TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.461 Palavras (6 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO         7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................8



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho irá apresentar sobre os tipos de comunicações presentes em âmbito empresarial. Discorrendo sobre a importância de se estreitar as relações para que não se tenha ruídos nas trocas de informações.

Ele tem como estrutura um processo de análise do texto proposto “Relatos diferentes, uma narrativa”, em que serão identificadas as atividades do processo de comunicação com os investidores, uma ferramenta de gestão para padronização de tais atividades. Um breve relato sobre a importância da comunicação no relacionamento interpessoal, considerando tanto a perspectiva dos clientes internos quanto externos e conclui na análise a importância da transparência e coerência entre discurso e pratica das empresas relacionadas no texto citado anteriormente.

Comunicar-se requer atenção, as palavras quando bem interligadas criam harmonia e fazem com que o objetivo do que se quer passar para o diferente sujeito seja alcançado.

Antes quando se tinha a imagem de que num processo de comunicação existia apenas o emissor e o receptor, os ruídos prováveis eram em baixa escala. Quando se faz um paralelo da comunicação atual, percebe-se que este fator não é o único levado em consideração, no caso apenas decodifica a mensagem.

As empresas adotaram melhorias não somente nos processos de relações com seus colaboradores, mas com todos participantes da sua cadeia de necessidades, adotando métodos que norteiem uma comunicação objetiva e clara para todos.

Buscar uma característica padrão para essa comunicação requer determinado empenho para estreitar todas as informações necessárias em cada contexto. Uma organização que se preocupa com estes aspectos provavelmente possuirá um diferencial.


  1. DESENVOLVIMENTO

A comunicação quando feita de maneira objetiva, torna-se estratégica em âmbito empresarial. Devendo ser direcionada para determinado público, pode ser Comunicação Institucional ou Mercadológica.

Comunicação institucional se refere ao público interno e externo (microambiente), utiliza ferramentas mistas com o objetivo de melhorar sua imagem. Já a mercadológica, se baseia no relacionamento com público externo do macroambiente, através da mídia.

Para a relação com os investidores, o processo de comunicação normalmente é feito através das mídias, este, portanto deve ser um meio utilizado com muito cuidado, pois qualquer ruído nessa comunicação expõe a imagem da organização. O estudo de caso aborda sobre métodos que algumas empresas adotaram para estreitar essas relações e se comunicarem de forma estratégica.

Na BRASKEM, primeira empresa abordada, eles se reúnem antes de divulgar o balanço trimestral para a imprensa. A intenção das reuniões é justamente esclarecer prováveis dúvidas que venham surgir com a posterior divulgação. De certa forma, já se preparam para que a comunicação não tenha equívocos.

Já a CPFL, transmite mensagens do presidente do Grupo através de suas contas de energia, com informações relevantes aos clientes. O cuidado com essas informações se dá na objetividade, pois elas são direcionadas a todos os tipos de públicos, dos mais carentes aos mais bem informados.

Com os avanços tecnológicos, os meios de comunicação se tornam mais ágeis e também mais ferozes. Com a velocidade com que se trafegam as informações, qualquer detalhe mal explicado pode colocar em risco os valores de qualquer negócio. Tendo em vista que o consumidor se tornou mais crítico e exigente com os produtos.

Para uma melhor comunicação externa, precisa, sobretudo ter a interna funcionando.  Dentro da organização, podem ser empregadas ferramentas das quais podemos citar segundo Kunsch (1986, p. 36) “contatos pessoais, reuniões, telefone, memorandos, cartas, circulares, quadros de avisos, relatórios, caixas de sugestões, publicações, vídeos, filmes institucionais e comerciais entre outros”.

Essas ferramentas são utilizadas por varias organizações como a que foi citada no texto “Relatos diferentes, uma narrativa”, e com o trabalho minucioso em cima destas obtém-se resultados significativos. A gestão da comunicação é elaborada conforme a cultura organizacional. Para que os colaboradores estejam ligados a essa cultura, é preciso através de meios ou canais estabelecer uma estratégia de relação.

A melhor forma de iniciar essa estratégia é colocar informações diversas, relevantes, sobre a situação da empresa em murais de avisos, ter email corporativo, trabalhar com cartas circulares, caixa de sugestão, reuniões semanais, de certa forma através desses detalhes, os colaboradores se sentirão parte do negócio, podendo exercer a criatividade para sugerir melhorias, assumir mais responsabilidades.

Assim a comunicação com o público externo, aqueles de interesses estratégicos, é determinada a partir do estudo do produto ou serviço que se quer vender.  A partir daí, já se sabe qual o público alvo a ser persuadido, de acordo com Pinho (2001, p. 39), “aquela projetada para ser persuasiva, para conseguir um efeito calculado nas atitudes e/ou no comportamento do público visado”.

Para isso, a empresa deve estar atenta às ferramentas e técnicas de comunicação utilizadas pelos concorrentes e também as mais comuns na região, para que além de acompanhar, possa ter o diferencial entre as outras. As ferramentas mais utilizadas para esse tipo de comunicação são: a propaganda, o merchandising, o marketing, a publicidade, o marketing direto e a promoção de vendas.

Através da comunicação, uma pessoa pode conseguir com maior facilidade o que deseja, dentro ou fora de uma empresa, se a mesma conhecer e souber como utilizar melhor as ferramentas nela existente. Conforme visto no estudo de caso, algumas empresas adotaram a estratégia de se aproximar da individualidade do colaborador, a fim de melhorar seu desempenho e em paralelo estabelecer um processo comunicativo com ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com