TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.600 Palavras (7 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO - FSB

ADMINISTRAÇÃO - 7º C NOTURNO

NOMES E RA

“Administração Mercadológica”

“Etapa 3 e 4 ATPS”

Prof°: Renato

São Bernardo do Campo, Abril 2015.

Etapa 3

Gestão de Marcas

        A criação da marca é a principal questão na estratégia de produto. Marcas conhecidas favorecem um bom preço para o produto, desenvolver um produto de marca requer investimentos consideráveis em longo prazo, especialmente em propagandas, promoção e embalagem. Em essência, a maca identifica a empresa ou o fabricante, independente de ser um nome, uma marca comercial, um logotipo ou outro símbolo.

        A construção da identidade da marca requer decisões adicionais com relação ao nome, logotipo, cores, slogan e símbolo da marca, precisa ter atributos, benefícios, valores, cultura, personalidade e usuário (sugere o tipo de cliente que compra ou utiliza o produto).

        Gestão de marca apresenta diversos desafios: ter ou não ter a marca, como lidar com o patrocínio de marca, escolher um nome de marca etc... A primeira decisão é se a empresa deve ou não desenvolver um nome de marca para seu produto. Na atualidade, praticamente empresa nenhuma fica sem marca, incluindo sal, laranjas, porcas, parafusos e afins. Empresas dão marca aos seus produtos buscando vantagens, se fortalecer no mercado e atrair clientes fiéis, com isso adquirindo espaço entre os consumidores. A marca facilita a venda também para os distribuidores e varejistas, indicam padrões de qualidade, fortalecem as preferências do comprador e ajuda a identificar fornecedores.

        Os fabricantes e as empresas de serviços que estabelecem marcas para seus produtos, precisam escolher quais nomes de marca utilizar. Há quatro estratégias disponíveis:

Nomes individuais: A empresa não associa sua reputação a do produto, se o produto fracassa ou parece ter baia de qualidade, o nome e a imagem da empresa não são prejudicados.

Nome de família abrangente: A empresa gasta menos com desenvolvimento porque não á necessidade de pesquisa de “nome” nem de grandes desembolsos para criar reconhecimento de nome e marca.

Nomes de família separada: Quando a empresa oferece produtos muito diferentes, os nomes de família separados são os mais apropriados que um nome de família abrangente.

Nomes individuais combinados com a empresa: O nome da empresa legitima ao mesmo tempo em que o nome individual particulariza cada produto. Muitas empresas lutam para construir um nome de marca singular que possa se tornar intimamente identificado com a categoria de produtos, ex.: Lycra, Omo, Gillete, Cândida, Maisena e Xérox. Em virtude do rápido crescimento do mercado global, as empresas devem escolher nomes que tenham significado no mundo todo e sejam pronunciáveis em outros línguas, além disso as empresas devem evitar nomes que já pertençam a uma empresa do outro país.

Decisão sobre a estratégia da marca

        A estratégia da marca varia de acordo com a natureza da marca – funcional de imagem ou de experiência, Os consumidores compram a marca funcional para satisfazer uma necessidade funcional, como fazer a barba ou lavar as roupas. As marcas de imagem sugerem no caso de produtos ou serviços difíceis de diferenciar ou cuja qualidade seja difícil de avaliar e que transitam uma mensagem sobre o usuário – normalmente positiva. Já as marcas de experiências envolvem o consumidor, levando-o além da simples aquisição do produto.

Extensões da marca

        A empresa pode utilizar seu nome de marca existente para lançar produtos em outras categorias, como fez a Honda que colocou seu nome em maquina para remover neve, cortadores de gramas e outros produtos.

        A estratégia de produto requer decisões coordenadas sobre o mix de produtos, as linhas de produtos, as marcas, a embalagem e a rotulagem. O profissional de marketing terá que levar em consideração cinco níveis: beneficio central, produto básico, produto esperado, produto ampliado e produto potencial. Os produtos podem ser classificados de diversas maneiras em termos de confiabilidade e durabilidade, os produtos podem ser bens duráveis e não duráveis.

        A criação e gestão da marca é a principal questão na estratégia do produto. O melhor nome da marca sugere os benefícios e as qualidades do produto, é fácil de promover, reconhecer e buscar seus compradores.

Etapa 4

Desenvolvimento de Promoção “CACAU SABOR”

        Conforme verificamos anteriormente nossa empresa, esta passando por algumas reformulações, uma delas é nossa alinhamento em estratégias de marketing, visando ampliar nossa divulgação e apresentação de nossa marca ao mercado e nosso público alvo que consideramos como classes B e C.

Estratégia

        Visando aguçar o paladar de nossos consumidores uma das principais estratégias seria a implementação de pontos de venda (PDV’S), que de acordo com Roberto Nascimento, professor do núcleo de estudos de varejo da Escola Superior de Programa e Marketing (ESPM) de São Paulo, 85% dos consumidores decidem no PDV qual produto vão levar para casa.

        Além da implementação de PDV’s , estaremos utilizando também do marketing viral , aonde poderemos explorar um dos recursos mais poderosos hoje em dia a “ internet”, usando recursos como e-mail’s, redes sociais.

Descrição da Estratégia

        Alinharemos com pesquisas anteriores e sazonalidade que atendemos atualmente, para criar o ponto ideal tanto para o envio de materiais aos clientes como implementações.

Este alinhamento, estão no material obtido anteriormente sobre nosso público-alvo, pontos fortes a serem destacados e barreiras que poderão ser encontradas.

Impacto no Mercado

        Com os PDV’s, estamos visando o contato do nosso consumidor com a marca e a qualidade do produto, aonde irá quebrar o paradigma que é criado sobre a marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com