TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA DE VALINHOS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROF. MS DIVA MORAES

GRAZIELA DA SILVA SABINO – RA: 1299181391

JANAINA BATISTA DA SILVA – RA: 8094881419

LÍVIA ANDRADE DE SOUZA – RA: 8060804497

Valinhos - SP

2015


FACULDADE ANHANGUERA DE VALINHOS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Relatório apresentado à Faculdade Anhanguera de Valinhos, como exigência da disciplina Administração de Recursos Humanos.

Orientadora: Profª. Mestra Diva Moraes

                                                

Valinhos - SP

2015

AVALIAÇÃO

__________________________

Profª Mestra Diva Moraes

Nota

[pic 1]


ETAPA 1

TEMPOS MODERNOS (CHARLES CHAPLIN) VERSUS A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS        

“Tempos Modernos é uma história sobre a indústria, a iniciativa privada e a humanidade em busca da felicidade.”  –  Charles Chaplin.

O filme retrata e critica a realidade trabalhista de 1936, em que operários eram explorados e submetidos pelos burgueses a condições subumanas de trabalho.

Enquanto os operários trabalhavam, o patrão ficava em uma sala observando-os através de câmeras instaladas pela fabrica e dava ordens a um funcionário para que aumentasse a velocidade das maquinas e assim a produção fosse acelerada.

Os operários trabalhavam com cargas horarias extensas, pouco salario, em lugares sujos, perigosos e sem nenhum tipo de proteção para o manuseio das maquinas.

Em dado momento do filme, o patrão avalia a possibilidade de comprar uma maquina para alimentar os operários de forma automática, para que não houvesse grande perda de tempo com pausas para o almoço e os mesmos retornassem rapidamente para seus postos de trabalho.

O filme retrata também a substituição dos homens pelas maquinas, passando assim a serem necessárias apenas mãos-de-obra especializadas para o manuseio das maquinas, fazendo com que muitos trabalhadores ficassem desempregados e passando fome.

A desigualdade social é claramente abordada na cena em que Chaplin e sua namorada órfã estão conversando no jardim de uma bela casa e sonhando com o dia em que terão as mesmas condições de vida dos donos da casa. Essa desigualdade foi a causa de varias manifestações por parte dos trabalhadores, que reivindicavam melhores condições de trabalho e salario compatível com seus esforços.

Já hoje, apesar de o homem continuar a ser cada vez mais substituído pela maquina com o passar dos anos, quase não existem mais trabalhadores que não possam recorrer ao seu direito e receber salários compatíveis com seu emprego e esforço.

Hoje a moderna gestão de pessoas vem realizando mudanças na forma de tratamento dos trabalhadores. Os que antes eram explorados, hoje são aperfeiçoados e valorizados de acordo com seu potencial, seja através de treinamentos ou de recompensas e reconhecimento.

A moderna gestão de pessoas tem como objetivo fazer com que a organização alcance seus objetivos através de pessoas bem treinadas, motivadas e satisfeitas no trabalho. Além disso, visam manter a qualidade de vida no trabalho e administrar toda e qualquer mudança que venha a ocorrer. O foco, que antes era nas tarefas e nos meios, agora passa a ser nos processos como um todo, nos fins e resultados, nos trabalhos em equipe.

O que antes era um processo engessado de contratação, onde era visada apenas a alta escala de produção por salários baixíssimos, hoje evoluiu para um processo mais detalhado e com visões diferenciadas, onde além de haver um processo de recrutamento e seleção com perfis detalhados de trabalhadores, há também os processos de desenho de cargos e avaliações de desempenho, que visam definir o que as pessoas irão fazer. Remunerações compatíveis com a atividade exercida, benefícios e recompensas; processos de treinamentos que visam desenvolver as habilidades do trabalhador; disciplina, higiene, qualidade de vida e relações com os sindicatos que visam manter as pessoas no emprego e motivadas; e sistemas de informações gerenciais e banco de dados que definem como saber o que fazem e o que são as pessoas, também são algumas das evoluções da gestão de pessoas.  

Hoje o trabalho é exercido de forma mais ética e responsável, com qualidade, segurança, condições mais favoráveis e dignas. E existem leis que possibilitam aos trabalhadores recorrerem aos seus direitos caso se sintam prejudicados de alguma forma.


ETAPA 2

Relatório da Empresa

> Nome do funcionário entrevistado: Sheila Tatiani

> Função que trabalha: Assistente de RH

> Tempo de empresa: 2 anos

* Razão Social: Comercial Frango Assado LTDA

* Localização: Rua Clark 1947, Bairro Macuco, Valinhos

* Segmento em que atua: Alimentação

Frango assado é uma rede de restaurantes, presente em onze rodovias, tem Mini-mercado, padaria, restaurante, lanchonete, sanitários, postos de serviços, sinal de Wi Fi e muito mais. A história da empresa começou em 1952 na cidade de Louveira, no interior de São Paulo. No início, era apenas uma barraca que vendia frutas aos domingos na beira da Rodovia Anhanguera. Na hora do almoço, o avô dos antigos donos costumava comer um frango assado preparado pela sua esposa. As pessoas que passavam por perto sentiam o aroma e começaram a pedir para ele vender o frango.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (155.3 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com