TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL

Por:   •  28/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO - “Sociedade Nilza Cordeiro Herdy de Educação e Cultura S/S Ltda.”

UNIGRANRIO - ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO

Clarisse Palomanes Monteiro – Matrícula 2031791

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL

Campus Barra da Tijuca – RJ

2018

  • QUESTÃO 1

Nos dias de atuais, com a ascendente evolução tecnológica, bem como com as mudanças de padrões de consumo e aumento da concorrência de mercado, o público alvo dos mais diversos setores encontram-se mais exigentes, impulsionando assim de forma considerável o estudo e aperfeiçoamento da Administração de Materiais nas organizações. Pode-se notar que dentre os inúmeros setores constantes em uma organização, aquele responsável pela logística do controle dos estoques merece destaque no que se diz respeito planejamento e vantagem estratégica, visto que uma empresa que possui uma administração de materiais eficiente e eficaz tem como resultado uma otimização de custos em face dos ganhos, pode praticar melhores preços, além de conseguir excelência no atendimento ao cliente, visando fatores como agilidade e qualidade.

Vale ressaltar que o sucesso deste setor depende da integração harmoniosa entre as demais áreas da organização, como por exemplo, as áreas de vendas e produção, passando por ações que visam a identificação do fornecedor, bem como os setores de armazenagem e transporte.

Sendo os colaboradores que atuam neste setor os responsáveis pelo fornecimento geral da empresa, bem como pelo regresso de materiais aos fornecedores, quando necessário, vemos a administração de materiais como peça fundamental para que a engrenagem do constante fluxo de materiais para a empresa funcione com ausência de intercorrências. Em suma, a área de administração de materiais visa os produtos ideais e necessários para determinada área em determinado período.

Podemos destacar também, dentro da área de controle de estocagem, o conceito de logística. Bem como no conceito de administração de materiais, a relação entre suprimentos e logística deve ser integrada de forma eficiente para gerar redução de custos, além de maior produtividade e lucratividade de forma a abastecer às demandas do público alvo. Em suma, logística pode ser definida como um conjunto de processos que detém as estratégias de planejamento de distribuição, além do controle de armazenagem e do fluxo de produtos dentre os diversos setores, até o destinatário final, o consumidor, avaliando neste contexto os locais de estocagem, meios de transporte a serem utilizados, prazos a serem cumpridos, etc. Vemos, portanto, que a logística e a administração de materiais possuem conceitos semelhantes, que devem ser aplicados de forma integrada para que o fluxo de materiais, desde a origem até o destinatário final, siga de forma eficiente e eficaz.

A classificação de materiais é uma das ferramentas aplicadas na política de administração de materiais. Em um contexto amplamente difundido, a classificação dos materiais consiste nos processos de identificação, codificação, cadastramento e catalogação de produtos e matérias primas de forma que estes, quando armazenados, sejam agrupados por características semelhantes. Este processo, portanto, deve ser realizado de forma abrangente, flexível e prático. Faz-se necessária compreensão e coerência por parte do gestor para avaliar e aplicar uma das inúmeras formas de classificação disponíveis. Entretanto, este deve avaliar as necessidades específicas de cada situação.

  • QUESTÃO 2

Entrevista com o Dr. Carlo Marassi, CEO da empresa Marassi Ortodontia LTDA, empresa de médio porte no ramo de ortodontia e dentística clínica:

  1. Como é feito o planejamento de compras da empresa?

Carlo Marassi: “Em nosso consultório, possuímos uma alta rotatividade de estocagem, e pouco espaço de armazenamento, o que não nos permite um provisionamento de materiais em longo prazo. Por este motivo o planejamento dá-se pela média de consumo mensal avaliado no número de atendimentos e na necessidade dos dentistas terceirizados. Há um funcionário responsável pelo controle e distribuição dos materiais a serem utilizados, bem como sinalização da necessidade de reposição dos mesmos.”.

 

  1. Como é feito a seleção e avaliação dos fornecedores?

CM: “O funcionário responsável deve, quando há necessidade de reposição de materiais, apresentar à diretoria 3 (três) orçamentos de produtos ou serviços que atendam às nossas necessidades. Desta forma, como gestores podemos avaliar o melhor cenário, considerando valores unitários e globais, prazos para entrega, condições de pagamento e parcelamento, além da idoneidade do fornecedor em questão. Normalmente damos preferência às comprar online pelas facilidades de comparação.”.

3. Quais os critérios de fornecimento usados pela empresa para as compras de rotina e para as compras críticas?

CM: “Para as compras de rotina, realizamos pedidos mensais de acordo com as melhores condições apresentadas no quadro avaliativo por nosso funcionário responsável. Normalmente, não realizamos pedidos que nos atendam em longo prazo. Desta forma, o estoque mensal é reposto através de 3 ou mais empresas fornecedoras que nos apresentem as melhores propostas de compra. Já para as compras críticas, utilizamos os serviços de empresas parceiras que possam nos atender no menor prazo possível. Normalmente, nestas eventualidades, optamos por fornecedores de pequeno e médio porte que mesmo não mantendo a média de valores ou disponibilidade de estoque dos grandes varejistas, nos deem a possibilidade de repor a defasagem de estoque em 24hs ou menos.”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com