TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE SOFTWARE

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

CONCEITO DE SOFTWARE 4

SOFTWARE DE SISTEMA OPERACIONAL 5

SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO 5

SOFTWARE APLICATIVO 5

SOFTWARE PARA INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL 6

CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

A tecnologia é um dos fatores mais importantes das empresas hoje, independe de seu porte e segmento de mercado. O avanço tecnológico faz parte da vida das organizações desde a Revolução Industrial no século XIX, uma empresa que não avança tecnologicamente se torna decadente e obsoleta. Atualmente o gerenciamento de informação é uma das vertentes mais importantes de progresso, os softwares e programas desenvolvidos para viabilizar o rápido recebimento de informações internas e do mercado ganha cada vez mais espaço e auxilia na tomada de decisões por parte dos administradores, além disso, a tecnologia ajuda as organizações a melhorar os seus processos, na sua capacidade de inovação, responsabilidade, sustentabilidade e na elevação da qualidade de seus produtos e serviços.

O estudo deste assunto é fundamental para entender o comportamento das empresas diante da modernização e aceitação da tecnologia, quais segmentos são mais afetados, que tipo de perfil possuem, as áreas que recebem a maior parte do investimento e se as empresas sabem utilizar a tecnologia ao seu favor e em prol do aumento de sua lucratividade. O sucesso de um sistema (neste caso a organização) depende do grupo e de sua interação, a sinergia de um conjunto é conquistada em decorrência de componentes motivados, preparados e que contribuem continuamente no processo de melhoria o que por consequência leva a qualidade total de trabalho e dos produtos oferecidos pela empresa.

Sendo assim, o objetivo deste trabalho é compreender o papel do software neste cenário. Seu conceito, funcionamento, utilização e sua contribuição no desempenho dos administradores. Disseminando o conhecimento para os alunos em sala de aula promovendo a interação e contribuindo no aprimoramento das habilidades necessárias a este tipo de profissional, através de uma linguagem mais dinâmica e menos técnica favorecendo a absorção e aplicação do tema em seu cotidiano.

Neste trabalho você irá acompanhar a evolução dos softwares durante os anos e de que maneira eles facilitaram a comunicação entre as pessoas e nas organizações, os tipos e grupos no qual cada software se enquadra e sua colaboração no ambiente empresarial.

CONCEITO DE SOFTWARE

De acordo com o site significados.com.br, software é o conjunto de componentes/instruções lógicas que são interpretadas pelo computador (Hardware – parte física) para executar atividades específicas, esse conjunto de componentes ou instruções é conhecido com programa ou aplicativo.

O termo em inglês foi citado pela primeira vez através de um artigo escrito pelo cientista americano John Wilder Tukey (ele também foi o responsável pela criação do termo “bit” para identificar o dígito binário). Os softwares são classificados em três tipos:

Software de Sistema – é o aglomerado de dados processados pelo sistema interno do computador que viabiliza o diálogo entre usuário e hardware por interface gráfica. Envolve o sistema operador e os controles de dispositivo (teclado, mouse, impressora, memória, etc).

Software de Programação – é a reunião de ferramentas que permitem ao programador criar sistemas informáticos, em geral utilizando linguagens de programação dentro de um ambiente virtual de desenvolvimento integrado.

Software de Aplicação – São programas que permitem a execução de determinadas tarefas de várias áreas de atividade (contabilidade, medicina, arquitetura, educação e outros). Entre este tipo de software encontramos ainda as bases de dados, videojogos, sistemas de automação industrial, etc. Hoje também temos o conceito de software livre, que se refere a um programa onde o usuário consegue estudar, modificar e compartilhar com outras pessoas e isso somente ocorre se o utilizador puder aceder o código-fonte para adequá-lo conforme suas necessidades.

SOFTWARE DE SISTEMA OPERACIONAL

Segundo Laudon e Laudon (2007), o sistema operacional é o software de sistema responsável pelo gerenciamento e controle de atividades realizadas pelo computador. O sistema operacional atua como um gerente geral e possibilita ao usuário a interação e execução de diversas tarefas ao mesmo tempo. Além disso, acompanha cada tarefa realizada no computador e quem a executa, controla os dispositivos de entrada e saída (impressoras, conexões de comunicação e terminais) e atribui locais de memória primária para dados.

Como outros softwares, o software de computador é constituído com base nos hardwares e sistemas operacionais específicos, ou seja, o sistema operacional desenhado e escrito para determinado PC não pode ser utilizado em outros e como exemplo disso o mercado de tecnologia é abastecido de diversos sistemas operacionais que surgiram ao longo dos anos e que suprem as necessidades de quem os busca.

SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO

De acordo com Paulino (2009), o software de programação tem como objetivo a criação de outros programas de uso comum, com a utilização deste tipo de software um programador desenvolve sistemas como: os de uso contábil, de estoque, vendas, compras e administrativos.

SOFTWARE APLICATIVO

Neste grupo de software entram todos os tipos de programa que executam tarefas específicas (Word, Excel, Power Point, Access, etc) e os softwares de navegação na web, os mais utilizados são: Google Chrome, Firefox, Mozila, Windows Internet, Opera e Safári. Para criação das ferramentas utilizadas nas empresas existe a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com