TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.061 Palavras (9 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

SOROCABA

2015

FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

ELIANE MEDEIROS ALVES                R.A: 7242591035

FELIPE A. DE PROENÇA                    R.A: 7416630318

FELIPE FERREIRA                              R.A: 7245589374

GISELI O. GOMES                               R.A: 7475692825

LEONARDO D. F. CAMPOS                R.A: 7092587531

NÍCOLAS F. CORRÊA                         R.A: 7477695802

SILMARA C. SPARVOLLI                    R.A: 7297613450

SOROCABA

2015

FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Atividades Práticas Supervisionadas semestral da Disciplina de Análise de Investimentos, do Curso de Administração da Faculdade Anhanguera de Sorocaba, solicitada pelo Prof. Esp. Márcio Glauco de Campos Vieira.

SOROCABA

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1        DESENVOLVIMENTO        

1.1        Etapa 3        

1.1.1        Passo 1 – Substituição de Equipamentos        

1.1.2        Passo 2 – Baixa de equipamento sem reposição        

1.1.3        Passo 3 – Baixa de equipamento  por vida econômica        

1.2        Etapa 4        

1.2.1        Passo 1 – Riscos e Volatilidade        

1.2.2        Passo 2 – Fluxos de caixa com capital de giro.        

1.2.3        Passo 3 – Fluxo de caixa baseado no CAPM – Capital Assets Pricing Model.        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

Este trabalho é baseado em um desafio central que apresenta uma situação em que o grupo formado na faculdade ganha R$1.000.000 em um jogo de loteria, e ao invés de dividirem o prêmio resolvem construir uma empresa, visando aumentar o patrimônio e ganhar dinheiro por um longo período, e ao mesmo tempo desenvolver um projeto paralelo em outro tipo de investimento, mensurando os resultados das duas opções para assim escolher a melhor alternativa.

Ao longo do trabalho iremos apresentar a o segmento de empresa e o investimento alternativo escolhido bem como suas principais características, demostrar o fluxo de caixa de substituição de equipamentos de ambos e realizar análises segundo os cálculos do capital de giro e do método CAPM. Ao final da pesquisa iremos apresentar os resultados obtidos e escolheremos o melhor projeto comparando o prazo, o risco e retorno.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Etapa 3

  1. Passo 1 – Substituição de Equipamentos

São vários os fatores que influenciam a empresa na troca de equipamentos. No caso da São Bento Mineração o equipamento em questão é a frota de caminhões rebaixados usados para transporte de material dentro da mina subterrânea, onde os caminhões antigos (VOLVO A25) tem um custo de 20% a mais do que um caminhão novo (VOLVO A30).

Os caminhões antigos tinham muito problema com manutenção, assim os operários não tinham equipamentos para trabalhar, e consequentemente comprometiam a produção da mina.

Outro fator foi à instalação do ar condicionado na cabine dos caminhões rebaixados antigos, que no caso dos caminhões novos não seria necessários, pois já vem instalado de fabrica.

Segundo uma tabela apresentada no artigo os itens definidos como relevante foram: custos operacionais, que se inclui mão de obra de operação, mão de obra de manutenção, sobressalentes, diesel, óleo e filtros, pneus, manutenção de terceiros e o seguro; o valor de compra do equipamento novo; o valor de venda do equipamento antigo; o valor de venda do equipamento novo ao final da vida da mina e os custos de instalações do ar condicionado nos caminhões antigos.

  1. Passo 2 – Baixa de equipamento sem reposição

A seguir são apresentados os, a tma escolhida foi de 14,5% ao ano, baseado na taxa Selic de 13,5% ao ano.

[pic 1]

[pic 2]

Com base nos cálculos dos fluxos de caixa para baixa de equipamento sem reposição, verificamos que no 5º ano o VPL apresentado é de -2.116,48 um valor negativo, a baixa de equipamentos deve ser feita

Passo 3 – Baixa de equipamento  por vida econômica

A seguir são apresentados os cálculos do cenário proposto para a reposição do equipamento por vida econômica, a tma escolhida foi de 14,5% ao ano, baseado na taxa Selic de 13,5% ao ano.

[pic 3]

[pic 4]


[pic 5]

Com base nos cálculos  verificamos que devemos substituir o caminhão na venda imediata do caminhão usado pois apresenta o maio VPL.


  1. Etapa 4

  1. Passo 1 – Riscos e Volatilidade

Segundo o artigo “Volatilidade é mesmo sinônimo de Risco?”, não se tem uma definição pode definir risco como uma possibilidade de perder dinheiro, pois quanto maior a possibilidade maior o risco.

Por isso é muito importante que se faça uma boa analise de mercado antes de fazer qualquer tipo de investimento, pois é através dessas analises que se diminui o risco. Outro fator a ser analisado é o prazo, pois em um curto prazo o preço do ativo de renda variável variam em função de diversos fatores, fatores esses que os investidores não têm controle. Mas se forem em um prazo maior, os preços tendem a acompanhar os fundamentos, por isso a importância de analisar os fundamentos e deixar que o tempo aja para que o preço acompanhe os fundamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (275.6 Kb)   docx (64.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com