TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  25/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.663 Palavras (11 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – FAMUP

ADMINISTRAÇÃO

Ana Lígia Comparini RA 301369

Cinara Rejane M. Martins RA 301391

Daniele Chiuffa Alves RA 301403

Márcia de Moura Faria RA 301522

Maria Mankleya da Silva RA 301537

PESQUISA OPERACIONAL

PROMISSÃO

04/Novembro/2014

[pic 2]


PESQUISA OPERACIONAL


Trabalho apresentado para avaliação do curso de Administração de Empresas, na disciplina de Pesquisa Operacional da Universidade Anhanguera – UNIDERP, Professora Me Ivonete Melo de Carvalho e Professor Tutor presencial Rafael Lopes.

PROMISSÃO/SP

2014

SUMÁRIO

Resumo..................................................................................................................4

1-Introdução..........................................................................................................4

2-Desenvolvimento................................................................................................5

2.1-Programação Linear..............................................................................6

                2.1.1-Programação Linear: equações e funções são lineares............6

                2.1.2-Modelo matemático de programação linear.............................7

2.2-Modelagem............................................................................................8

2.3-Estrutura dos modelos matemáticos......................................................8

3- Problema Hipotético de Alocação de Recursos...........................................9

        3.1- Levantamento do custo de produção.............................................9

        3.2 - Maximização do Lucro.................................................................10

        3.3- Restrições no processo de fabricação...........................................10

        3.4- Resolvendo matematicamente restrições de 2 variáveis...............11

        3.5-  Método Simplex pela Ferramenta Solver....................................12

4- Considerações finais........................................................................................13

5- Referencias Bibliográficas..............................................................................14

RESUMO

        

APesquisa Operacional (PO) é uma ferramenta de tomada de decisão muito importante devido a sua forma racional de proceder. Oobjetivo desse trabalho é desenvolver um estudo direcionado à programação linear, em que oprincipal objetivo é a maximização de lucros, viabilizando alocação de recursos limitados eminimizando os impactos nas tarefas de tomada de decisão.Por conseqüência, demonstrará os aspectos mais relevantes Da técnica, resolvendo, assim, um problema hipotético de alocação de recursos, por meio daferramenta Solver, que compõe o Microsoft Excel.

1.INTRODUÇÃO

A Pesquisa Operacional é um recurso indispensável, nas empresas, uma vez que se apresenta como uma ferramenta para a tomada racional de decisões gerenciais, substituindo as decisões baseadas em experiências geralmente utilizadas. O objetivo deste trabalho é demonstrar o  que vem a ser pesquisa operacional e sua importância e  montar a formulação matemática de maximização para resolução de um problema de programação linear.

No decorrer do conteúdo será mostrado um caso estudo de caso para ilustrar a demonstração matemática de um problema de tomada de decisão, onde será aplicada a pesquisa operacional na resolução da maximização de receita de uma empresa, utilizando da ferramenta Solver do Microsoft Office Excel.

O objetivo principal é apresentar a pesquisa operacional como uma ferramenta racional de tomada de decisão. Os objetivos específicos são mostrar como utilizar o Solver do Microsoft Office Excel, bem como achar a solução que maximize a receita da empresa em questão. 


2. DESENVOLVIMENTO  


Todos os dias nas empresas, problemas aparecem e precisam ser resolvidos e é desejado que  sua solução atenda as necessidades de lucratividade,para que isso aconteça é preciso que o tomador de decisão tenha, diante de si, mais de uma alternativa. E o conhecimento sobre a pesquisa operacional facilita e aperfeiçoa a tomada de decisão.

A pesquisa operacional abriu asportas para um novo campo de análise de decisão, com a finalidade de determinar a melhor utilização de recursos limitados de uma organização.Uma característica importante deste método é que este facilita o processo de análise de decisão, através da utilização de sistemas, conjunto de partes que se inter-relacionam para atingir determinado fim de acordo com um plano ou princípio.

A Pesquisa Operacional (PO) foi desenvolvida para fins militares, durante a segunda guerra mundial e tornou-se um meio extremamente eficaz de análise de processo e de decisão e da utilização de modelos, para diversas áreas de análises gerenciais. A Pesquisa Operacional apresenta-se através de duas vertentes, sendo a atual e utilizada neste trabalho, que procura modelar o problema, levando a uma compreensão mais profunda, no modo como abordar, formular e avaliar o mesmo.

Ao mesmo tempo, faz-se uso de uma ferramenta de Pesquisa Operacional, a Programação Linear (PL) que se entende por uma técnica de resolução de sistemas deequações lineares via inversões sucessivas de matrizes. A resolução deproblemas mediante PL dá-se principalmente através do método Simplex, que realiza a técnica de encontrar algebricamente, a solução ótima de um modelo de PL. Para a resolução de problemas de PL, por meio do método Simplex, podem ser utilizadas diversas ferramentas específicas, contudo devido à disponibilidade, acessibilidade e conhecimento empírico do Microsoft Office, este trabalho utiliza-se da ferramenta Solver, que compõe o MicrosoftExcel, resolvendo um problema hipotético de alocação de recursos limitados, mostrando os conceitos essenciais, apresentando a concepção domodelo e uso do Solver para a resolução do problema, apresentando ao término a solução ótima deste problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (561 Kb)   docx (635.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com