TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇAO

Por:   •  22/4/2016  •  Monografia  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 6

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

SUMÁRIO:

  1. INTRODUÇÃO..............................................................................................................3
  2. DESENVOLVIMENTO..................................................................................................4-7
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................8
  4. BIBLIOGRAFIA............................................................................................................9

INTRODUÇÃO:

No mundo empresarial onde os fatores como a globalização, as novas necessidades dos consumidores, a competição agressiva, o grande número de informações e as novas tecnologias são presenças constantes, os gestores precisam realizar, periodicamente, ações que visam a sustentabilidade e a longevidade das organizações no mercado. Uma das ferramentas que auxiliam a empresa é o diagnóstico organizacional, que possibilita prover informações estratégicas para os administradores decidirem que atitudes tomarem a favor da empresa.

DESENVOLVIMENTO:

  1. Identificar aspectos da Estrutura empresarial:

- Setor de atuação da empresa (indústria, comércio ou prestação de serviço).

Prestação de serviços

- Ramo de atividade.

Segurança Privada e Limpeza

- Porte da empresa.

Micro empresa

- Números de Funcionários.

Cinquenta Funcionários

  1. Identificar os modos de gestão:

- Histórico da empresa.

A empresa Integração Serviços Ltda, CNPJ 09013-44900-0169, surgiu no segundo semestre do ano de 2007, após o fechamento da empresa Fiscalsul.

 Localizada na Rua Julio de Castilhos 3247, Bairro Centro, Fone: 34116904 – 34113726,  

surgiu com a sociedade de três integrantes da antiga empresa (Fiscalsul) com um investimento inicial de R$12.000 (doze mil reais) Sendo que um dos sócios trabalhava na área de vendas de serviços, outro na área operacional e o  terceiro sócio na área administrativa.

Sendo sócio – Elizandro Gonçalves Figueiredo

Valdecir Gonçalves

Flavio Riella

Começando a sociedade com quatro postos de portaria e três de serviços de limpeza. A sociedade veio a se desfazer no ano de 2010 por dificuldades financeiras, permanecendo um único dono, o qual  assumiu as dividas e permanece até hoje com a empresa.

Hoje a empresa está bem conceituada na área de segurança. Conta com doze postos de portarias e oito postos de limpeza, abrangendo uma média de cinqüenta famílias.

O faturamento não foi divulgado a pedido da empresa, porém foi informado que do ano de 2011 até agora houve um crescimento de 25% em seu faturamento. A empresa hoje está iniciando no ramo de monitoramento e instalação de alarmes.

Os funcionários têm seus direitos trabalhistas respeitados e garantidos conforme a lei vigente, fiscalizado pelo Sindicato Regional dos Vigilantes.

A INTEGRAÇÃO SERVIÇOS possui como filosofia “Transformando a necessidade em solução”.

- Verificar como são exercidas as funções administrativas como: planejamento, organização, direção e controle escolham uma área da empresa (exemplo: financeiro, vendas etc.) e verifique como são realizados o planejamento dessa área, como ela está organizada, como é feita a direção/orientação dos funcionários e se existem controles).

As funções administrativas são exercidas pelo proprietário que também é o administrador da empresa. Ele exerce desde a contratação dos funcionários, onde realiza as entrevistas, expõe a proposta de trabalho da empresa que vai desde o salário, forma de atuação dentro dos postos de serviço os quais poderá ser escalado e como o colaborador deve agir durante o desempenho as suas funções.

Na área de vendas, há um funcionário que visita outras empresas oferecendo os serviços prestados pela integração. Também há uma divulgação da empresa através do site WWW.INTEGRACAOSERVICOS.COM.BR e distribuição de folders.

Na questão de planejamento, é feito um levantamento das empresas por localização, as quais ainda não possuem os serviços de portaria onde é feito uma divulgação das atividades prestadas pela integração. Naquelas que já possuem é apresentado uma nova proposta na expectativa de ganhar um novo cliente.

  1. Diante da identificação do setor de atuação da empresa (1º item do tópico 1), descrever:

- Como está inserido este setor na cidade (se é organizado, se possui muita concorrência).

A empresa integração está devidamente organizada no que se refere a documentação, impostos, pagamento dos funcionários. Quanto a concorrência, existem várias outras empresas que exercem a mesma atividade, porém algumas delas não está inseridas economicamente no mercado de forma regular. Muitas delas são “clandestinas”, não possuem cursos na área de atuação e não pagam os devidos impostos para abrir e manter uma empresa desta natureza cobra preços mais baixos e acabam prestando um serviço de qualidade duvidosa ao cliente.

- Qual é a influência da economia atual para este setor.

A influência da economia é muito positiva, principalmente em épocas do ano onde há um maior fluxo de vendas no comércio em que clientes lotam as lojas, como no período do Natal, Dia das mães, Dia dos pais etc. Desta forma, há uma abertura temporária de novos postos de serviço onde há uma necessidade de empregar um maior número de recursos produtivos escassos, com objetivo de satisfazer as necessidades humanas.

- Se existe ou poderia existir algum tipo de incentivo governamental para auxiliar este setor.

No caso da referida empresa não há nenhum tipo de incentivo governamental a empresa gere seus próprios recursos e capital de giro.

    - Descrever ao menos duas estratégias de recursos humanos que poderiam auxiliar no aumento de faturamento desta empresa.

Investimento em propaganda na televisão e em rádios, desta forma haveria uma divulgação mais eficaz da empresa e mais pessoas ficariam conhecendo os serviços prestados pela Integração, em conseqüência aumentaria o número de clientes e o faturamento de empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com