TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE UMA IDÉIA OU SERVIÇO

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM QUALIDADE

TRABALHO DE CRIATIVIDADE E QUALIDADE

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

MOGI DAS CRUZES, SP

2008

ARNALDO TRETTEL – 230369

DANIEL PIETRZAK – 224139

DAYANA MACHADO – 210381

GABRIEL DE OLIVEIRA – 220129

JOÃO RAFAEL – 227980

WESLEY SANTOS – 236458

DESENVOLVIMENTO DE UMA IDÉIA OU SERVIÇO

PROFª GIULIANA BONINI

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

MOGI DAS CRUZES, SP

2008

TRABALHO DE CRIATIVIDADE E QUALIDADE

DESENVOLVIMENTO DE UMA IDÉIA OU SERVIÇO

Surgimento da idéia:

Surgiu da real necessidade do usuário em saber se o ônibus de determinada linha e itinerário passou ou não pelo ponto de parada. Isso aconteceu de fato com um dos integrantes do grupo e repete-se com a maioria das pessoas que utilizam esse tipo de transporte.

A idéia:

Desenvolvimento e Instalação de Terminais de consulta do status das linhas de transporte coletivo nos pontos de parada.

Funcionamento:

O funcionamento do sistema tem como base, a princípio, a cidade de Mogi das Cruzes.

Através de pesquisa realizada em uma das empresas de transporte coletivo da cidade, foi constatado que os ônibus que fazem a linha Mogi das Cruzes / Capital já possuem o sistema de rastreamento e, ainda, um dispositivo chamado de “validador” que registra a saída da garagem e a passagem do coletivo pelo ponto final da linha.

O projeto funcionará com a instalação do “validador” em todos os coletivos (primeiramente nas linhas urbanas, como projeto piloto) e nos pontos de parada e, de terminais de consulta do tipo “touch screen” nos principais pontos. As linhas devem ser identificadas com número e nome; como por exemplo: Linha 171, Jundiapeba / César de Souza, para facilitar a consulta nos terminais localizados nos pontos de parada da linha.

Cada vez que o coletivo passar pelos pontos do itinerário, o registro será feito e, automaticamente, os dados são repassados para uma central e lançados no sistema integrado aos terminais.

O usuário então, poderá consultar nos terminais o status da linha, se o ônibus já passou por aquele ponto, senão, qual o último local por onde ele passou e qual a estimativa de tempo que levará para chegar ao determinado ponto, ou até mesmo, qual a previsão da passagem do próximo. Para os usuários que não conhecem bem a cidade e não sabem qual linha de ônibus os levará para o destino desejado, também poderá digitar o nome do local e o sistema lhe retornará as informações sobre itinerários adequados e horários disponíveis.

Os terminais de informação poderão, ainda, servir como ponte entre usuários e empresa, para reclamações, sugestões e outras informações, bastando estar conectado a internet, além do uso do sistema de GPS.

No futuro, também poderá ser feita a consulta através do celular, por torpedo, necessitando somente fazer alguma adaptação no sistema para atender a essas solicitações.

Vantagens:

A informação correta sobre o status da linha de forma simples e prática para o usuário;

Melhoria dos serviços prestados pela empresa de transporte coletivo, demonstrando grande preocupação com o bem-estar dos clientes;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (402.7 Kb)   docx (300 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com