TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Projeto de pesquisa: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.761 Palavras (8 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 8

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Conceito e classificação das organizações

O conceito de administração

As organizações evoluíram através de cenários de desafios que têm se tornado ainda mais competitivos e dinâmicos. As mudanças fazem parte da evoluções dos processos administrativos, redução dos custos de produção e também de outros fatores externos relacionados às expectativas de investidores e, principalmente, da competição internacional.

Atualmente, existe uma necessidade clara de conhecer os mercados e interpretar suas necessidades culturais, valores e sua capacidade de consumo, fatores que diferem entre as empresas e influenciam suas estratégias e estrutura. Nesse ambiente, algo existe em comum: a definição das estratégias e da forma de atuação da empresa para competir em seu meio.

________________________________________

Os problemas estratégicos estão enraizados em como as empresas ligam o futuro e também em como as decisões anteriores intercalam-se com a dinâmica de mercado. Entretanto, a gestão de uma empresa, em sua pressa de crescer, muitas vezes ignora questões críticas, tais como: Qual a estrutura de nossa organização? Onde estamos agora? Na nossa disciplina, vamos entender a importância de responder a essas perguntas e seu significado para o futuro.

Você sabe o que é desenho organizacional?

Uma vez que uma organização tenha escolhido a sua estrutura, ela pode passar para a seleção de um projeto de desenho organizacional sólido.

Os livros de administração analisam os tipos mais comuns de desenho organizacional, incluindo os modelos: simples e funcional, divisional, matricial, de equipe, de rede, projetos, entre outras formas de estruturação.

A empresa vai escolher a sua estrutura organizacional com base em suas necessidades. O desenho organizacional vai refletir uma estrutura que se alinha ao negócio em um determinado momento no tempo. As empresas refletem parte do aprendizado de outras organizações. Veja este vídeo do exército romano e verifique a semelhança com a evolução das empresas:

Visite o site do conselho de administração e conheça a história da administraçãohttp://www.cfa.org.br/administracao/historia-da-profissao

Assim como nos exércitos, o desafio dos gestores é organizar as tarefas e departamentos em combinações viáveis destinadas a realizar plenamente os objetivos da organização, essencialmente porque as organizações estão vivendo movimentos de adaptação e buscando a melhor estrutura organizacional. Como você pode imaginar, a melhor estrutura é conseguida através de avaliação estratégica e reavaliação de tarefas e grupos de funcionários de forma a gerar uma boa adaptação ao contexto do mercado.

Estrutura tradicional ou simples

O primeiro tipo de desenho tradicional é chamado de estrutura simples. Estrutura simples é uma estrutura de desenho organizacional básica com baixo nível de departamentalização, pouca especialização do trabalho, controle informal e autoridade centralizada (normalmente, o proprietário tem a maior parte do poder). Nessa estrutura, existem poucas regras que regem o funcionamento da empresa. As organizações que usam uma estrutura simples são tipicamente planas e não existem muitos níveis de hierarquia. Veja a Figura 1:

________________________________________

Esse diagrama de uma estrutura simples retrata uma pequena empresa, como uma oficina, em que a estrutura simples é muito comum, com poucos funcionários e um proprietário que gerencia e controla a maioria das funções de negócios com um único gerente (tu).

Porque há um número limitado de funcionários nessa empresa, é necessário que cada um deles execute várias funções em diversas áreas da organização. Políticas, procedimentos e regras são previstas e limitadas na estrutura simples, devido ao grande desafio de controlar pessoas e pela baixa especialização do trabalho. Uma vez que a nossa oficina cresce, ela desenvolverá uma estrutura mais complexa, com mais setores e funções. Essa nova estrutura resolverá parte da complexidade de organizar as empresas.

O próximo tipo de design tradicional que uma organização pode utilizar é a estrutura funcional. A estrutura funcional refere-se à especialização dos cargos ocupacionais semelhantes, ou relacionados, que são agrupados, formando departamentos.

Leia este artigo a respeito da organização informal e sua importância: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-89101969000200009&script=sci_arttext

A departamentalização agrupa trabalhadores com cargos semelhantes em unidades de trabalho com base no produto ou serviço, ou ainda nas atividades realizadas pelos colaboradores. Vamos ver Figura 2:

Como você percebeu, existe um agrupamento por características do trabalho. Esse agrupamento pode ainda envolver condições como nível de habilidade, conhecimento, clientes, entre outros. Nessa forma, já podemos conhecer alguns conceitos centrais, como cadeia de comando, relações de subordinação e de um canal bem definido de comunicação entre os níveis, a fim de maximizar a sua funcionalidade.

O desenho organizacional funcional é mais apropriado quando uma organização funciona focada em produtos e serviços contínuos, tais como uma indústria. Isso permite que as unidades de produção e setores de apoio se desenvolvam e funcionem individualmente, em empresas de médio ou grande porte. Podemos, então, encontrar departamentos como vendas e marketing, finanças e contabilidade, atendimento ao cliente, recursos humanos, design e construção e manutenção.

Leia este artigo a respeito das lideranças e seus relacionamentos:http://www.academia.edu/2985448/A_Relacao_Entre_Lideres_e_Membros_lmx_Estilos_de_Lideranca_e_Seus_Impactos_Na_Satisfacao_no_Trabalho_e_Desempenho_dos_Colaboradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com