TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  22/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.991 Palavras (8 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 ELEMENTOS DE APOIO _        

4 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o intuito de expor as matérias estudadas no primeiro semestre, bem como apresentar a empresa EMPÓRIO MODA EVANGELICA, seus planos e conquistas e o comparativo entre as teorias cientificas e clássicas de Taylor e Fayol.

2.  DESENVOLVIMENTO

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A Empresa Empório modas possui como Razão Social o título de MM. COMERCIO EVANGELICO LTDA, sendo Empório Moda Evangélica o nome fantasia. Segue o ramo de comercio varejista. Foi fundada em 10 de Julho de 1999, pelas senhoras Maristela Candido e Mariana Lopes, com o intuito de realizar um sonho e com a necessidade pela busca de roupas adequadas para ao público evangélico. Possui um quadro de 21 funcionários, sendo ela considerada ainda de pequeno porte, do setor produtivo terciário e possui uma organização formal.  Quanto ao setor da sociedade, ela faz parte do segundo setor. Desde esta data a empresa mantém-se instalada na cidade de Vilhena, no Estado de Rondônia.

A empresa tem o objetivo de colaborar socialmente, garantindo beleza e bem estar aos clientes em geral, e também crescer na inovação e melhoria de seus lucros.

Deseja para os próximos anos a ampliação de sua área de trabalho, com o aumento de suas vendas, e a extensão das vendas para a clientela kids.

Atualmente a empresa está em crescimento e têm clientes o suficiente para mantê-la, com uma capacidade de aproximadamente 150 clientes que passam pela loja mensalmente.

Valores da Organização

Missão:

Proporcionar beleza e elegância, sempre atenta as mudanças do mercado para inovar e ir ao encontro das preferências de seus consumidores, oferecendo as melhores marcas, o melhor atendimento e o melhor produto para consumir e presentear em roupas evangélicas.

Visão:

Ser um comércio competitivo que atue de forma abrangente no segmento vestuário, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas.

Valor:

Qualidade;

Ética e respeito;

Trabalho em equipe;

Inovação;

Sustentabilidade.

Como atingiremos nossa meta

Propagando nossa visão, concretizando nossa missão e trabalhando nossos valores, com todos os colaboradores, parceiros, clientes e consumidores. Fortaleceremos nossa posição como a melhor empresa brasileira de vestuário evangélico.

ELEMENTOS DE APOIO

Analise das Teorias estudadas

Teoria cientifica

Taylor enfatizou a administração a partir de seu alicerce, ou seja, o que fazer para aumentar a produção a partir de mudanças no processo produtivo e de técnicas específicas de trabalho. Segundo a teoria de Taylor, era possível medir o tempo necessário para concluir cada uma das tarefas existente na organização, e com isso, determinar um exemplo para todos os trabalhadores, pois os homens são vistos como uma prolongação da máquina, na execução de tarefas, e devem almejar apenas a fortuna da empresa, como bem de todos.

Teoria clássica

As pesquisas de Fayol levaram a estabelecer as funções administrativas, que são responsáveis pela associação entre as funções técnicas, comerciais, financeiras, contábeis e de segurança. E para que seja possível essa associação a função administrativa tem característica especifica: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Também conhecida pelas siglas PODC.

Taylor e Fayol tinham o mesmo objetivo de aumentar a produção, mas com uma visão diferente, pois, Taylor dava ênfase à padronização das tarefas, enquanto Fayol dava atenção a estrutura da organização e as funções administrativas.

A empresa comparada as Teorias Científica e Clássica

Buscando sempre a melhoria e eficiência na execução das tarefas a empresa também se compara a teoria cientifica, baseando-se na ORT - Organização Racional do trabalho em alguns aspectos. Não se esquecendo que a motivação do trabalhador depende de seu bem estar social e das condições de trabalho.

Comparada a teoria de Taylor, a empresa entrevistada trabalha com:

  1. Sistema de gratificação conforme o desempenho do funcionário;
  2. Reduz os movimentos desnecessários ao trabalho;
  3. Da instrução técnica sobre o modo como realizar cada trabalho;
  4. Realiza especialização da mão de obra efetiva
  5. Trabalha com divisão e subdivisão de tarefas.

Comparada a Teoria de Fayol, a empresa trabalha com o PDOC - Planejamento, Organização, Direção e Controle.

  1. Planeja o futuro;
  2. Organiza: com divisão de tarefas e cargos;
  3. Comando e Coordenação deram lugar a Direção: que orienta e lidera o pessoal
  4. Controle: verificar se o que foi planejado e organizado se foi executado com sucesso.

Competências essências ao gestor

Na visão das gestoras da empresa são necessárias todas as competências para se administra bem uma empresa; como conhecimento técnico e administrativo; perspectiva de crescimento através da inovação e atitudes de correr risco bem pensado, para não ficar atrás no mercado moderno, com toda sua tecnologia. Todas as competências são indispensáveis ao administrador.

Habilidades administrativas percebidas na atividade do gestor

Ao entrevistar as gestoras percebe-se que as mesmas possuem as habilidades técnicas e habilidades interpessoais, em destaque das demais habilidades administrativas. Sendo um exemplo para outras empresas, pois, para ser um líder de sucesso é preciso ter conhecimento em todas as áreas da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (178.4 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com