TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  1/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.158 Palavras (9 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II

ATIVIDADE AULA 01

01 - Conceitue Avaliação de Desempenho;

R: “a Avaliação de Desempenho é o momento esperado pelo funcionário para que alguém fale de seu desempenho. Assim, o gerente deve citar as realizações e os pontos positivos, mas também precisa estabelecer desafios e identificar pontos a melhorar”.

A avaliação de desempenho é uma ferramenta do RH para analisar a performance de um colaborador ou de um time inteiro.

Por meio da avaliação de desempenho, é possível avaliar competências técnicas e comportamentais dos colaboradores. E, ainda, relacioná-los com a cultura da empresa.

Por meio das avaliações de desempenho também é possível verificar se os métodos de seleção estão corretos e eficientes, possibilitando a correção dos processos e evitando novas contratações equivocadas.

É importante salientar que a avaliação é realizada de tempos em tempos, para analisar um período em específico. Só assim é possível examinar a evolução do colaborador ou time.

02 - Dentre as razões que se acredita serem necessárias para se promover a Avaliação de Desempenho na organização, comente sobre 03, das citadas na aula.

1- Avaliação de desempenho Estratégica, que consiste em assegurar resultados e melhorar as relações internas entre gerentes e avaliados. A organização que avalia os seus empregados, com certeza, desenvolve um canal de comunicação aberto e de confiança.

2- Avaliação de desempenho gerencial, que permite ao administrador ou ao supervisor utilizá-la para identificar forças ou fraquezas de um funcionário no desempenho de seu cargo ou de seu comportamento na empresa.

3 Avaliação de desempenho sistemática, que consiste em uma avaliação contínua do desempenho, das deficiências, das potencialidades do empregado, do gerente e da organização. Veja bem que o termo diz, “uma apreciação sistemática e contínua”.

03 - Liste e comente pelo menos 02 métodos que podem ser utilizados na Avaliação de Desempenho;

Relatórios Escritos: trata-se de um método com algumas características do método verbal, porém, os relatos são emitidos pelos avaliados, mas são escritos. Tem como pontos fortes a liberdade de expressão do avaliador mediante o relatório e a rapidez em sua emissão. Apresenta algumas limitações, tais como: a subjetividade, não permite tabulação dos dados e não é um método padronizado. O relato do desempenho do funcionário pode sofrer interferência emocional.

Relatórios Verbais: considerado um método simples, de fácil aplicação, consiste no relato que o avaliador faz verbalmente sobre determinado avaliado, considerando determinado período de tempo. É um método limitado por não adotar critérios padronizados e estabelecidos. O relato depende da subjetividade de cada avaliador. Na atualidade, esse método é muito utilizado pelos gerentes que preferem evitar papeladas e emitir uma opinião mais pessoal e com liberdade de expressão.

04 – Você acredita que avaliar um colaborador é um processo necessário? Ou considera essa prática é um modismo, e na realidade as organizações fazem para não ficar fora da moda? Argumente sua resposta.

Na minha opinião e baseado e no que eu aprendi nessa aula, a avaliar um colaborador é um processo primordial em uma organização, e não um modismo, no momento da avaliação é o momento onde encontramos os pontos fortes e fracos dos colaboradores para que possamos fomentar eles a se sentirem motivados a corrigir seus erros para seu desempenho profissional e pessoal.

ATIVIDADE AULA 02

01 - Conceitue Avaliação e Classificação de Cargo.

R: A Avaliação de Cargos é o processo que consiste em todas as etapas para se determinar o valor relativo de um cargo na empresa. Consiste também no conjunto de técnicas, por intermédio das quais se analisa, compara e valoriza cargos, através de métodos estabelecidos e apropriados, com vistas a dar um valor relativo “status”, uma posição do cargo na estrutura organizacional e construir uma hierarquia de cargos, permitindo a padronização desses cargos e os mecanismos para o estabelecimento da estrutura salarial da organização.

02 - Comente sobre sua importância para as Organizações. Aproveite para listar e comentar sobre os benefícios da Avaliação de cargos na organização;

R: Avaliação de Cargos é importante pós é possível reduzir conflitos departamentais entre os diversos cargos da organização, promover a justiça e a ética; valorizar os talentos que ocupam os respectivos cargos; evitar as decisões arbitrárias e o desequilíbrio salarial interno; valorizar as competências e as habilidades das pessoas; promover um melhor clima organizacional e manter o nível de motivação elevado.

Conceitos:

1 – redução de conflitos frente à insatisfação com o desequilíbrio na hierarquia de salários da organização;

2 – permite dar um valor relativo e justo a um cargo;

03 – Caracterize as terminologias: Avaliação de cargos e Análise de cargos.

Avaliação de cargos: uma informação a respeito do que o ocupante do cargo faz e os conhecimentos, habilidades e capacidades que ele precisa ter para desempenhar o cargo adequadamente. É um processo sistemático de coleta de informação para tomar decisões a respeito de cargos. Identifica as tarefas, deveres e responsabilidades de um cargo e o tipo de pessoa que deverá ocupá-lo.

Análise de cargos: É utilizada para assegurar o equilíbrio interno dos salários. A avaliação do cargo é o processo através do qual se aplicam critérios de comparação dos cargos para se conseguir uma valorização relativa interna dos salários dos diversos cargos. A classificação do Cargo é o processo de comparar o valor relativo dos cargos a fim de colocá-los em uma hierarquia de classes que podem ser utilizadas como base em uma comparação sistemática e consistente.

04 – Dentre os benefícios da Avaliação de Cargos, destaque pelo menos dois e comente.

2 – permite dar um valor relativo e justo a um cargo;

Esse beneficio consiste gratificar o colaborador pelo seu desempenho que baseado em uma ação justas com seu cargo.

3 – cria uma cultura de valorização e de revisão dos cargos na empresa;

Criar uma cultua de valorização e revisão dos cargos é também uma forma de fomentar a cultura fazendo com que os colaboradores se sintam motivados na organização.

05 – A partir da leitura da aula, pode-se afirmar que organizações que realizam a prática da política de avaliação e classificação de cargos, possui uma vantagem competitiva? Justifique sua resposta;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (78.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com