TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Trabalho acadêmico: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.027 Palavras (17 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 4

2.1 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.........................................9

2.2 GESTÃO DE NEGÓCIOS.........................................................................................15

3. CONSCLUSÃO......................................................................................................20

REFERÊNCIAS..........................................................................................................21

1 INTRODUÇÃO

A palavra administração vem do latim ad(direção ,tendência para)e ministre(subordinação obediência) Segundo o dicionário,significa exercer cargo,oficio ou emprego ou ainda ministrar,governar ,reger negócios particulares ou públicos.Visando que estamos na era da informação ou seja ,uma revolução que é responsável por varias áreas das organizações.Em um cenário altamente competitivo e globalizado,a empresa deve estar sempre prepara para enfrentar desafios e superá-los de forma a se manter no mercado.

2. ADMINISTRÇÃO ESTRATÉGICA

Com as inúmeras possibilidades existentes no mercado, cabe à organização conhecer e controlar os ambientes em que está inserida, seja o ambiente interno ou externo, evitando surpresas que possam deixar sua fatia de mercado menor.

As variáveis internas são facilmente controladas, utilizando-se da matriz SWOT a empresa têm em mãos os pontos que pode controlar, que, caso seja necessário, necessitem alterações ou revisões para aperfeiçoamento.

Constantemente as organizações preocupam-se com seus concorrentes, consumidores, fornecedores, ou seja, o mercado, deixando de lado a observação daquilo que ocorre dentro de si e perdendo oportunidades de melhorar continuamente.

Todas as organizações devem utilizar ferramentas para apontar seus pontos fortes e fracos, mesmo que para muitos a empresa não possua pontos fracos, o que é um problema sério, tendo em vista que a concorrência estuda constantemente as organizações para descobrir brechas e oportunidades.

Como todas as empresas optam por ressaltar somente os pontos positivos ao mercado, acabam deixando-se levar pelos sentimentos de invencibilidade ou que os concorrentes são incapazes de alcançar seu nível.

Mesmo com o controle das variáveis internas, pontos fortes e fracos, ainda existem variáveis que a empresa não controla por completo, mas pode posicionar-se muito melhor ao conhecer o que está acontecendo fora de suas paredes.

Para que as oportunidades e ameaças sejam conhecidas, devem ser elaborados estudos constantes, uma boa Pesquisa pode auxiliar entender as tendências que os dados apontam e transformá-los em informações úteis à organização.

Uma empresa pode ter um conhecimento mais aprofundado do mercado quando está disposta a estudar e conhecer mais profundamente a si e aos concorrentes, mesmo que o porte das organizações não seja o mesmo.

É fundamental que a empresa conheça variável como: A matéria-prima usada;

Os colaboradores e sua importância para a organização;

O capital intelectual dos colaboradores;

Os objetivos da empresa;

Como melhorar o atendimento;

Atender perfeitamente o consumidor;

A evolução tecnológica que pode suplantar a organização no futuro;

Concorrentes;

Perfil do consumidor;

Políticas do governo que interferem na empresa;

Empresas mundiais;

Oportunidades observadas em pesquisas.

Cada empresa tem um composto de variáveis que devem ser avaliadas, muitas vezes um concorrente pode não estar situado no mesmo setor, por isso é importante que todas as pesquisas de mercado sejam feitas corretamente.

A melhor forma de controlar as variáveis é conhecer suas causas e efeitos, quando internas são mais fáceis de observar, por outro lado deve-se transformar a variável externa em uma variável controlável, conhecendo-a e compreendendo que ações devem ser realizadas para que ela se torne um fator positivo e traga melhoria. Os desafios em transformar o que é externo a organização em algo controlável são muitos, mas devem ser trazidos para a realidade organizacional e serem notadas antes da concorrência, para que a sua empresa obtenha uma vantagem no mercado, especialmente porque os estudos voltados para o mercado devem ser constantes.

Quando as empresas compreenderem que há oportunidade de controlar uma variável externa poderão melhorar seu desempenho e atuar de forma mais consistente no mercado, atendendo os desejos e necessidades do consumidor.

As mudanças ocorrem diariamente, de maneira muito rápida, e em algumas vezes muitas complexas, certamente irão interferir no ambiente de negócios. Em um cenário altamente competitivo e globalizado, a empresa deve estar sempre preparada para enfrentar desafios e superá-los de forma a se manter no mercado. Essa atitude demanda a utilização de diferentes estratégias empresariais por parte da empresa, a fim de posicionar-se adequadamente a cada situação. Nesse sentido o planejamento estratégico é imprescindível para a realização dos planejamentos da empresa.

Relacionada ao comportamento do consumidor

Os consumidores são pessoas que compram os nossos bens e serviços e, para entender suas necessidades e desejos, os profissionais de marketing precisam estudar seu comportamento. Precisam conhecer o que acontece na consciência do comprador, entre a chegada de estímulos externos e sua decisão de compra.

Desenvolvimento de produtos e serviços

Para cumprir suas responsabilidades, gerentes de marketing seguem um processo de marketing. Trabalhando de acordo com planos estabelecidos por pessoas em níveis superiores aos deles,o gerente de produto elaboram um plano de marketing para produtos individuais ,linha de produtos ,marcas,canais ou grupos de clientes.

Uso das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com