TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.098 Palavras (9 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP[pic 3]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

ADRIANY DA SILA RIBEIRO PINTO - RA: 359473

AYANNA SANTOS DE LIMA COSTA – RA: 376916

ÉRICA DA SILVA ALMEIDA - RA: 379639

VINICIOS DA SILVA ROQUE - RA: 388856

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ADMINISTRAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

TUTOR A DISTÂNCIA: PROFESSORº ADILSON DO CARMO BASSAN

FEIRA DE SANTANA – BA

2015[pic 4]

SUMÁRIO

 Introdução____________________________________________________________ 3

1. Desafio _____________________________________________________________3

1.1 Conceitos importantes sobre administração________________________________3

1.2 A lição dos 5%______________________________________________________4

 1.3 As habilidades do administrador moderno________________________________4

 1.4 Teorias da administração______________________________________________7

1.5 Melhor teoria administrativa a ser usada na empresa l.o.c.a.l _____________________________________________________________________9

1.6 Sildes _____________________________________________________________9

2.  Ética como ciência da verdade para um modelo de gestão voltado á ética corporativa, possibilitando uma liderança ética transformadora____________________________10

2.1 Estudo do caso_____________________________________________________13

2.2 Brainstorming_____________________________________________________ 13

2.3 Plano de ação para motivar a equipe da l.o.c.a. l___________________________ 14

2.4 Slides____________________________________________________________ 15

3 Gerações x, y, z______________________________________________________ 16

3.1 Plano de ação para implantar o aprendizado continuo______________________ 17

4. Conceitos e impactos da tecnologia______________________________________18

4.1 Estratégias de inovação e tecnologia____________________________________ 19

4.2 Ferramenta 5w2h da empresa l.o.c.a.l___________________________________20

4.3 Slides____________________________________________________________21

5. Considerações finais__________________________________________________22

6. Referencias_________________________________________________________23

 INTRODUÇÃO

atps de micro e pequenas empresas

Como se define micro e pequena empresa?

Pequenas empresas prestam contribuições singulares a economia brasileira a principal distinção entre essa categoria é o faturamento definição microempresa o empreendimento que tem um faturamento máximo de R$ 360 mil ao ano e tem seu limite faturamento anual estipulado em R$ 3,6 milhões .

O numero de funcionários também esta presente na definição de micro e pequena empresa. Uma microempresa do setor do comercio não pode ter mais que 9 funcionários, enquanto uma pequena empresa do mesmo setor pode chegar a 10 empregados. Na industria ,o numero permitido e maior :Maximo de 19 empregados para microempresas e mínimo de 20 e Maximo de 99 para pequenas empresas .

Classificado micro ou pequena empresa, empreendimentos têm algumas vantagens como pagamento integrado de alguns impostos e licitações exclusivas, que eliminam a desvantagens da concorrer com empresas de médio e grande porte.

Quais os desafios do micro e pequeno empreendedor?

Difícil acesso ao credito - um dos maiores desafios e a falta de apoio e incentivo as pequenas empresas no que diz respeito à linha de credito. A burocracia  e as exigências com relação as garantias para que as mesmas possam ter acesso ao credito é desanimadora .Uma vez que quando se envia um pequeno negocio os empreendedores não têm  tanto capital para investir.

Taxas de impostos-dizem que montar uma empresa optando pelo simples nacional é vantajoso e que resolve tudo. Mas nem sempre é assim ,pois o problema é que esta categoria cobre apenas alguns setores ,principalmente industrias.                                Com as empresas de serviços, por exemplo, é mais complicado: Se eu montar uma fabrica hoje e quiser incluir no simples nacional poderei escolher entre varias categorias de manufatura com taxa de ate 6% cobrados pelo governo no faturamento.

Falta de conhecimento e de capacitação - a falta dos conceitos em administração por parte do empresário gera uma grande deficiência para que uma pequena empresa possa atingir o sucesso. A maioria dos empresários pensa que a coragem ,o capital e algumas "manhas" são suficientes para abrir uma empresa.                                                                  Seu atendimento e os seus recursos humanos serão frágeis, por não dizer inexistentes. Quase 95% deles não tem nem se preocupam em ter um plano de negócios.

Quais são os riscos de abrir um novo negocio?

Riscos inerentes - ao próprio negocio, ou seja, aquele que faz parte do exercício normal de uma determinada atividade. Ex:uma empresa de transporte de carga perigosa ,o risco de acidente e inerentes ;

Riscos envolvendo fornecedores-Ex: são os possíveis atrasos na entrega das mercadorias adquiridas.

Riscos envolvendo consumidores, cujo melhor exemplo e a inadimplência.

Riscos apresentados pelos concorrentes - tais como menores preços e melhores condições de pagamento que estes possam oferecer aos consumidores.

Etapa 2

Passo 2

Passo 3


O capital de giro é o montante de recursos necessário para que a empresa possa desempenhar suas atividades do dia-a-dia, ou seja, girar. A quantidade exigida para o capital de giro dependerá de diversos fatores, como o tamanho da empresa, o setor em que atua, a sazonalidade do negócio, etc. Contabilmente, pode-se definir o capital de giro como a diferença entre o passivo circulante e o ativo circulante, ou seja, é a diferença entre as dívidas de curto prazo – como pagamento a fornecedores, salários a pagar, impostos – e as receitas de curto prazo – dinheiro em caixa, aplicações financeiras de curto prazo, recebimento de vendas a prazo. Em suma, o capital de giro é a parcela de recursos de longo prazo (endividamento, capital de sócios) que financiam as atividades de curto prazo da empresa.

O administrador financeiro, que pode ser o próprio dono da empresa, uma pessoa especificamente designada para a função ou uma consultoria especializada, passa grande parte do seu tempo a analisar e gerenciar o capital de giro da empresa, através do gerenciamento do contas a pagar e receber, financiamento de estoques, e administração de déficits de caixa. Através do acompanhamento do fluxo de caixa, importantes decisões, como melhor momento para compra e os prazos que poderão ser dados para venda são tomadas e procuram evitar que exista um desencaixe nos pagamentos e recebimentos da empresa.

Diversas são as causas dos problemas relacionados ao capital de giro, como a queda nas vendas, aumento da inadimplência, aumento de despesas financeiras e operacionais. Entretanto, as soluções para resolvê-las também são inúmeras, como o desenvolvimento de um planejamento estratégico, manter uma reserva financeira, reduzir o ciclo econômico da empresa, maior controle da inadimplência, procurar a melhor forma de endividamento, combinando taxas reduzidas e prazo alongado, e a redução dos custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (133.8 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com