TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA; ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Por:   •  1/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.090 Palavras (25 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1] 

 Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

DESAFIO PROFISSIONAL

Disciplinas:

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA; ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES; ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS; PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO.

 

ADMINISTRAÇÃO

 

SOROCABA / SP

2016[pic 2][pic 3]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        2

1.        COMPARATIVO PARA AQUISIÇÕES DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS        3

2.        PRODUÇÃO PROJETADA        6

3.        RECURSOS HUMANOS        8

4.        BALANÇO PATRIMONIAL E RENTABILIDADE        13

5.        EXPORTAÇÃO        14

5.1        Diversificação de Mercados        14

5.2        Aumento da Produtividade        15

5.3        Melhora da Qualidade do Produto        15

5.4        Diminuição das Cargas Tributárias        16

5.5        Melhoria da empresa        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        18

                                                                                                                                                                                                                   


INTRODUÇÃO

A empresa Acadêmica Agropecuária decidiu por implantar uma linha de produção em sua fábrica para extração do suco da laranja cultivada pela empresa. Os equipamentos necessários para montagem da linha de produção são: máquina de lavagem da fruta, extratores, centrífugas, evaporadores, envasadores e móveis e utensílios diversos.

Com essa implantação a empresa visa aumentar sua lucratividade com plantio, extração e comercialização de suco de laranja. Atualmente a empresa possui um pomar com 200 hectares de laranja pera com produção média de 1,2 toneladas por hectare nos meses de janeiro a março e 2,1 toneladas por hectare nos meses de abril a dezembro.

Esse trabalho visa analisar a melhor alternativa para implantação da linha de produção na empresa Acadêmica Agropecuária.

O foco dessa análise será nos âmbitos financeiros e econômicos, pois no sentido decisório o projeto de expansão já está aprovado.

Para tal análise serão utilizadas ferramentas contábeis e de tomadas de decisão projetadas com estimativas pré-fornecidas que serão descritas no decorrer do processo.

O trabalho se baseará na tomada de decisão sobre qual das duas propostas de implantação é mais viável, fundamentando a tomada de decisão dos gestores.

  1. COMPARATIVO PARA AQUISIÇÕES DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Foram destacados dois fornecedores com propostas distintas para a implantação.

O fornecedor A trouxe a proposta de um sistema de extração com capacidade de processamento de 650 kg de fruta por hora, equivalente a 300 litros de suco por hora. Para operar esse sistema serão necessários quatro colaboradores por turno de trabalho. O valor dessa proposta é de R$ 800.000,00. Nesse caso teríamos uma utilização mensal de 114,4 toneladas de laranja produzindo 52.800 litros de suco por mês.

Já o fornecedor B disponibilizou um sistema de processamento que suporta 1.500 kg de fruta por hora produzindo 700 litros de suco por hora. Nesse sistema seriam necessários seis colaboradores por turno. O valor dessa solução ficou orçado em R$ 1.200.000,00 onde teríamos um consumo de 264 toneladas de laranja por mês para a produção de 123.200 litros de suco mensalmente.

Observa-se que a demanda projetada seria a utilização do total da produção in natura que é de 240 toneladas por mês entre os meses de janeiro a março e 420 toneladas por mês de abril a dezembro.

Na tabela abaixo é demonstrada a previsão de produção mensal de laranja in natura comparada à utilização dessa demanda por parte de cada fornecedor considerando um turno de trabalho:

[pic 4]

Fonte: o autor

Com o gráfico é possível observar que o fornecedor A se mantém abaixo da demanda em todos os meses do ano utilizando apenas 114,4 toneladas realizando um turno de trabalho, enquanto o fornecedor B supera a demanda nos meses de janeiro a março utilizando 264 toneladas, mas fica aquém nos meses de abril a dezembro onde a produção de laranja in natura chega a 420 toneladas/mês deixando uma sobra de matéria prima de 156 toneladas.

Analisando a melhor forma de utilizar toda a demanda projetada sugere-se que na proposta do fornecedor A seriam necessários três turnos de trabalho para consumir a demanda estipulada o que elevaria o consumo de matéria primas de 114,4 toneladas/mês para 343,2 toneladas/mês se fazendo necessário adquirir 103,2 toneladas/mês de laranja in natura no mercado externo nos meses de janeiro a março, aumentando também o número de colaboradores necessários de 04 para, no mínimo, 12 operadores.

Já no projeto do fornecedor B seria possível realizar apenas um turno de trabalho produzindo 264 toneladas/mês o que equivale a 110% da capacidade de produção entre janeiro e março sendo necessário comprar 24 toneladas por mês nesse período. Entre os meses de abril a dezembro seriam utilizadas 264 toneladas/mês equivalentes a 62,8% da matéria prima produzida, portanto haveria sobra de matéria prima nos meses de abril a dezembro, mas não de forma suficiente para suprir a criação de mais um turno mantendo o número necessário de colaboradores em seis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (425.8 Kb)   docx (141.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com