TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  22/11/2015  •  Artigo  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE EURPÉIA DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING

AMANDA FERNANDA VELINO DA SILVA

RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS

TRABALHO À SER ANALISADO PELO PROFESSOR ALMIR, DA MATÉRIA DE ADMINISTRAÇÃO, COM FINALIZAÇÃO PARA OBTENÇÃO DA NOTA PARA AJUDAR NA I AVALIAÇÃO.

JABOATÃO DOS GUARARAPES/2015

ESTUDO DE CASO: MC DONALD´S BRASIL

1° Identifique as teorias de administração cujos elementos e características podem ser utilizados para analisar o caso do Mc Donald´s.

Podemos relacionar o caso com a Teoria da Administração Científica, que parte do princípio que o crescimento acelerado e a desorganização das empresas, foram que gerou um aumento da complexidade da administração e a necessidade de maior planejamento e, consequentemente uma abordagem científica, substituindo a improvisação por métodos racionais de trabalho, e a necessidade que as empresas passaram a ter de aumentar a eficiência e a competitividade, procurando um melhor aproveitamento dos seus recursos para poder enfrentar a concorrência e a competição, que aumentavam a cada dia.  Enfoque Comportamental, para analisar as políticas de recursos humanos; Abordagem quantitativa, utilização de dados e estatísticas no processo de controle e produção.

2°  Quais princípios da escola clássica de administração se manifestam na administração do Mc Donald´s? Qual é a relação entre a força de trabalho pouco qualificada do Mc Donald´s e o movimento de administração científica?

Administração Cientifica – Seleção, treinamento e aperfeiçoamento do trabalhador. Remuneração baseada em incentivos matérias. - Hierarquia: A hierarquia na rede é bem definida em: atendente, treinador, coordenador de equipe, treinee de gerente, etc. Na administração científica era defendida a divisão de tarefas, onde qualquer um pudesse executá-las.Na rede do Mac Donald´s acontece o mesmo, contratam uma mão-de-obra barata e sem experiência, oferece um treinamento, e deixa o funcionário apto ao trabalho e alcançam consideráveis ganhos de produtividade.

3° Quais práticas motivacionais, inspiradas no enfoque comportamental, podem ser identificadas nesse caso? Qual é o resultado da adoção dessas práticas motivacionais?

Estímulos econômicos, necessidades ligadas ao seu ego, desenvolvimento pessoal, autorealização . Promovem melhor eficiência organizacional pela motivação individual.

Como a teoria dos sistemas pode ajudar na compreensão do caso McDonald’s?Cite algumas das contingências que influenciam a administração do McDonalds no presente caso?

O caso do McDonald’s, a teoria dos sistemas pode contribuir para visão expandida para além do foco interno da empresa; análise da relação do McDonald´s com toda a rede de fornecedores; percepção da interação da empresa com a cultura local dos países onde atua; enfoque na relação entre os franqueados, característica marcante dos negócios da organização; formação de parcerias com empresas de logística e transporte e Estratégia de responsabilidade social, envolvendo a empresa com o seu contexto. 

O tamanho da organização, a internacionalização da marca, a renda e o gosto do consumidor e, o ambiente estável devido a novos concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com