TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  31/3/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.440 Palavras (22 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 22

Etapa 1= Aula Tema O processo de negociação

Passo 1 Individual

Integrante Aline leu o Capitulo O processo de negociação e o  artigo Estilos de Negociação- A maneira pessoal  de realizar negócios internacionais

Passo 1 Individual

Integrante Bruna leu o Capitulo O Processo de Negociação e o / Artigo Revista Cientifica do Itpac, Técnicas de Negociação.

Passo 2  Individual

Resenha Integrante Aline



Quando o interesse das partes é somente chegar a um acordo, muita coisa pode dar errada e pode enfraquecer a relação fazendo com que ela seja de curta duração, não é problema quando tal evento era o objetivo.
Quando as partes pretendem prolongar as operações, mantém um trabalho em conjunto com cooperação, desprendimento em certo nível agrega conhecimento e enfatiza a execução do acordo, neste caso as relações podem se estender formando uma parceria, esta é a intenção das corporações mais preocupadas com os resultados em longo prazo.
O objetivo de negociar é chegar a uma decisão conjunta, buscar a aceitação das idéias, darem a cada parte o que é possível na transação levando-se em consideração três possibilidades fundamentais:
1. Objetivos mínimos- buscará alcançar ainda que em um ambiente inóspito ou desfavorável.
2. Objetivos prováveis- situação que possa ser mais equilibrada entre os negociadores
3. Objetivos ideais- o máximo que se pode atingir em uma situação mais favorável.
São dois os tipos básicos de negociação:
São três os principais princípios da negociação:
Descobrir o lugar do outro e entender seus objetivos e sua visão de mundo, percebendo o que realmente o outro quer informar, enfim, ser bom ouvinte e observador norteia este primeiro princípio que abre o processo de uma negociação. Ter em mente que a negociação é um processo e não somente um evento único, ajustar os passos de forma eficiente para chegar ao resultado desejado com tranqüilidade e segurança, este processo deve ser representado por um ciclo que inicia com a identificação das necessidades, apenas após levantar as alternativas,analisar as possibilidades e riscos pode-se pensar em fechar o acordo.
Para obter-se êxito em uma negociação é necessário um plano, conhecimento sobre o produto da transação, conhecer a outra parte e suas técnicas, saber usar o prazo a seu favor entre outros fatores que diferenciam de acordo com o tipo de negócio e o tempo que se deseja de relacionamento com a outra parte.
As habilidades apontadas no texto indicado podem ser relacionadas às pessoas, entre elas: a de ser filósofo, psicólogo e ter para cada minuto de negociação, as relacionadas ao problema é as de investigar, inventar, julgar e ter percepção das pessoas, ainda temos as habilidades relacionadas à decisão, que são a estratégia, diplomacia e aprimoramento constante através de estudos das negociações passadas.
Talvez não exista um perfil ideal para esse profissional, bastando que se tenha em mente, importantes passos para desencadear as habilidades de transacionar interesses, tais como:
- Ter preparo e um planejamento sobre o objeto da negociação;
- Conhecer a outra parte;
- Saber usar o tempo a seu favor;
-Conseguir ouvir a outra parte até o final do raciocínio para total compreensão de seu interesse;
- Fazer a outra parte dar todas informações possíveis, mais que você;
- Não supervalorizar nem subjugar a outra parte, fazendo-se parecer superior ou inferior;
- Saber trocar concessões, sem que tenha que abrir mão sozinho de seus interesses;
- Demonstrar interesse verdadeiro
Em uma organização o papel do negociador é de intermediar os interesses desta, relativos à abertura de mercado, transações de recursos tecnológicos que trarão o desenvolvimento da empresa, a busca da redução de custos e maiores resultados na produção trazendo aumentos no lucro e a localização no mercado.
Mas acima de tudo, o negociador deve saber que do outro lado tem uma pessoa capaz de entender e dialogar com um intuito de um bem maior, deve saber que nos pequenos processos advém os maiores, formando as relações a longo prazo, e que estas relações formam a comunidade em que vivemos, não se trata apenas de um processo de ganhar, mas de finais relativamente felizes para ambas as partes.
Primeiramente a pessoa tem que estar preparada fisicamente e emocionalmente para dai sim se preparar para a negociação, pois assim estará com a mente mais pré-disposta para raciocínios objetivos e dinâmicos, a preparação de informações e dados objetivos demonstrando a outra parte segurança no que esta afirmando.
Não obstante, a etapa do planejamento é muito trabalhosa e a menos excitante de todo o processo de negociação, muitos negociadores são tentados a relegá-las a um segundo plano, não dando a ela a importância devida.
Todas as habilidades são importantes em uma negociação, a negociação eficaz depende, portanto, de muita competência, o negociador tem aresponsabilidade de durante o processo saber administrar todas as suas habilidades e aproveitar os benefícios e facilidades oferecidas pelas entradas; saber administrar as variáveis da negociação a fim de alcançar sucesso.
Por fim podemos afirmar que o planejamento é peça fundamental para que as partes encontrem meios de se ajustarem para a finalização do negocio, onde ambas as partes saem ganhando, sendo assim caracterizado o sistema de negociação ganha-ganha.

Passo 2 Individual= Comparativo entre o texto do PLT e o artigo lido Negociações Internacionais

Integrante Aline

A comparação sobre a negociação entre os conteúdos lidos insiste em mostrar diferentes tipos de negociação no artigo mostra o tipo de negociação entre partes internacionais. A influência da cultura nas negociações alguns programas tendo em mérito voltado para negociação consistindo sempre em negociação mais ampla mostrando os estilos de negociação e até ensinando sobre como negociar com cada estilo. Os dois textos lidos, trata em si a negociação Comparando o capitulo do PLT tem em si muita igualdade já que no capitulo mostra todo o processo de negociação entre ambas as partes. O artigo é bem mais complexo quando fala de negociação já que insiste em uma visão ampla mostrando até as negociações entre países mostrando em si cada um com seu diferencial vantagem e desvantagens interagindo com o mundo á fora, informando os estilos até mesmo o psicológico de cada um. O nosso livro mostra as negociações como passo a passo desde entrada e saídas todo o processo da negociação em si, todas as variáveis, consistindo em o tempo, poder e informação que no artigo também retrata tudo isso mais de forma internacionais. Cada negociação entre si tanto do artigo quando do livro da PLT, tendo base como a negociação uma mostrando a negociação internacional, incluindo até exemplos de países e benefícios da negociação entre ele, e todo o processo de negociação mundial atual. A negociação do PLT inclui as habilidades dos negociadores,  negociações informais cotidianas, que gira em torno do nosso dia a dia exemplos: salários, condições de trabalho, que precisa e informações internas, incluindo também a negociação comercial, qualidade, valores. As duas comparações sempre mostra o planejamento de ambas que nos faz em qualquer tipo de negociação seja ela internacional ou cotidiana tem que haver um objetivo e com o planejamento a negociação se torna mais fácil e obtendo o resulto do ganha-ganha colocando em foco todo o processo de negociação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com