TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE RH

Por:   •  30/3/2015  •  Monografia  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 7

Como afirma Chiavenato (2005), o contexto em que se situa a Gestão de Pessoas é representado pelas organizações e sem pessoas não haveria Gestão de Pessoas.

Enfim, as empresas que já estão praticando e adequando a Gestão de Pessoa de forma correta, onde colaboradores (fornecedores, funcionário, cliente), assim, como são chamados, são vistos como parceiro tem mais chances de se manterem no mercado, alcançar objetivos e metas.

• Filme Tempos Modernos x A Moderna Gestão de Pessoas

Através da análise do filme, foi possível identificar várias diferenças, bem como uma grande relação: o ambiente econômico incerto e inseguro. No filme fica evidente a grande insegurança causada pela crise nos anos de 1929, já atualmente, em conseqüência do enorme avanço tecnológico e da interação dos mercados, a constante transformação e quebra de paradigmas se faz necessária, pois o ambiente é cada vez mais incerto e competitivo reforçando a enorme precisão de se ter pessoas motivadas a modificarem constantemente. No filme fica evidente o total descaso com o colaborador tratado como máquina e não como pessoa, era totalmente explorado e submetido a desempenhar funções que determinavam uma capacitação técnica e os mesmos nem se quer passavam por um treinamento.

Nos dias atuais existe uma enorme preocupação com o treinamento dos colaboradores, para que possa aumentar a produtividade e a riqueza da empresa com melhores resultados, através da eliminação de desperdícios e despesas para conseqüentemente aumentar os lucros. No filme não tinha um departamento responsável pelo gerenciamento das pessoas, que não apresentavam mínimas condições e, às vezes, chegavam ao ponto de enlouquecerem como foi o caso do personagem interpretado por Charles Chaplin que após a exposição a um trabalho duro e repetitivo, onde não tinha direito nem de ir ao banheiro acabou não suportando e enlouqueceu. Hoje é característica fundamental, e fator competitivo em uma organização, o departamento responsável pela gestão de pessoas, com o objetivo básico de recrutar e desenvolver pessoas sempre respeitando a qualidade de vida.

Atualmente não temos mais modelos como o do filme, com os avanços tecnológicos ou a própria globalização a preocupação com as pessoas aumentou muito. As organizações sabem que o maior patrimônio que se pode ter é as pessoas e que elas são fundamentais para sua sobrevivência e seu desenvolvimento.

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL - ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

O conceito empregado para definir “comportamento” no nome Análise do Comportamento é um conceito inglês, estabelecida pelo psicólogo americano Behavior Analysis e se refere ao estudo das ações de um indivíduo quanto aos sentimentos, falas e pensamentos a partir da interação entre organismo e ambiente.

Segundo, Chiavenato, em 1983, propôs que a Seleção de Recursos Humanos poderia ser definida como a escolha dos candidatos mais adequados para os cargos existentes na organização, de forma que os mesmos mantenham ou aumentem o desempenho no quadro de pessoal. Sugerindo assim, que o papel do selecionador é garantir a eficiência das atividades dentro da organização, através de um caminho fundamentado em informações a respeito das exigências para preenchimento da vaga, para que essas informações sejam cruzadas com as informações psicológicas do candidato certo e a vaga certa.

A enorme demanda dos serviços psicológicos na seleção de pessoal volta-se para as organizações privadas, que visam multiplicação de lucro e capitais financeiros, representam uma enorme porcentagem na empregabilidade de psicólogos como recrutadores.

ORGANIZAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE PROPOSTA

• Questionário Diretivo

A fim de determinar o modelo de Gestão no departamento de Recrutamento e Seleção, até a avaliação dos colaboradores, foi elaborado um questionário que por objetivo demonstra a ação do responsável como avaliador, mentor, educador, conselheiro e consultor dos funcionários.

Para uma boa avaliação de desempenho, a empresa necessita ter claras e objetivas as suas expectativas em relação aos funcionários. Buscando identificar as fraquezas e limitações do sistema para equilibrar os resultados com os comportamentos praticados por seus colaboradores.

1. Ao abrir uma vaga na empresa, quais os requisitos para desenhar o perfil da vaga?

2. Após a seleção, como funciona a integração do novo colaborador?

3. Quais os benefícios oferecidos pela empresa? A empresa considera os mesmos como motivacionais?

4. A empresa apresenta treinamento para os colaboradores, visando desenvolvimento dos mesmos?

5. Há alguma ferramenta de avaliação de desempenho aplicada aos colaboradores?

6. A empresa proporciona plano de carreira para os colaboradores?

• Histórico da Empresa

Nome Fantasia: STAR VALE

Localização: Av Augusto Mesquita, 400 – Moreira César, Pindamonhangaba/SP

Segmento em que atua: Roupas e Acessórios em Geral – Empresa de pequeno porte.

Visão: Ser uma empresa reconhecida pelo mercado, competitiva e seguir as tendências da moda atual.

Missão: Satisfação contínua aos nossos clientes e atendendo os objetivos de colaboradores, fornecedores e a comunidade.

Valores: Honestidade, dinamismo, responsabilidade e Preocupação com a comunidade.

Público Alvo: Masculino, Feminino e Infantil.

Quantidade de funcionários: 04

Gestor Colaborador do trabalho: Hélio Massari

No dia 02 de dezembro de 2002, em Pindamonhangaba, Helio juntamente com um sócio, iniciou a comercialização de roupas pela Star Vale.

Depois de um ano, desfez a sociedade e começou a seguir seu comércio como empresa individual.

Em 2010 a loja passou por uma reestruturação, sendo ampliada e realizando novas contratações.

Atualmente a empresa é bem reconhecida no município, apesar de ser pequena, atende

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (153.8 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com