TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

Por:   •  8/3/2016  •  Artigo  •  2.889 Palavras (12 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 12

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

Alessio de Souza Santos, Ana Claudia Reis,  Alex Junio Martins, Elaine Maria, Raquel Oliveira, Rosana Araújo de Sousa.

 

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar a relação teoria versus prática no que tange à administração de produção e operações. Atualmente com os mercados cada vez mais globalizados, onde a concorrência é uma ameaça para as organizações que deve ser constantemente monitorada e superada, o estudo da Administração de Produção e Operações (APO), é uma importante ferramenta para os gestores, pois esta norteia estratégias de produção a fim de superar novos desafios, seja na entrega de produtos ou serviços que atualmente apresentam grande similaridade entre si, sendo que as organizações têm que buscar um diferencial no mercado, este diferencial pode ser um processamento mais ágil das demandas dos clientes, produtos mais exclusivos e de alta qualidade ou ainda preços mais baixos.

Não podemos esquecer que a APO busca não somente a otimização de processos como também a redução de custos de produção e quando a APO é executada com excelência, esta agrega valor à empresa, melhora sua competitividade e lucratividade.

A APO dentro de uma organização direcionará as decisões de produção em geral, como a escolha de um local para a construção de uma nova fábrica, a escolha de máquinas para a linha de produção, a capacidade produtiva mais eficiente, como utilizar melhor o quadro de colaboradores da organização.

Retornando-se à relevância da administração de produção para uma organização, Gaither, Frazier (2002) afirmam:

“Decisões de operações ruins podem prejudicar a posição competitiva de uma empresa e aumentar seus custos. Boas decisões podem melhorar o valor da empresa, aumentando sua lucratividade e crescimento. Entender os conceitos fundamentais da administração de operações e ser capaz de usar uma variedade de ferramentas comuns de tomada de decisões e abordagens de resolução de problemas é fundamental para tomar melhores decisões de operações.”

 

ACERCA DA EMPRESA

        A empresa pesquisada está localizada no entorno sul do Distrito Federal, no município de Valparaíso de Goiás. A proprietária Ana Claudia Reis, atua há dezesseis anos no setor de serviços especificamente no ramo alimentício, em 2009 em busca da independência financeira abriu as portas do restaurante Cantinho do Sabor, no ano de 2010, de fato registrou toda a empresa. O Cantinho do Sabor conta com onze funcionários e está enquadrado como microempresa.

        Atualmente o restaurante Cantinho do Sabor tem como concorrentes uma franquia do Subway, aberta recentemente e localizada há menos de 500 metros e ainda dois restaurantes da região.

        Segundo Djalma (2010) as empresas devem elaborar um planejamento estratégico de cada uma dos seus principais concorrentes, a fim de interar-se quanto a seu nível de conhecimento. Uma outra empresa situada na mesma região e dedicada ao mesmo ramo de negócio é um concorrente e deve-se atentar a esse concorrente e a parcela de consumidores em potencial que ele pode tomar para si.

        A empresária relata que a maior dificuldade no início da abertura da empresa,  foi abrir uma empresa numa cidade dormitório, pois os clientes em potencial são reduzidos, a empresa tem que buscar clientes, esta relata que teve que buscar clientes que não residiam exclusivamente na região. Atualmente a maior dificuldade é a concorrência que copia as ideias, como por exemplo, a venda de frangos assados, após a empresa investir nesse nicho, logo surgiram vários concorrentes oferecendo o mesmo produto.

        A empresa atua indiretamente no DF pois são entregues refeições em algumas partes de Brasília e diretamente no Goiás pois o empreendimento é localizado neste estado, e é onde recebe parte clientes.

        O principal ponto fraco que a empresária aponta é o comércio local, pois a empresa é instalada em uma cidade dormitório. O principal ponto forte da empresa é o conhecimento na área de trabalho, pois proporciona à organização á possibilidade de oferecer um leque de produtos mais elevado que o de seus concorrentes e inovar.

        A principal oportunidade vislumbrada pela empresa é a possibilidade de crescimento da região,  impulsionada pela construção civil. De acordo com Djalma (2010) é a força ambiental, incontrolável pela organização, que pode favorecer sua ação estratégica, como a construção civil que irá projetar muitos clientes no empreendimento.

        O que diferencia a empresa dos concorrentes é a diversidade, o mix à disposição do cliente, a qualidade que oferece é o que diferencia a organização do mercado local. Para Djalma (2010) ”na análise dos concorrentes, é válido que empresa elabore um plano estratégico para cada um de seus principais concorrentes, a partir daí esse trabalho leva o estabelecimento a possuir a vantagem competitiva sobre cada um dos concorrentes.”

        Visão da empresa: Abrir uma filial no Km 29 (expandir o negócio), nos próximos 4 anos. Para Djalma (2010) “visão representa o que a empresa quer ser.”

        Missão da empresa: Empreendedorismo sustentável, visando o bem estar da sociedade na qual a empresa está inserida, segundo Djalma ( 2010 )” missão é a determinação do motivo central da existência da empresa, por tanto missão representa a razão de ser da empresa.

        Valores da empresa: Ética, Qualidade, Trabalho em equipe, empreendedorismo sustentável, Valorização do colaborador. Djalma (2010)  diz que “valores representam o conjunto dos princípios e crenças fundamentais de uma empresa, ou seja aquilo que a empresa acredita que seja correto.”

  1. OBJETIVOS

        Informar o aluno quanto a importância da Logística Reversa como ferramenta de gestão de materiais a ser utilizada pelo administrador e ainda quanto ás suas aplicações dentro do ciclo econômico e cadeia de suprimentos.

  1. DESENVOLVIMENTO

        O que são INPUNT´S (REAST E REDT):    

        A expressão INPUNT´S quer dizer entrada. Existem três fases necessárias para o desenvolvimento de um trabalho começando com o INPUNT´S seguindo com a fase do processamento (transformação de bens e serviços) e saída (OUTPUT). Todas as informações que serão usadas durante a transformação são geradas pela entrada para finalmente concluir a informação de saída que é o resultado da transformação da entrada através do processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (222.6 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com