TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM UNOPAR

Por:   •  2/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.924 Palavras (8 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

[pic 3]

Uruguaiana

2015

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

Trabalho apresentado ao Curso  de Admistração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Gestão de Projetos, Administração da Produção e Logística, Empreendedorismo e Plano de Negócios.

Orientador: Marco Ikuro Hisatomi, Luiz Antonio gabriel, Alfredo Ribeiro de Almeida, Gisleine Fregoneze, Sebastião Oliveira.

Uruguaiana

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 Benchmark        

2.2 Definição do negócio        

2.3 Análise do Mercado        

2.4 Plano de Marketing        

2. 5 Estrutura análitica do projeto        

2. 6 Cronograma        

2.7 Produção        

2.8 Programa de Qualidade        

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

1 INTRODUÇÃO

Apos análise nas empresas do mesmo ramo vamos analisar o ambiente, ambas empresas atuam na comercialização de bebidas em geral. Estas organizações são a Bebidas Ody e a Bebidas Bortolazzo.

 Para auxiliar os empresários existe o PMBoK, que é um guia de boas práticas. Nele são apresentados diversos processos e ferramentas, nos quais são usados de acordo com as necessidades da inseção de uma nova empresa na cidade.

Ao iniciar uma empresa, o cuidado com a logística e a produção também são de extrema importância.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Benchmark

A Empresa Bebidas Ody é um atacado e varejo que trabalha com diversos tipos de bebidas. Sua localização é muito boa – sendo um ponto comercial atrativo. Em contrapartida, alguns aspectos negativos foram observados, tais como: o ambiente é desorganizado, com pouca ventilação, pouca iluminação, as paredes externas e internas do depósito são mal apresentadas; as bebidas são mal alocadas, sendo que, há poucas prateleiras e utensílios inadequados para armazenamento; todo o material que esta para venda é desordenado; dentre os tipos de bebidas comercializadas não encontramos os sucos industrializados e encontramos apenas uma marca de refrigerante light ou diet.

O fluxo de vendas aparenta ser bom e o negócio possui um grande atrativo que é a venda de bebidas de forma consignada, ou seja, as pessoas recebem uma determinada quantia de bebidas, principalmente para uso em eventos e festas e podem devolver a quantidade não consumida.

A organização possui poucos funcionários e seu atendimento aos clientes é demorado e realizado por pessoas despreparadas, o proprietário é o próprio administrador do negócio. A empresa encontra-se bastante tempo no mercado, tem uma boa oportunidade de crescimento, mas não possui ambição para o crescimento empresarial.

 A empresa Bebidas Bortolazzo, a qual tem a finalidade de distribuir na cidade produtos da fabrica Schincariol. Distribui, ainda, outras sub marcas as quais envolvem cervejas, refrigerantes, sucos e água mineral desta mesma fábrica. Esta situação requer um contrato de fidelidade ao fornecedor, o qual é renovado em determinado período.

Foi possivel perceber que esta empresa detém uma parceria estratégica muito boa à vitalidade do negócio, seguindo rigores padronizados da fábrica e por isso, deve manter um padrão nos seus processos administrativos que envolvem a comercialização como um todo.

As atividades de carregamento e descarga de produtos são exercidas num local bem amplo, sendo o seu pátio um espaço muito bom para o trânsito de caminhões que efetuam manobras e escoam os produtos até os depósitos.

O ambiente no qual estão localizados alguns setores que realizam atividades administrativas é iluminado, bem higienizado. Após a visita, ficamos com a impressão de que o clima de trabalho, a comunicação e interação entre os funcionários são os melhores possíveis.    

2.2 Definição do negócio

Um ótimo local para se investir num negócio é a nossa cidade, Propoem-se a implantação da Vinícola Vinoeste, na cidade de Uruguaiana, pelo fato da mesma estar localizada no meio rural distando 45km da cidade, fazendo- se necessário para o desenvolvimento, crescimento empresarial e tornando viável um diferencial competitivo para aproximar os produtos do consumidor final.

Dentre os sete sócios da empresa, percebemos que em torno de 67% têm o perfil de Administrador e 33% têm o perfil de Empreendedor. Pode ocorrer um aumento do perfil de empreendedores porque ao apresentarmos o plano de negócios, podemos conquistar algum investidor. Este, com certeza, vai ter uma visão diferenciada.

2.3 Oportunidades

Em primeiro lugar busca-se atingir a comunidade local como um todo na apreciação dos produtos da vinícola, em seguida expandir para o MERCOSUL, visto a cidade fazer fronteira com a Argentina e o Uruguai.

A Vinícola Vinoeste disponibiliza para comercialização além de diversas bebidas como espumantes,refrigerentes, mas com o foco nos produtos comercializados na região: vinhos, sucos de uva, doces caseiros, embutidos, tendo como produto principal o vinho, estando agregado a estes produtos, embalagens especiais para presentes e datass comemorativas.

Visando o crescimento da empresa pretendemos criar em nossa  empresa uma frota para transporte, a qual contribuirá na redução dos custos logísticos. Sendo assim, possuiremos uma enorme vantagem competitiva: entregaremos os produtos aos clientes com um menor preço que os dos concorrentes, conquistando o mercado.  

2.3 Análise do Mercado

É um ramo de negócios bastante concorrido onde há uma gama de indústrias e fornecedores dos mais diversos tipos de bebidas. Em compensação é uma oportunidade ímpar de investimento porque estamos prestes a conquistar novos clientes, partindo do pressuposto de que sabemos quais as necessidades das pessoas neste ramo comercial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (184.7 Kb)   docx (74.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com