TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Por:   •  9/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.360 Palavras (22 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 22

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

  1. Introdução

Este resumo serve como material de apoio à disciplina de Administração de Sistemas de Informação, ministrada para as diversas especializações do curso de Administração da FIZO. O público-alvo é o profissional Administrador de Empresas, portanto, o enfoque desta disciplina é o aspecto administrativo e não o técnico. Não se trata de um curso de Tecnologia da Informação (TI), nem de “informática”, computação ou de qualquer outra especialização técnica da área, mas sim, dos efeitos da aplicação da tecnologia da informação, ou da informatização dos processos nas decisões administrativas e gerenciais de uma organização.

Entretanto, não podemos discorrer sobre um processo de informatização sem entender a terminologia e as características de algumas tecnologias históricas e atuais, e mesmo de conceitos existentes na área da computação.

Em um primeiro momento, destacamos as principais tecnologias existentes no mercado atual de informática e telecomunicações, servindo como uma introdução aos termos técnicos. Depois iremos explorar os conceitos administrativos e de gestão para os principais tópicos em T.I. Para organizações.

  1. Principais conceitos em Tecnologia da Informação.

Máquina (Hardware)

É um conjunto de circuitos elétricos (placas de circuitos integrados), processadores, chips, memórias, e dispositivos mecânicos de armazenamento de dados, que juntos constituem o que chamamos de computador, servidor, impressora, ou qualquer outro item funcional. Em uma organização, as máquinas centrais, onde estão centralizadas as informações, dados de usuários e sistemas, são denominadas de servidores.

Programa (Software)

É o conjunto de instruções que são escritas e concatenadas de maneira lógica pelos programadores, afim de resultar em ambiente de interação entre as máquinas e os humanos. Podem ser chamados de aplicativos ou sistemas, e normalmente possuem telas para entrada de dados e interação  com os usuários. Realizam tarefas para as quais foram programados.

Linguagem de programação

É uma maneira lógica e formal empregada na elaboração de um programa. Existem diversas linguagens de programação, e cada uma possui comandos específicos. Os comandos devem seguir normas de escrita e de concatenação lógica que também são específicas de cada linguagem. Exemplos: HTML, C, PHP, JAVA, PASCAL, VISUAL BASIC, entre outras.

Código Fonte

É programa no seu estado não executável, onde é possível ler os comandos e a lógica escrita pelo programados na linguagem de programação em que foi concebido.

Este é um exemplo de código fonte de uma página web (fonte: http://www.google.com.br) escrito na linguagem HTML e JavaScript:

[pic 2][pic 1]

O Código acima, quando executado pelo navegador (Internet Explorer, Firefox, etc...) fica como demonstrado na Figura 2.1.

[pic 3]

Figura 2.1 – Execução de código fonte de uma página em linguagem de programação HTML e Javascript por um navegador de internet.

Ao desenvolver um sistema, a organização pode negociar ficar em poder do código fonte. Somente com o código fonte em mãos, será possível realizar alterações no sistema.

Executável Binário

Em alguns casos, para ser executado, o código fonte passa por um processo denomiado compilação, onde é transformado em um arquivo, no qual não se pode mais enxergar o código fonte. Este arquivo pode ser executado pela máquina. Na maioria dos casos os programas que executamos (Ex. Word, Excel, OpenOffice, Mozilla, Internet Explorer, etc...) são arquivos binários.

Sistema

Em informática, é o termo utilizado para designar um conjunto de programas escritos e compilados de tal maneira que atuam em conjunto para tornar as máquinas (computadores ou servidores) funcionais e interativas, tanto entre si como com os seres humanos. É um termo comumente utilizado para se referir a  um programa de computador que possua uma finalidade específica.

Sistema Operacional

É o programa para computador responsável por tornar o computador utilizável, pois estabelece uma interface entre a máquina e o humano, e também entre a máquina e outros programas. Controla os dispositivos, tais como teclado, disco rígido, mouse, leitor de CD, etc... Exemplos: LINUX, UNIX, McOS, Windows.

Rede de Computadores

É uma tecnologia que permite interligar os computadores de maneira que possam transferir dados entre eles, ou permitir a um computador acessar serviços localizados em outro computador. Por exemplo, em uma rede podemos ter vários computadores e apenas um impressora, e através desta rede podemos permitir que todos os computadores imprimam nesta impressora, a qual esta compartilhada por um único computador da rede. Este computador que possui a impressora e permite que os outros imprimam nela está atuando como servidor do serviço de impressão. Atualmente ma maioria das redes utilizam-se cabos de cobre para a conexão entre os computadores (ver Cabeamento Estruturado).

Para conectar um computador a outro, existem diversos equipamentos de rede, tais como Switch e Roteador. A figura abaixo ilustra duas redes locais ou LAN´s (Local Area Network), e sua interligação com outra rede, formando uma rede de longo alcance ou WAN (Wide Area Network)

[pic 4]

Figura 2.2 – Diagrama das conexões e topologia de duas LANs conectadas entre si pela  Internet.

Cabeamento Estruturado

É um método de instalação dos cabos que interligam computadores em uma rede interna (i.e. localizada em um mesmo prédio), permitindo que os mesmos possam ser utilizados tanto para computadores como para telefones, e permitindo uma grande flexibilidade ao ocorrer remanejamento de ramais ou computadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)   pdf (580 Kb)   docx (230.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com