo ligada aos atos desviantes dos agentes públicos, frente à Administração Pública, realizados na conduta abusiva no exercício de mandato, cargo, emprego ou função pública, com o objetivo de obter ganhos privados e, consequentemente, lesando o patrimônio público.

Diante dos fatos apresentados, fica evidente a necessidade de combater a corrupção, pois ela é um dos maiores empecilhos para o crescimento econômico e social. Além disso, a corrupção aumenta as pressões sobre o orçamento do governo, que reflete diretamente na sociedade com o aumento dos níveis de cobrança de impostos, taxas e tributos​. É preciso que haja, sobretudo, mais rigidez no julgamento dos culpados, e maior conhecimento dos cidadãos sobre seus direitos. Somos representados pelos governantes e devemos exigir que as medidas para redução da corrupção sejam apoiadas e criadas pelos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com