TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA II

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.370 Palavras (6 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina: AFO II                                            

Unidade: I

Professor: SÉRGIO OLIVEIRA DA SILVEIRA  

Actividade II: Custo de Capital

1. Segundo Damodaran (2004) a maioria das pessoas interpreta dívida e património líquido em termos de títulos e acções, mas a diferença entre dívida e património líquido está na natureza dos direitos sobre os fluxos de caixa da empresa. Com base no conteúdo da disciplina apresente as diferenças entre Dinheiro oriundo do Património Líquido e Dinheiro oriundo de Empréstimos e da Emissão de Dívida.

 

R: 

No que tange ao dinheiro oriundo do património líquido temos:

a)Confere ao portador das acções direito sobre quaisquer fluxos de caixa residuais, após todos os outros compromissos terem sido atendidos.

b) O accionista preferencial é o penúltimo na escala de direito sobre o activo. O accionista ordinário fica com o valor residual, ou seja, é o último a ter direitos sobre os activos.

c) No caso do Brasil, nós temos os juros sobre capital próprio, que é uma remuneração para o accionista (um dividendo disfarçado) em que a empresa contabiliza o valor como despesa financeira, portanto, goza dos mesmos direitos da dívida em termos tributários. Os dividendos são determinados com base no lucro líquido, portanto, depois dos efeitos dos impostos (IR/Contribuição Social).

d) As acções geralmente têm uma vida infinita.

Logo, diferem completamente do dinheiro oriundo de Empréstimos e da Emissão de Dívida, pois que:

a)Ele Confere ao portador direito sobre um conjunto contratado de fluxos de caixa, normalmente o serviço da dívida: principal + encargo.

b) Tem um direito prévio tanto sobre os fluxos de caixa em uma base de período a período, para pagamentos de encargos (juros, variação cambial, correcção monetária etc.) e do principal, quanto sobre os activos da empresa, no caso de liquidação.

c) As leis tributárias, em geral, têm tratado as despesas financeiras de forma muito diversa, e muitas vezes com mais vantagens, do que os dividendos ou outros fluxos de caixa que resultam do património líquido.

d) A dívida normalmente tem uma data de vencimento fixa, quando o principal e os encargos devem ser pagos.

2) A empresa Alpha fez uma captação de dinheiro de longo prazo para tocar projetos de expansão em seu parque fabril, pagando uma taxa nominal 15,00% ao ano. Esse dinheiro foi captado no BNDES tendo como agente repassador o Bradesco. Supondo que a alíquota do IR/CS para a empresa Alpha seja de 34%, qual o custo desse empréstimo depois dos impostos? Dados:

Kd=15%

T=34%

Ki-?

Fórmula

Ki = Kd x (1 – T)

Ki = 15 x (1 – 0,34)

Ki = 15 x 0,66

Ki = 9,90% a.a

O BNDES é o quê?

De acordo ao site da empresa, A BNDES significa Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social, e foi funda em 1952. Trata-se de um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo sendo actualmente, o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira, apoiando empreendedores de todos os portes, inclusive pessoas físicas, na realização de seus planos de modernização, de expansão e na concretização de novos negócios, tendo sempre em vista o potencial de geração de empregos, renda e de inclusão social para o País. Trata-se no entanto de uma empresa pública e não um banco comercial, por isso, avalia a concessão do apoio com foco no impacto socio ambiental e económico no Brasil. As prioridades da BNDES, consistem em Incentivar a inovação, o desenvolvimento regional e o desenvolvimento socio ambiental.

Os instrumentos de apoio financeiro do BNDES, incluem o financiamento; a concessão de recursos não reembolsáveis a projectos de carácter social, cultural e tecnológico; e instrumentos de renda variável, e oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, assim como linhas de investimentos sociais, direccionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano.

Ainda segundo o referido site, em situações de crise, o BNDES também tem fundamental actuação anticíclica e auxilia na formulação das soluções para a retomada do crescimento da economia. Logo, está presente para apoiar o crescimento do País onde é necessário.

3) O que fazer caso a empresa não consiga gerar projectos de investimento com IRR maior que a taxa de corte?    

R: Segundo Damodaran (2004, p. 608), se não há investimentos suficientes que cubram a taxa de corte, deve-se devolver recursos aos proprietários da empresa. A forma das devoluções – dividendos e recompra de Ações – dependerá das características dos accionistas.

4) Suponha uma empresa que apresente, a preços de mercado, a seguinte composição de fontes de dinheiro em seus projetos de investimento: ações ordinárias = $200,00; ações preferenciais =$100,00 e dívida = $300,00. Calcule o peso de cada fonte de dinheiro utilizada nos projetos de investimento da empresa.

R: Obtenção do capital total:

CT = $200 + $100 + $300

CT = $600

Cálculo do peso de cada fonte:

Wi = $300/$600 = 0,50

Wi = 50%

Wp = $100/$600 = 0,1666

Wp = 16,66%

Ws = $200/$600 = 0,3333

Ws = 33,33%

Segundo Gitman (2004) os pesos podem ser calculados com base em quê?

Para apurarmos o custo de capital ou custo médio ponderado de capital de uma empresa será necessário dispormos do custo específico de cada fonte de dinheiro utilizada pela empresa e o peso de cada uma das fontes. Neste contexto, segundo Gitman (2004) os pesos podem ser calculados com base no valor contábil que consiste no uso dos dados contidos nas demonstrações financeiras para medir a proporção de cada tipo de capital na estrutura financeira da empresa, ou no valor de mercado e podem ser usadas proporções históricas ou ideais que consistem em medir a proporção de cada tipo de capital ao preço de mercado dos títulos envolvidos. Os pesos baseados em valores de mercado são preferíveis aos pesos baseados em valores contábeis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (195.8 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com