TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Projeto de pesquisa: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4

2.1. ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA .....................................................................4

2.2. ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DA INFORMAÇÃO..........................................6

2.3. GESTÃO DE NEGÓCIOS.....................................................................................7

3. CONCLUSÃO..........................................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

1. INTRODUÇÃO

Em tempos de globalização, para qualquer empreendedor, a posse da gestão estratégica do conhecimento e processamento das informações são necessidades básicas no meio corporativo, e não apenas mais um método ou ferramenta administrativa. A informação tem um valor altamente significativo e representa grande poder para quem a possui, seja pessoa, seja instituição.

A utilização da tecnologia da Informação é parte integrante do processo de transformação das organizações, e para a sua implantação é necessário que as organizações tenham seu planejamento empresarial bem estruturado que permite retratar a situação atual e projetar no futuro o seu desenvolvimento, diminuindo as possibilidades de riscos que todo empreendimento pode ter; podendo ser revisto e adaptado sempre que necessário.

As estratégias são as diretrizes, a maneira de como atingir os objetivos e metas de como se manter no mercado diante das novas tecnologias e formas de organizações além de prevenir situações de riscos e auxiliar no sucesso do contencioso, também auxilia e contribui em decisões importantes para a saúde financeira da empresa e o sucesso do negócio.

2. DESENVOLVIMENTO

1° ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

1 – Sabendo dos desafios do mercado e da necessidade de moldar o negócio e a estratégia em consonância aos desafios que serão enfrentados, pesquisem, apontem e expliquem as variáveis relacionadas ao comportamento do consumidor, desenvolvimento de produtos e serviços, e uso das informações para o planejamento.

O comportamento humano e o de consumo obedecem a vários fatores, extrínseco e intrínseco a cada indivíduo. Cada um possui suas características, e é influenciado a comprar de acordo com estímulos variáveis. A busca de um melhor entendimento deste comportamento nos fará conhecer melhor a atitude do consumidor e como ele é influenciado, a fim de criar novas estratégias de venda e/ou melhorá-las, aplicando o contexto ao trabalho de cada um.

Atualmente o excesso de concorrência exige cada vez mais das empresas a adoção de uma equipe de marketing eficiente, a fim de manter a empresa no mercado.

O comportamento de compra do consumidor é influenciado por vários fatores:

• Fatores Culturais – Cultura, subcultura e classe social são fatores particularmente importantes no comportamento de compra;

• Fatores Pessoais – Dentre os fatores externos que influenciam o comportamento do consumidor temos os fatores pessoais. As variáveis demográficas como o sexo, idade, a profissão e ocupação, as condições econômicas e o estilo de vida;

• Ocupação e Circunstâncias Econômicas – Variáveis como profissão, ocupação e condições econômicas definem status e poder aquisitivo e também definem claramente o consumo de produtos específicos;

• Estilo de Vida – Para o levantamento do estilo de vida temos pesquisas psicográficas onde são investigadas atividades, interesses e opiniões, incluindo dessa forma, variáveis psicológicas;

• Fatores Sociais – Além de outros fatores, o comportamento do consumidor também é influenciado por fatores sociais, como os grupos de referência, família, papéis sociais e status;

• Fatores Psicológicos – O consumidor comporta-se de acordo com quatro fatores psicológicos predominantes: motivação, percepção, aprendizagem e crenças e atitudes.

2 – Pesquisem e explique o que seria uma Matriz SWOT, quais seriam seus componentes e como esta matriz pode contribuir para a estratégia da empresa.

A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.

Esta análise se divide em:

• Ambiente interno – Forças e Fraquezas: As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos. O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da empresa, uma vez que ele é resultado das estratégias de atuação definidas pelos próprios membros da organização.

• Ambiente externo – Oportunidades e Ameaças: Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos. Já o ambiente externo está totalmente fora do controle da organização. Mas, apesar de não poder controlá-lo, a empresa deve conhecê-lo e monitorá-lo com frequência, de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças.

Matriz SWOT faz a análise fundamental para que as empresas possam definir onde focar suas atenções onde é necessário melhorar, mudar, além de identificar suas forças e oportunidades, e assim estar preparado para o mercado competitivo.

2° ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

1 – Pesquisem sobre Tecnologias de Informação e Sistemas Empresariais, onde deverão buscar:

Tecnologia de Informação

• Automação Comercial: conceitos, característica, aplicações nas empresas.

Bacharelado em Administração

• Hardware

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com