TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  9/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

DESAFIO PROFISSIONAL:

6ª/7ª Séries

[pic 6]

[pic 7]

Cidade

Ano

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

ALUNO A – RA

ALUNO B – RA

ALUNO C – RA

ALUNO D – RA

ALUNO E – RA

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        ..3
  2. DESENVOLVIMENTO        ..4

2.1 ADMINISTRAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS        ..4

2.2 GESTÃO DE PROJETOS..............................................................................5

2.3 ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO.......................................6

2.4 ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA........................................................7

3 CONCLUSÃO        ..9

REFERÊNCIAS        .10

ANEXOS        .11

Atenção! Os anexos (fotos, desenhos, logotipos, etc.) não devem ser inseridos no Desenvolvimento do trabalho e sim somente após as Referências.



  1. INTRODUÇÃO

A introdução não trata das conclusões feitas; ela dá detalhes do trabalho e introduz o leitor no tema, sendo assim, deve conter dados que sejam relevantes ao entendimento do trabalho, ou seja, aqui você deve mencionar o que se pretende fazer, onde se pretende chegar, de que forma se pretende trabalhar. Ilustra brevemente os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração.

Se trata de uma síntese das ideias tratadas no decorrer do trabalho.  

Não deve ser longa: dois ou três parágrafos em uma página somente.

Atenção: Não se deve usar linguagem pessoal na elaboração do trabalho (na Introdução, em todo Desenvolvimento e na Conclusão), ou seja, verbos na 1ª pessoa (singular e plural: eu e nós), pois se trata de trabalho acadêmico.

Portanto, favor atentarem-se para isso, pois é requisito para a correção.

Exemplos de verbos e termos que não devem ser usados: analisei, revisamos, providenciaremos, penso que, acho, achamos, pensamos, etc.

Para uma melhor exploração e entendimento sobre este assunto acima, segue um link abaixo para vossa pesquisa:

http://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/index.php/Dicas_para_escrita_de_texto_cient%C3%ADfico


  1. DESENVOLVIMENTO

Deve conter o conteúdo pesquisado (todos os passos deixados nas orientações).

Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata de normatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da Medicina (SOUZA, 2001, p. 39). (Modelo de citação – longa com mais de 3 linhas)

  1. ADMINISTRAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Neste Passo 1, utilizando-se dos conhecimentos da disciplina Administração de Micro e Pequenas Empresas, vocês deverão fazer uma descrição do Salão de Beleza proposto no caso apresentado nas orientações. Essa descrição deverá ser a demonstração da estrutura do salão (descrição física mesmo). Ela pode ser baseada em um salão de beleza que vocês já conhecem, caracterizando física e estruturalmente como está agora, ou de maneira fictícia (pode ser criado um ambiente fictício para o salão).

Em outro parágrafo, utilizando-se do site do Sebrae citado nas orientações, descrever uma microempresa e sua legislação (como é composta, valores de faturamento, etc.).

Por fim, vocês deverão (em um 3º parágrafo) enquadrar o salão de beleza que estão estudando na legislação de uma microempresa, explicando o porquê desse enquadramento.

  1. GESTÃO DE PROJETOS

Neste segundo passo, vocês deverão responder as oito (08) questões propostas no material da disciplina Gestão de Projetos: LOURENÇO, Grasiele Aparecida. Gestão de projetos: o nascimento de um projeto: propostas iniciais e estudos de viabilidade. Está no Caderno de Atividades páginas 6 e 7. Com isso vocês deverão conseguir fazer uma avaliação da viabilidade do projeto de ampliação do salão e contratação de profissionais, lembrando que no caso proposto foi apresentado o valor da verba inicial.

O texto aqui neste passo não deverá ser em forma de perguntas e respostas e sim em texto corrido (somente as respostas), dividindo cada uma das 8 em um parágrafo para destaque, pois este trabalho se trata de uma elaboração textual. As respostas devem estar baseadas no que vocês irão desenvolver para o salão de beleza.

  1. ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Neste terceiro passo, vocês deverão primeiro ler o texto do Sebrae: Sustentabilidade no salão de beleza – desafios e vantagens, que está disponível no material orientativo.

A partir disso, deverão desenvolver algumas ações que podem ser utilizadas pelo Salão de Beleza da Sônia. É importante que essas ações sejam de responsabilidade social, mas levem em conta a viabilidade diante da estrutura e recursos do salão.

  1. ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Este quarto e último passo, vocês deverão dividi-lo em dois sub-tópicos: primeiro responder as seguintes questões:

  1. Quem são os seus clientes? (Público-alvo): Descrever o perfil do público-alvo que o negócio pretende atingir (perfil demográfico, psicográfico, social). Pertence a algum segmento específico? (Vide Tema 03 da disciplina Administração Mercadológica para auxílio). Encontrem informações sobre o comportamento de consumo do seu público-alvo.
  2. Quais são os possíveis concorrentes do seu negócio? (Concorrentes diretos e indiretos).
  3. Analisando o mercado e os concorrentes, quais são os pontos fortes e pontos fracos deste tipo de negócio?
  4. Façam uma análise ambiental identificando as possíveis oportunidades e ameaças ao negócio. Verificar as forças demográficas, econômicas, socioculturais, tecnológica, naturais, etc,  (Vide Tema 02 da disciplina Administração Mercadológica – pag. 05 para auxílio). Apresentar as mais relevantes.

Atenção! Também aqui (igual ao Passo 2) o texto não deverá ser em forma de perguntas e respostas e sim em texto corrido (somente as respostas), dividindo cada uma das 4 em um parágrafo para destaque, pois este trabalho se trata de uma elaboração textual.

No segundo sub-tópico, considerando as informações sobre o perfil do consumidor, concorrentes e análise ambiental (que indicaram acima), vocês (como consultor) deve desenvolver um plano de marketing indicando:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (44.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com